SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 10 de novembro de 2018

A Odisseia da liberdade dos sertanejos livres das Oligarquias.



Há décadas atrás Tasso Jereissati cantava a Oração de São Francisco na Igreja de Caninde ao lado de Ciro Gomes, de lá para cá ele foi três vezes Governador e agora Senador, sua fortuna aumentou e de seus amigos empresários que  o acompanham desde o CIC. Muitos financiamentos com dinheiro público do BNB na Presidência de Byron Queiroz indicado por Tasso, as privatizações do governo tucano e outras relatadas no livro Capitalismo de laços além da influência crescente mesmo em governos petistas descritos no livro Dinheiro, Poder e Eleições. 

Ciro Gomes durante décadas não viu problema em ser aliado dos Petistas apesar do Mensalão, Petrolão , Lava Jato , inclusive ameaçando Moro de recebe- lo a bala !  Ciro Ferreira Gomes continuava  abraçado com os Governos Petistas de Lula e Dilma ocupando cargos ele e o irmão,  e fazendo alianças no Ceara com Tasso, PT, PMDB, DEM ...


Padre Cícero teria muita surpresa de falar em uma de suas missas para os romeiros de como os filhos dos Senadores Carlos Jereissati e Expedito Machado, do ex Prefeito de Sobral Jose Euclides Ferreira Gomes junior , do Ex Presidente do Congresso Mauro Benevides, Chico Aguiar, Domingos, Santana e outros eram velhos amigos e os filhos atuavam juntos da mesma forma que os antigos Coronéis mantinham a tradição dos acordos entre as famílias não importa se na Ditadura, Diretas já, Sarney, Collor, FHC, Lula , Dilma...

Raquel de Queiroz por esta lógica não teria conquistado um cargo na Academia Brasileira de Letras afinal as famílias dividem os poderes, cargos e espaços por estas terras entre si quer seja os Cargos públicos, Judiciário, financiamentos, negócios e ate na Universidade pública temos a presença das famílias. Infelizmente o talento de quem escreve o Quinze não se herda mas os sertanejos foram e continuam indo embora para São Paulo como os pais de Criolo ou para periferias em Fortaleza cantar agora em Rap o mesmo sofrimento do século passado, enquanto as oligarquias continuam herdando o poder,  enricando , fazendo negócios e se calando para corrupção no Estado do Ceara. 


A arte e a espiritualidade expressa o sofrimento de um povo e tem o poder de libertar das mentiras oficiais impostas pelos políticos das oligarquias cearenses.

Quando se elabora o mapa oficial do domínio das prefeituras das cidades cearenses por algumas famílias no Estado como os Ferreira Gomes, Benevides, Aguiar, Zezinho e outras fica claro a atuação das oligarquias priorizando os principais cargos como Governador, Vice, Secretario da Fazenda, Presidente da Assembleia Legislativa e outros para garantir os interesses da oligarquia e o controle de todos incluindo Prefeitos, Deputados Estaduais e Federais.  


Porém se outros grupos políticos, artistas, novas mídias digitais, empresários, professores universitários, lideres comunitários compreenderem esta lógica estratégica de poder e enfrentarem a oligarquia  principalmente quando pela primeira vez eles não tem o controle do Governo Federal e talvez não consigam mais enganar os tucanos, PT, PDT, PSB, Eunicio e outros que funcionaram como pontes e foram enganados politicamente por não lerem o Principe ou Os Donos do Poder. 

Podemos começar o despertar e a Odisseia das liberdades dos sertanejos, atuando em rede de baixo para cima, conscientizando as pessoas de uma forma didática e lúdica usando a arte, mídias digitais e as redes sociais de como por estas terras os jogos vorazes da politica mata mais gente de forma violenta que Games of Trones. A Cirocracia delirante de um nobreza que herda riquezas e poder politico e atuam pior que o Sarney, ACM e outros para se manter no poder a qualquer preço criando todo tipo de farsas .


Os pactos com o Diabo na Terra do Sol mudando de partidos e aliados várias vezes, se calando sobre a corrupção no Ceara, mudando de discursos, mas mantendo as praticas feudais de manter as famílias no poder, visam vender ilusões, mesmo as mais belas carregadas das mesmas promessas sempre renovadas e, não realizadas mas justificadas usando campanhas milionárias, milhares de cargos e orçamentos públicos como armas para inviabilizar a democracia. Silenciando as barbáries cometidas pelas oligarquias com uma ordem opressora que o Coronel Ciro Gomes e Tasso Jereissati atuando juntos em duas frentes, porem numa mesma lógica estratégica de poder, buscam inviabilizar o surgimento de novos caminhos, fabricando candidatos da noite pro dia, apenas para fingir democracia e inviabilizar lideranças que não pertençam as oligarquias como eles. 
  
Enquanto os sertanejos durante séculos desenvolveram a solidariedade como caminho para sobreviver, diante das adversidades da natureza e da opressão dos poderosos que herdam a Casa grande. As oligarquias afirmam em suas praticas de poder o individualismo, os privilégios de suas famílias, a corrupção, a hipocrisia diante da barbáries que sofrem a maioria de nossa população.



Oligarquias por definição não são democráticas, eles usam o Estado e o dinheiro público para se manter no poder, cooptando outros poderes e negando o debate e a fiscalização de suas ações ; buscam a repressão e a eliminação dos que pensam diferente, usando a mídia e acordos políticos levam a submissão e o conformismo, aonde a barbárie é aceita como algo normal. 

Quanto vale a fiscalização dos recursos públicos no TCE pela ex mulher de Ciro Gomes, fiscalizando as contas do irmão de Ciro Gomes , Governador Cid Gomes ? 

De um lado um mundo de algodão doce feito de forro e humor que faz nosso povo rir de nossas tragédias e do outro lado a corrupção, a violência, o luxo de uma das maiores concentração de renda do Brasil, cercada de miséria e brutais desigualdades. E lógico a publicidade das Oligarquias e do Governo do Ceara à nível local e nacional para pautar as mídias com o que interessa as oligarquias com centenas de milhões de reais do dinheiro público escondendo as tragédias e misérias de milhões de pessoas enquanto enriquece poucos e elege as mesmas famílias. Agora os netos usando o Estado e ocupando cidades como feudos, se tornam prefeitos da noite para o dia, morando há poucos meses antes de se tornarem Prefeitos como o Caso de Redenção com o neto e filho dos Benevides apoiados pelos Ferreira Gomes . 


O Riso para Adorno produz concordância com o que vemos é uma fraude fabricada que produz momentos alegres mas sem refletir do que rimos, as vezes, a ignorância, violências, sofrimentos e as desgraças dos outros. E quando o riso silencia, olhamos para o lado e caímos no abismo da realidade que nos cerca apesar da mídia e dos falsos discursos. Do Riso ate a morte pelo vazio moral, pobreza ou violência.


O Autoritarismo do Coronel Ciro Ferreira Gomes,Tasso Jereissati e outros relatados por centenas de historias vivenciadas pelos cearenses que alguns enaltecem como valentes ou corajosos revelam o conformismo, o silêncio negociado com cargos, dinheiro público e lógico ameaças cumpridas a quem se opor. No meio disso tudo, a desumanização de nosso povo que observando exemplos dos líderes políticos ou crime organizado, que muitas vezes usam a mesma lógica de violências físicas ou politicas sem limites para manter seus feudos a qualquer preço. 


É URGENTE libertar os sertanejos e diria os brasileiros da forma como as oligarquias cearenses são fabricadas e vendidas em embalagens de esquerda ou direita mas sempre juntas na manutenção de seus interesses locais e no financiamento de seus projetos políticos ás custas dos privilégios e benefícios mantidos pelo Governo do Ceara.

A cultura, a barbárie e a politica andam juntas. Há uma identidade entre os mais abençoados que escrevem e lutam contra as injustiças como Raquel de Queiroz e Pe Cicero, e os mais abomináveis como Coronéis Oligarcas como Ciro Gomes e Tasso Jereissati que durante décadas usando seus podres poderes, infligem o sofrimento e brutais desigualdades a nosso povo. No final temos uma risada do inferno que são os gritos dos que morreram na seca, vitimas da criminalidade e da violência, do desemprego e da falta de saúde, enquanto as oligarquias enriquecem, se mantem no poder há décadas  mudando de aliados e se calam para corrupção.



Cabe a arte, aos escritores e pensadores livres resgatar a memória dos sofredores de nossos antepassados bisavós, avos, pais, irmãos e netos que continuam sertanejos, olhando para as mesmas oligarquias para o qual cantamos nossa oração de São Francisco ou Assum Preto, lemos "O quinze" com a mesma devoção a tradição e a transformação social do qual depende nossas vidas e das futuras gerações.   

Não nos interessa o poder na Terra ao preço da alma. A Barbarie, corrupção, as violências e intolerâncias é um modelo de gestão, dita pública, apagada pela mídia por centenas de milhões de reais, mas não esquecida pela memória e sofrimento histórico de nosso povo ou pela omissão da Assembleia Legislativa, assim como foi no Rio de Janeiro de Sergio Cabral. Os sertanejos continuam mutilados, mortos e carregam em si as características da opressão e da dominação pelas oligarquias, lutando por suas liberdades e vidas para não morrer na miséria e da violência que décadas depois de bilhões de dolares gastos da Cooperação internacional, Prefeituras, Governo Estadual e Federal, as desigualdades continuam absurdas apesar do enriquecimento e privilégios de alguns políticos e famílias as mesmas de sempre. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário