Desde a Antiguidade éramos meros acessórios dos propósitos incognoscíveis de Deus, ajoelhados na grande catedral da criação. No Renascimento nos tornamos a medida de todas as coisas e depois fomos jogados de novo para escanteio pelos produtos de nosso raciocínio com as leis da mecânica que independem se nós existimos. Agora com Einstein descobrimos que a medição que depende toda possibilidade da ciência não é um evento impessoal que ocorre com universalidade imparcial. Descobrimos que não existe um universo objetivo precisamente determinável. Só nos limites determinados por nossa relação com ele e pela compreensão alojada dentro da cabeça humana.
Heidegger, Nietzsche e Godel destruíram também nossas ilusões de racionalidade e objetividade. Ludwig Wittgenstein tacha de sem sentido qualquer proposição descritiva que não possa , em principio, ser verificada pelo conteúdo de nossa experiência .Porém Godel e Einstein estão comprometidos de ir além das nossas experiências.
Conhecer a realidade ou melhor a metarealidade aonde podemos apreender varias realidades ao mesmo tempo é uma jornada incrível. Existe a realidade que enxergarmos sem usar nenhum óculos ou conceitos para interpreta-la, existe a realidade quântica que não conseguimos enxergar, existe aquela que posso interpretar como um objeto de estudo da ciência que aplico, aquela que posso imaginar, outra que posso perceber de forma sistêmica como o que vejo se integra a um ecossistema ou contexto maior, existe os multiversos em varias dimensões, a realidade histórica, politica, econômica, social, cultural, espiritual entre outras. O fantástico é que todas elas existem fora e dentro de mim, o que significa outros níveis de como meu corpo e cérebro enxerga, o que é pura ilusão de cor que só enxergo por causa da luz. Existem as realidades que só o coração enxerga ou que o cheiro, som e o tato me permite enxergar sem ver.
As imagens me ensinam de outra forma a realidade, do que as palavras ou a oralidade, assim como os games é uma nova forma de apreender e interagir com as chamadas realidades virtual e expandida.
Existe uma realidade complexa para alguns outras linear ou fragmentada para muitos, infelizmente fragmentada pelos conceitos que buscam reduzir aquela realidade a uma palavra. Existem realidades que apreendo pelas palavras, outras vivendo experiências e algumas apenas sentindo como a musica.
Existem realidades culturais que de acordo com cultura de quem vive se explica de uma forma enquanto outra cultura o mesmo fato ou fenômeno de outra. Da mesma forma que religiões explicam de forma diferente a realidade, as causas e as consequências.
Existem realidades úteis e outras belas que dão prazer para sempre. Existe realidades que posso programar com um algoritmo, outras são incomputáveis. Algumas realidades ao serem descobertas deixam um risco na eternidade, outras evaporam em alta velocidade sem memória. Algumas realidades são estéreis, outras férteis se multiplicam, expandem ou geram ovas conexões e pontos de vista.
Alguns problemas reais que achamos que resolvemos deixa de fora outros que esperam o momento própricio para inaugura novas revoluções que mudam a realidade para sempre.
Uma metarealidade deve ser ensinada nas escolas e Universidades para que possamos ampliar a compreensão sobre o nosso ser e o Universo do qual somos partes ao mesmo tempo de várias realidades integradas em vários níveis de complexidade.
O nascimento de novas ideias dependem de um processo doloroso e maravilhoso de compreender esta metarealidade aonde os acasos, singularidades e irredutibilidades produzem a partir de regras simples comportamentos extremamente complicados. Assim as fronteiras do conhecimento estão próximos, na metarealidade, extremamente próximas.
Considero importante gerenciar seu tempo para produzir outras realidades formando uma metarealidade ao mesmo tempo única mas que vão além de nossas experiencias dançando com os segredos do Universo. Não precisamos de LSD para isso sua mente e a vida são muito mais poderosas em transformar o real.
As realidades se comunicam entre si se misturam com a imaginação, o acaso, singularidades e outros ingredientes que transformaram poeira estrelar no Universo, na Terra, na vida, seres humanos, robôs....ate o infinito que a imaginação ainda não comporta .
Nenhum comentário:
Postar um comentário