No Brasil observamos o Estado criar ou inflar empresas como o caso da Odebrecht, Eike Batista, JBS e outras via BNDES nos Governos Lula ou na privatizações de FHC .
Nos Estados nordestinos observamos o Governo e Prefeituras criarem ou inflarem empresas são vários os casos . Um Governo assim meio chinês que gera negócios para os filhos dos príncipes ou meio Rússia transforma os amigos do Putim em milionários desde que eles não tentem tomar o poder de Putin ou democratizar o Partido Chinês formados pelos Príncipes e suas famílias.
Nos Estados brasileiros deve sempre ter uma construtora próxima ao Rei ou com parentes entre políticos ou alianças com os poderosos. Fazer estradas é sempre um bom negocio se seu pai for Secretário seu filho pode ser empresário e depois Prefeito afinal estes privilégios é um dos direitos dos príncipes que fazem parte do Partido Comunista Cearense se for membro de famílias dos políticos que juntas compõe uma oligarquia.
Porem décadas atrás as elites empresarias composta pelo Edson Queiroz, Jose Macedo, Jereissati e outras já tinham sido politicas como o Pai de Tasso. Tasso chega ao poder depois de vencer os Antigos Coronéis com sua eleição como Governador ficando de fora do Governo o também Empresario Amarilio Macedo que liderou a sociedade civil . Amarilio Macedo depois foi preterido por Tasso com a escolha de Ciro Ferreira Gomes como seu candidato ao Governo. O pai de Ciro era ligado aos Antigos Coroneis e Ciro trouxe algumas famílias com ele como os Aguiar , Benevides e outras para agora juntas com Tasso serem os Novos Coroneis aonde empresários e antigos políticos fazem politica juntos. Um Capitalismo com a força do Estado tipo China ou Russia aonde os príncipes perpetuam seus privilégios.
Como diz o ditado as coisas mudam ou seja os partidos, a barba, os aliados, o Governo Federal mas o Ceara permanece o mesmo, entra um ou outro personagem , mas a historia e o comando se repete sem democracia e com a nobreza politica privilegiada em contratos, cargos públicos, incentivos fiscais e outros. Alguns empresários do Grupo do CIC que elegeu Tasso ampliam seus negócios assim como Tasso com financiamento publico.
Anos depois Jorge Parente que já tinha sido executivo do Grupo Macedo torna–se Presidente da Federação das Industrias para depois ajudar a eleger e entregar o Cargo a Roberto Macedo , irmão do Amarilio Macedo . Jorge Parente tem uma filha que casou com Prisco , irmão do atual Prefeito de Fortaleza Roberto Claudio e que se tornou suplente do Senador eleito e ex Governador do Ceara, Cid Gomes , irmão do Ciro Gomes, eleito com total apoio de Tasso . Durante a gestão de Roberto Claudio foi muito questionado o Plano Diretor da cidade e doações de empresários para campanha milionária que virão seus terrenos e prédios virarem bons negócios. A esposa de Amarilio Macedo virou Secretaria de Relações internacionais na gestão de Roberto Claudio.
Qual o problema desta teia que mistura negócios, politica , mídia, TCE e outros poderes da sociedade e as relações entre as famílias ? Simples o Capitalismo deveria nascer no mercado e não através de privilégios ou enriquecer com o apoio do Estado como vimos na Odebrecht, Eike Batista, JBS e outros que são relatados no livro Capitalismo de laços e Dinheiro, Poder e eleições citando ambos casos cearenses.
O problema é campanhas milionárias apoiadas por empresas em troca de benefícios como o caso que a JBS denunciou no Ceara. Políticos que herdam cargos públicos dos avos, passando para pais, filhos e agora netos e se organizam como Oligarquias dividindo o Estado e as Prefeituras entre si para se perpetuem no poder.
Soma se a isso o silêncio da Assembleia Legislativa que também Roberto Claudio foi Presidente , do Governo do Estado ou dos nosso representantes no Senado como Tasso sobre os casos de corrupção denunciados pelo Deputado Heitor Ferrer e Capitão Wagner com o aumento da criminalidade , da miséria e outros indicadores sociais que permanece com poucas variações. O que observamos na outra ponta desta conta é que a eleição, os privilégios e o enriquecimento de empresários e políticos continuam sem investigações e intocáveis inclusive pela mídia que recebe milhões de repasse .
Enfim assim como no Brasil o Ceara deve ser investigado é esse apoio que pedimos ao novo Ministro Sergio Moro ! Em nome de milhões de cearenses que continuam na mesma pobreza e com as mesmas falta de condições de uma vida digna assim como os milhares de cearenses que morreram pela criminalidade e violência, falta de hospitais, seca e outros enquanto as prioridades publicas são Aquário, Tatuzões, comprar Hylluxs, JBS, 100 milhões para empresas aéreas internacionais, show fechado com Tenor espanhol e vários outros absurdos com dinheiro publico realizados por príncipes chineses russos cearenses que inviabilizam a democracia e enriquecem pelo Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário