SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Entre a inocência e a experiência ! Sobre as violências dos poderosos e os inocentes da guerra que vivemos no Brasil




Cordeiro, quem te fez?
Tu sabes quem te fez?
Deu-te vida & deu repasto
Pelo riacho & sobre o pasto
Deu-te traje em puro agrado
Fofo traje, iluminado;
Deu-te a terna voz que bale,
Alegrando todo o vale?
Cordeiro, quem te fez?
Tu sabes quem te fez?


O tigre Tigre, Tigre, viva chama
Que as florestas da noite inflama. 
Que olho ou mão imortal podia 
Traçar-te a horrível simetria?


Quando os astros alancearam 

O céu e em pranto o banharam, 

Sorriu ele ao ver seu feito? 
Fez-te quem fez o Cordeiro?

O que leva um jovem norueguês no dia 22 de julho atirar e matar dezenas de jovens em Utoya ? O que leva o nazismo assassinar milhões de judeus no Holocausto ? O que leva 60 mil pessoas serem assassinadas por ano no Brasil ? O que leva políticos praticarem corrupção as custas de milhões de vidas ?  quatro exemplos de um mal radical que nos faz questionar como viver neste mundo e o que podemos fazer para ajudar a construir um mundo melhor para todos aonde o valor da vida seja incalculável. Entre cordeiros e tigres ! Entre a inocência e a experiência.

A violência , a corrupção , e a miséria não acontece de uma vez ela é a soma e o resultado de vários acontecimentos e indiferenças que vão formando nosso ser e alma. Cordeiros se transformam em tigres, inocência se transforma nas experiências das sobrevivências. Porem éramos selvagens e nos tornamos humanos ? Fica sempre a questão ser ou não ser ? O quanto voce alimenta seu corpo e sua alma do bem , belo e do justo ?  

A violência em nossa sociedade virou pequenas gotas de jornalismo com os programas policiais a cada hora , ela virou arte nos filmes de Tarantino e Hitchcock, virou diversão nas lutas de UFC, virou descaso quando observamos alguém sofrendo algo e não fazemos nada, virou politica e campanha eleitoral, virou medo e reações, se transformou em crime organizado,  e a soma disto tudo com a miséria multiplica tudo como nos refugiados. Transformou cordeiros em tigres. 

E o que Deus faz diante de tantas violências ? diante da inocência de seus cordeiros ? E o que cada um de nós fazemos  ? talvez Deus espere que cada um faça a nossa parte na esperança de iluminar nosso caminho no encontro com ele. Talvez devemos provar que merecemos ser humanos a imagem e semelhança de Deus.

A vida é um equilíbrio ou melhor uma tensão entre tudo o que as circunstâncias do mundo nos impõe com seus tigres, seus poderes, violências, a força do dinheiro, do mais descarado ladrões políticos , do crime organizado e outros.  

Na outra ponta temos nossas fraquezas, questionamentos, esperanças, sonhos, medos , razões, capacidades, e o que podemos fazer diante destas violências ?

Primeiro falar expressar suas dores e apontar com clareza quem brinca com poder e dinheiro público produzindo várias formas de violências entre elas as mortes de jovens, o crime organizado, os holocaustos e sobre tudo os discursos , arte, e mídia que vai tornando tudo normal. Sao tigres na selva a espera de cordeiros que com suas inocências sucumbem as experiencias dos tigres que comandam nossa sociedade. 

Segundo agir criar atitudes, projetos, caminhos para que violências se transforme em amor não é um caminho fácil, que miséria se transforme em vida, que sonhos possam ser realizados pelo trabalho e não pelo caminho do crime.

Estas ações não são simples de ser implementadas devido as circunstâncias da selva, é preciso ter estratégia por mais belo, bom e justo que seja enfrenta todos os tipos de interesses para que novos caminhos sejam possíveis. 

Estratégia tem o tempo como aliado porque a história não para e os acasos sempre acontecem apesar de quem tem o poder tenta manter tudo como esta. A hora certa de agir, os aliados, não se luta sozinho, e principalmente o que pode avançar agora de tudo que podemos fazer sempre. 

Parece simples ? Se entendermos as circunstâncias que levaram ao garoto norueguês matar,  de holocaustos acontecerem sabendo separar o que como sociedade produzimos como efeitos e o que indivíduos produzem como causas em suas jornadas de vidas ou seja como alimenta sua alma é meio caminho andado.

A outra metade do falar e do agir exige uma sabedoria que não pode ser descrita por que cada circunstância da vida é única e no encontro de milhares de circunstâncias de pessoas diferentes vivendo na mesma sociedade podemos encontrar caminhos aonde os aliados somem suas esperanças e sonhos e consigam fazer juntos uma estratégia que consiga lidar com as violências e as misérias de nosso tempo com as bençãos de Deus . Talvez posso escutar a voz de Deus com nossos corações e iluminar os caminhos dos poderosos para que recuem de suas violências que gerem mais violências entre os que nada tem destruindo a todos. 

Talvez possamos ser inocentes experientes , cordeiros tigres e ao invés de orar e sofrer possamos falar e agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário