SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 3 de novembro de 2018

Sergio Moro para não dizer que não falamos das armas da direita e da esquerda brasileira que roubam e matam milhões de brasileiros.




Na época o Governo do Estado era do PSDB e independente dele conquistamos o apoio da Economista sênior do Banco Mundial Dorte Verner para apoiar iniciativas da sociedade civil nordestina através de um espaço que denominamos Terra da Sabedoria na sede do Banco Mundial.  Começamos a indicar alguns deles como o Jonhson do MH20, Joaquim do Banco Palmas, Willy da Mandalla , Simão do Sertão Vivo como fellows Ashoka nesta fase Manoel do PRECE, e outros como Rodrigo do Párana e Celso Grecco de São Paulo. Na Terra ajudamos a legalizar varias ONGS, a conseguir sedes, a captar recursos e influenciar politicas publicas que adotaram essas boas praticas no Governo como PRECE na Educação e IEP na profissionalização de jovens. 


Então na época do nascimento da Terra da Sabedoria uma assessora do Banco Mundial indicada pelo Governo Lula a Zéze viu o que fazíamos , ONGS colaborarem entre si , e indicou ao Ministério do Trabalho na época Jaques Wagner para transformar em Consórcios da juventude foi o inicio de um politica publica federal e o fim de uma boa ideia porque foi aparelhada por indicações dos partidos  sem se preocupar com os critérios e historia dessas ONGs. Tudo virou ONG no Brasil.

Depois alguns anos por indicação do Movimento Hip Hop fui apresentado a Afonso assessor de juventude da então prefeita eleita Luizianne Lins que buscava recursos para juventude. Eu não tinha nem nunca tive nenhuma relação politica com o PT atuamos de forma independente pela Sociedade civil. Pagando a passagem do meu bolso fui a Washington com Afonso para reuniões no BID para trazer recursos para os CUCAS. Depois de mesmo tendo colaborado com esta iniciativa como um dos lideres da sociedade civil nunca fui convidado para discutir o projeto . Entrou toda equipe da Prefeitura , outras pessoas indicados pela Prefeita, a Construtora Fujita  e outros e o recurso que era para 6 Cucas ficou três com projetos caros e insustentáveis a longo prazo quando a estrutura poderia ser menos e integrar as ações com outros atores da sociedade com mais impacto , sustentabilidade e menor custo.


No Governo do Estado no que chamamos de Sinergia Social colaboramos em trazer a Primeira Feira do Conhecimento da ONU no Brasil para o Ceara reunindo as melhores praticas da sociedade para transformar vidas, o Programa Global de Juventude da Ashoka sendo o Governo do Ceara o primeiro no mundo a assinar uma parceria com a Ashoka entre outros. E outras iniciativas em aproximar as politicas publicas do IEP, PRECE,EDISCA e outras. Apoiamos também a primeira Cartografia do Cinema Cearense e outras iniciativas da sociedade civil.




Eu sempre dediquei a vida a criar projetos inovadores que tivesse mais impacto com menos recursos do que as politicas  publicas e efetivamente transformasse vidas , apoiamos e colaboramos na educação e empoderamento de novos lideres da sociedade civil e a mobilizar recursos. Nesta jornada acabamos ganhando vários prêmios no Brasil como Empreendedor de um novo Brasil pela Exame e pelo mundo na Espanha, Chile e Nova York e continuamos gerando novas iniciativas . Agora buscamos integrar estas ações por um game conectando pelo celular milhões de jovens a oportunidades de vidas nas ONGs, Empresas , politicas publicas e projetos de extensão das Universidades atuando em Sinergia Social , empreendendo sonhos de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.


Durante esta jornada de aprendizado com os Governos considerados de Direita ou de esquerda observamos sempre a presença de três atores : ONGs que surgiram do nada apenas para receber recursos e foi isso que denunciamos nos Consórcios , Ministerio do Trabalho e outros ; e que nos fizeram a escrever vários artigos antes do Mensalão e liderar iniciativas contra corrupção . Outro ator que sempre estava presente nos Governos ditos de Direita ou Esquerda era o militante profissional ou babão indicado por um Deputado que ocupava um cargo publico sem experiência ou conhecimento da área que atuava. E o terceiro era o empresário que enricava com o Estado diretamente prestando serviço como construtoras, segurança, alugueis de carros e outros ou tendo acesso e privilégios as informações, vendendo terrenos, incentivos fiscais, contratos ou intermediação de financiamento públicos. O que há de pior nisso tudo são as oligarquias que se unem a esquerda ou direita para se manter no poder a qualquer preço com as piores praticas de poder para beneficiar suas famílias. 

No nosso caso nem éramos militantes profissionais , nem tínhamos criado ONGs da noite para o dia para receber recursos , nem Empresários talvez por ter atuado em multinacionais , empresa junior , cooperação internacional buscava entender os processos e enxergar as instituições ou seja qual a missão , resultados e impactos por exemplo sobre as desigualdades, violência, desemprego e outros que os Governos tinha que entregar a população pelo menor custo possível ou seja transformar vidas . 



Porem nenhum destes três caminhos ou armas da esquerda e da direita levam a isso nem o militante profissional ou a falsa ONG e Empresas para roubar e enriquecer alguns as custas da corrupção e da miséria da população . Por isso há mais de 10 anos fui escrever no meu blog centenas de artigos sobre isso , liderar movimentos anti corrupção, pesquisar e ler livros para entender a origem desses problemas. Descobri que não existe partidos mas gangues partidárias, oligarquias de esquerda e de direita que inviabilizam a democracia e elites que enriquecem as custas do Estado.

No Livro Capitalismo de laços observamos como a privatização da TELEBRAS o que gerou OI e outras no Governo FHC foi feita em beneficio de alguns políticos e empresários. Não foi diferente no Governo Lula com Eike Batista, JBS, e ODEBRECHT. Esses mecanismos foram aperfeiçoados como nos mostrou a Operação Lava jato ou o livro Dinheiro , eleições e poder.



O que não foi ainda melhorado no Brasil nem pela Direita nem pela esquerda e pode ser feito pelos novos Governos e políticos é fortalecer as instituições, entregar serviços de qualidade a população que paga tanto impostos, inovar nas politicas publicas para que elas tenham impacto e transformar vidas principalmente para os mais pobres paro quais o Estado não chega há 500 anos, fazer parcerias estratégicas com a sociedade e não ONGs criadas da noite para o dia sem resultados, profissionalizar a gestão publica e não ficar reféns de militantes, e fiscalizar ainda mais o dinheiro publico com transparência e controle social principalmente as empresas e os empresários financiados, e ampliar o combate a corrupção nos Governos Estaduais e Prefeituras.  E temos que fazer isso rápido porque nossa sociedade esta em cheque diante da corrupção e do avanço do crime organizado nas politica ou nas drogas sua atuação é muito parecida em torno de irmandade ou gangues que agem juntas pra roubar ou matar e agora temos a associação entre eles como lemos nos livros Irmãos e A Guerra. 

 Observamos no dia a dia essa a minha luta e causa há mais de 20 anos tirar jovens do crime e da violência e gerar trabalho para que tenham cidadania, produzam riquezas e gerem mercado consumidor o que gera ainda mais trabalho e retoma o circulo virtuoso da economia e das politicas publicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário