SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 2 de fevereiro de 2019

GAMES, CINEMA E QUADRINHOS CRIANDO A NOVA POLÍTICA! – Imaginação, Utopias e distopias criando novas sociedades.



Em setembro de 2011, foi anunciado que os jogadores de games, e não os cientistas, que utilizavam o game de enrolamento de proteínas Foldit decifraram a estrutura molecular de uma proteína essencial para multiplicação de retrovírus como HIV/AIDS. Os bioquímicos lutam há mais de uma década pra criação de um modelo. Os jogadores fizeram isso em três semanas. Os novos heróis da Terra da Sabedoria são Gamers.   

Fico pensando no dia que Stan Lee criou o homem aranha ou o criador do Batman, Super Homem e outros. Todos criadores de heróis vivendo em sociedades que buscam a todo momento castrar ou anular os poderes do ser humano evitando que suas vozes, sonhos e ate mesmo necessidades básicas sejam escutadas e realizadas. Porem eles não conseguem tirar o poder da imaginação de um homem e o poder que esta imaginação conquista milhões de pessoas e expressa outras vozes, sonhos, e necessidades de reconhecimento.

No momento em que a politica e a nova politica virou uma farsa, corrupção e ate mesmo o discurso da mudança é apropriado por falsos líderes que são membros de oligarquias há décadas no poder ou enriqueceram pelo Estado e nunca combateram corrupção.


Em toda história da humanidade a arte é sempre expressão de denuncia dos absurdos que a nobreza comete roubando muitas vezes o direito de comer ou a voz da maioria foi assim a literatura proibida que antecedeu a Revolução Francesa como nos conta Robert Darnton, ou Robin Hood numa Inglaterra sedenta de justiça , Shakespeare denunciando as loucuras do Reis, ou hoje os Vingadores unindo heróis com poderes diferentes para enfrentar criminosos cada vez mais poderosos. Vivemos hoje uma época aonde o mal se confunde com o bem como disse na apropriação de discursos por falsos líderes como nos ensina Batman o Cavaleiro das Trevas.  Por outro lado sem a arte nenhum poder se legitima com observamos o poder da arte na expansão do cristianismo e suas capelas assim como no Renascimento ou em absurdos como o Nazismo de Hitler.


Porém podemos seguir e imaginar novos caminhos para o poder da arte. A arte ensina a cada jovem a imaginar , a romper modelos tristes de nossa sociedade e a ousar novos destinos para humanidade mesmo que sejam utopias ou distopias ou a mistura delas como temos hoje no mundo real .


Ela nos ensina assim como a história de Batman a desenvolver nossos poderes por caminhos humanos mas também a criar novas tecnologias. Assim como Neo a compreender que vivemos dentro de uma Matrix que a arte pode nos libertar e como Frodo em Senhor dos anéis a unir povos diferentes para destruir o anel do poder que castra nossa vozes, sonhos e necessidades.  Sim vivemos em épocas de Jogos Vorazes aonde o circo transmitido ao vivo como o BBB pode se tornar em transformação social basta apenas pequenas fagulhas ou lideres verdadeiros. 


Como disse Stan Lee ao criar personagens de quadrinhos que depois viraram filmes e Games nos deu imaginação e vontade para que pessoas simples se tornem super heróis. Sim assim como as Escolas e Universidades, os quadrinhos, games e cinema nos ensina muito de quem nós somos e do mundo em que vivemos. Games como Zelda que já relatou o pensador da tecnologia Steve Jonhson exige muito mais raciocínio, habilidades e estratégias para passar de fase do que uma simples sala de aula. Filmes como Star Wars e o poder dos Jedais ilumina vários caminhos contra poderes do mal que muitas vezes carregamos em nossas própria alma deixando sofrimentos se tornarem em mais dor e sofrimentos para muitas pessoas. Simples quadrinhos vendidos a décadas em bancas e escritos em pequenas oficinas mostraram seu poder em conquistar mentes e corações de várias gerações. Mesmo que várias vezes o gibi era nosso único amigo e a plateia das vozes de Batman e Homem Aranha se reduzia a uma pessoa lendo em seu quarto.

Diante da insignificância de nossos políticos e da falta de trajetória de heróis deles.  Nós resolvemos criar um novo Studio Artes em Redes - AR,   visando transformar em arte , jornadas no mundo real para transformar pessoas simples em heróis; e juntos transformarem nossa sociedade caminhando para construir utopias que os atuais poderes buscam inviabilizar e enfrentar as distopias e desesperanças que carregamos em nossa alma . 


Resolvemos fazer isso unindo quadrinhos, cinema, games com as novas tecnologias como big datas, inteligência artificial, internet das coisas para unir o virtual e o real , o histórico e o imaginário, o subjetivo e o objetivo, a arte a educação em ações que transforme a vida das pessoas e missões que transformem nossas sociedades e cidades.  Dando continuidade ao pensamento do Canadense McLuhan concluímos que os Games são as novas mídias e terão impacto em nossas vidas se soubermos utilizar as novas tecnologias de forma humana e com sabedoria. 


Sim queremos transformar seu celular numa bússola que vai ajudar a criar lugares aonde vai ter voz, expressar seus talentos, sonhos, causas, espiritualidade, saberes e atitudes capazes de transformar sua vida e o mundo que vivemos. Personagens de sua própria historia ao som de Emicida “ Levanta e anda VAI “ com grafites, tatuagens, mensagens escritas em seu whatsapp, vídeos compartilhados nas redes sociais,  passo a passo escrever e filmar a Biografia e o filme de sua vida.  Iniciamos como Habitantes de um novo mundo nossas jornadas de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.


Agora LEVANTA E ANDA VAI ! Temos muitos desafios a enfrentar mudar nossas vidas, sociedades, derrotar maus políticos e mudar a politica, enfrentar o crime organizado e diversos tipos de violências , a corrupção, a destruição da natureza, gerar trabalho e desenvolver a economia, melhorar a educação, emancipar a arte, cuidar da saúde e das famílias, proteger nossa espiritualidade, disseminar as novas tecnologias, as metas da ONU ou qualquer coisa que você pode fazer na sua escola, Universidade, trabalho, igreja, comunidade ....Sua primeira conquista com seu primeiro poder. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário