SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Pior que estagiário ! Sabe o que se descobre quando olha as entranhas do Brasil





Sabe o que eu descobri que antes de dizer que vai mudar o Brasil ou fazer a nova politica conheça as entranhas deste Brasil que são profundas e históricas e ao invés de procurar longe pode estar bem perto.

Descobri tirar o que cobre, o que protege. Encontrar o que era desconhecido, que estava escondido.

Sabe o que eu descobri que nem a direita e esquerda brasileira descobriram porque elas escondem e preferem viver  uma guerra de poder aonde cada um olha para um lado e esconde o outro. 


Se você observar os sobrenomes das pessoas e cargos que ocupa nos Governos, Prefeituras e Legislativo até mesmo nas Empresas, Universidades e Judiciário aprendera que não ocuparam estes cargos por mérito e encontrara o uso da força, a corrupção, as violências e uma teia de troca de favores e moedas entre famílias. Portanto não é um problema das instituições que não funcionam mas como elas foram construídas para não funcionar e servir alguns interesses. 

Isso começou na Casa Grande que foi vendendo terrenos para outras famílias morarem ao lado e começaram a trocar moedas entre si . Depois veio as Prefeituras e descobriram que por ali poderiam enricar e morar nas capitais e as famílias começaram a brigar pelo poder ou fazer acordos dividindo entre eles o Estado. O Público virou privado em forma de fazendas, empresas, contas bancárias no exterior e outros. O Público virou Oligarquias trocando moedas entre si e enricando pelo Estado. 


Depois do Império na dita República continuou com alguns privilégios e negócios escusos dados aos amigos do Rei, na ditadura fortaleceu Bancos, Mídia, Agrobusiness e Indústria nacional nas mãos de poucos. Depois da Ditadura as novas formas de roubar e enricar pelo Estado virou privatizações quantos enriqueceram com estes negócios viraram bilionários e/ou foram morar fora do Brasil? tem também os incentivos e créditos fiscais para enricar poucos e transforma-los também em milionários ou bilionários ; e as gangues partidárias que em nome do povo assaltaram os cofres públicos .

Quando se fala em Nova Politica no Ceara dá uma olhada no nome das famílias que elegeram Senadores, Deputados Federais e Estaduais não houve renovação das famílias e das formas como chegam ao poder usando o público como privado. A única renovação foi de geração dos avôs para os pais agora chega a vez dos netos. 


Em um país em que cinco Bancos dominam a maior taxa de juros do mundo e maioria da população não tem patrimônio para dar garantias ?  Como crescer pelo mercado? O que sobra para um pobre é montar um pequeno negócio informal. Se com um salario mínimo ele não consegue pagar a faculdade dele ou do filho e a maioria das melhores Universidades públicas é para os ricos. Se tem que trabalhar para comer como vai estudar para concurso público ? Quem são os novos Juízes, Políticos, Empresários deste Brasil  ? são os herdeiros das mesmas famílias fora os que saíram ou continuam saindo do Brasil para esconder as origens do dinheiro da corrupção. Claro que tem exceções mas são exceções mesmos em termos percentuais de pobres que ocupam estes lugares pelo mérito. Mérito de verdade e não roubado ou herdado.


Não é estranho que a maioria de nossa população vai continuar pobre, sem terras, sem trabalho, sem chegar a Universidade nem mesmo a escola do ensino médio . São os milhões que nem estuda nem trabalham. São os milhares de jovens que estão morrendo nas periferias e entrando para o crime organizado. E agora este empobrecimento vai continuar com milhões de idosos miseráveis que por falta de hospitais vão morrer para manter os privilégios e as riquezas das mesmas famílias independente se são políticos ou empresários continuam vivendo de privatizar o público quer seja dominando prefeituras, financiamentos de bancos públicos, incentivos ficais, gangues partidárias, ou agora a nova politica para manter os mesmos acordos e privilégios com novos discursos e praticas feudais sem Republica nem Capitalismo.



Três momentos históricos tem muito a nos ensinar . Primeiro quando a oligarquia de Esparta usou a força para destruir Atenas e seu mundo educacional e cultural , que levou séculos para emergir nossa humanidade , e até hoje nos serve de exemplo para lidar com a ética na condução da polis e do público. Segundo quando o Rei da França teve que fugir com sua família em sua carruagem das consequências da Revolução Francesa, episódio conhecido como Varennes ;e ao ser encontrado pela população nas ruas como simples homem caiu a máscara e simbolismo da nobreza para ser tratado apenas como ladrões. Na França o Rei foi decapitado e no Brasil parte da nobreza começa a fugir e ser presa. Por fim o terceiro momento é que na época de Maquiavel a tecnologia, a difusão dos saberes e as liberdades eram poucas e as lições de Maquiavel precisam ser feitas nos gabinetes no escuro da podridão ridícula entre famílias sem mérito.  

Desculpem meus amigos não tem como ser leve com tamanhas farsas, absurdos e corrupção quando famílias através de atos ridículos se mantem no poder e continuam roubando ou sendo frutos de roubos passados ; enquanto milhões pagam com sua vidas e misérias estas brutais injustiças que a maioria dos políticos se calam e tentam esconder a qualquer preço ,  a verdade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário