O que impede as pessoas de pensarem ? de ter capacidade crítica e de criar novos caminhos para suas vidas e sociedades ? Tenho investigado alguns caminhos um deles é que temos que resgatar nossa capacidade de imaginar, sonhar , amar e falar de nossos sofrimentos. O mais interessante é que isso não esta num currículo e a sala de aula é a própria vida.
Essa é uma busca individual e coletiva porque vivemos em sociedades doentes que impõe comportamentos que são seguidos sem reflexão como o uso das drogas, o consumismo, diversas violências e relacionamentos vazios aonde as pessoas tem usado outras.
Em primeiro lugar temos que admitir que todos somos culpados por não mudar algo que pode ser melhor em nossas vidas e sociedades e não podemos ficar esperando Deus ou Salvadores para fazer nossa parte. Não adianta dizer que transformei meu espirito se isso não muda os lugares que compartilhamos com outros nossa vida.
Nos acostumamos com tragédias como espectadores quando devemos nos preparar para evitar que elas aconteçam sempre. Resgatar nossa autonomia , espontaneidade e consciência. Fortalecer indivíduos e suas jornadas para que eles possam transformar suas sociedades e não seguir comportamentos impostos que fabricam tragédias.
Uma revolução da imaginação e do amor esta acontecendo e nenhum poder na Terra irá detê-la mais do que prazer necessitamos amar. O Amor não pode curvar –se ao Logos. O amor deve estar presente no trabalho, educação, arte, espiritualidade, nas relações sociais com outras pessoas e ambientais com nosso planeta, na politica, família e também nas tecnologias. Nossos poderes são humanos não vem da politica, do dinheiro, ou das armas .
A divisão entre o trabalho e a arte deve ser abolida pois somos seres criativos e a arte nos emancipa em vez de sermos diminuídos espiritualmente e destruídos fisicamente. Termos prazer e evolução com nossos cinco sentidos essa é a nossa jornada educacional na vida e no mundo. Organizar grupos para trabalharem no desenvolvimento do individuo e unir estes indivíduos, grupos e cidades de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. Reunificar o homem com a natureza. Não podemos ter medo da liberdade.
A tecnologia reduzira nosso tempo de trabalho e temos que nos preparar para isso . Sim podemos mesmo no Capitalismo temos a possibilidade da produtividade criativa, da felicidade e do amor como afirmou Eric Fromm. Ao invés de conquistar as pessoas com marketing devemos construir juntos emoções autênticas, a verdade e convicções ao invés de transformar as pessoas, seus conhecimentos, suas opiniões, seus sentimentos e ate mesmo seus sorrisos em mercadoria. As pessoas precisam apreender a amar, não porque sejam egoístas, mas porque suas relações com outros e consigo mesmas é muito tênue. A morte da ternura vem da recusa de um responsabilidade pessoal e olhar para fora em busca de algo ao invés de olhar para dentro e enxergar suas obrigações . Não devemos nos submeter a posse, ao poder e ao desencantamento do mundo sem imaginação.
Como podemos pensar a transformação social sem Marx, sem a luta de classes ? Não é apenas libertar as pessoas da fome e da miséria mas da servidão e da degradação. Ampliar a potencialidade das pessoas e realiza-las é o que nos torna humanos de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.
Precisamos resgatar e enfrentar nossos demônios e da sociedade em que vivemos . As prostitutas, loucos e rebeldes sempre tiveram papel importante em nossa história e na literatura como nos Miseráveis de Victor Hugo ou na Bíblia em nos ensinar lições sobre o amor , a vida e caminhos para transformar nossas sociedades. Personagens como Lolita não mudam nossa sociedade apenas afirmam o que somos. Precisamos de personagens que transgridam as regras do jogo e, ao fazer isso , o revela como um jogo de cartas marcadas. Quando nos recusamos a jogar o jogo é o fato que marca o começo do fim de um período.
A emancipação depende de quanto carregamos de bárbaro em nós como Rimbaud descobriu ao viver em Paris e na Africa para escrever sobre sua alma e utopias. Utópico não é mais o que não tem lugar mas o que esta impedido de realizar pelo poder das sociedades estabelecidas. Temos capacidades técnicas e tecnológicas de realizar agora. Necessitamos de seres humanos não agressivos, incapazes de fazer guerras ou criar sofrimentos, capazes de trabalhar individualmente e coletivamente por um mundo melhor.
A mudança acontece sem ordem mas para onde ela caminha ? Avançamos para um nível diferente de complexidade com a realização de mais liberdades humanas, reciclando a grandeza cósmica que é Deus que carregamos pequenas partículas ou grãos em nosso Ser.
Walter benjamim chamou de constelação o que denomino ter a visão sistêmica das imagens que colocamos em ação para transformar nossas vidas e sociedades. Uma imagem não é um conceito por isso que falo em pequeno grão de terra e suas imagens transformadas em atitudes no Game Terra da Sabedoria que visa mudar vidas e a sociedade que vivemos. Constelação é nossa capacidade de aprender a imaginar, criar e amar a nossa vida como arte e como um filme aonde tudo se relaciona com as verdades de nossa vida e do mundo em que vivemos unindo nossas partículas a Deus.
Temos muito que caminhar com Gaston Bachelard para imaginar nossos caminhos e vidas. Temos muito o que apreender com pensadores , artistas, ativistas, empresários , lideres espirituais e outros a como transformar nossa vidas , dando vida a saberes , vivendo todos numa Terra da Sabedoria.
Por isso que precisamos permitir que nossos sofrimentos falem é a condição para toda verdade e imaginarmos e criarmos um mundo melhor para todos de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. Este silêncio e falta de dialogo é o que impede as pessoas de pensarem e de ter capacidade critica e de criar novos caminhos para suas vidas e sociedades. A liberdade de expressão em todos sentidos inclusive de nossas dores, sofrimentos e dos que mais sofrem é que temos que resgatar e com ela nossa capacidade de imaginar, sonhar e amar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário