O mundo nas últimas décadas reescreveu a história do Universo a partir das informações que foram alcançadas graças as novas tecnologias e instrumentos de pesquisa. Agora também podemos olhar para o futuro com outras perspectivas que estas mesmas informações geraram com maior precisão, de como se tornaram realidade até nossos sonhos, num tempo que segue o ritmo da história e das ciências, destruindo poderes que buscam impedir que se escreva novas formas de ser, viver e governar.
Na antiguidade a forma de ser e viver era ser escravo até que o feudalismo quebrasse parte das correntes e nos desse a liberdade de viver em pequenos feudos mesmo que servisse aos donos do Castelos que depois se tornaram reis, e muitos de nós escravos nos tornarmos guerreiros, burocratas do castelo, padres ou donos de oficinas vivendo agora em burgos.
Outras correntes foram quebradas pelo conhecimento, fé, lutas e outras armas sem balas e poderes humanos capazes de criar novos caminhos. Veio o Iluminismo, Reforma protestante e as revoluções francesa e industrial. Os escravos se tornaram trabalhadores e dos campos fomos para cidades, os Reis entregaram sua Coroa para os Governos, enquanto os Burgos produziam capital e grandes desigualdades. Alguns pensadores começaram a falar de socialismo que virou movimentos, partidos e outras revoluções. No meio disso a Educação escolar, o voto, a informação com os jornais e os livros, e outras liberdades civis foram conquistadas da mesma forma que a internet, uma ecologia e espiritualidade planetária surgiram com as novas tecnologias.
Hoje com mais informação finalmente os modelos das escolas, governos e igrejas estão sendo questionadas e assim podemos reescrever a historia do ser humano com novas formas de ser, viver e governar.
Estamos descobrindo que temos o poder de nos educar indo além das escolas e Universidades cada vez mais com seu processos de aprendizagem em crise diante dos desafios de nossa sociedade, como por exemplo diante do desemprego, mudanças climáticas e rápidas transformações tecnológicas; estamos apreendendo infelizmente não pelas escolas ou Universidades que podemos ser muito mais que escravos ou funcionários, e que independente de grandes empresas ou gerentes podemos produzir em pequenas oficinas usando impressoras 3D e comercializar pelas nuvens quase tudo sem shopping ou lojas, sim também podemos falar com Deus diretamente sem intermediários, podemos participar ativamente da vida pública com nossas causas, atitudes e capacidades de nos governar podendo inviabilizar maus governos que roubam o dinheiro publico usando as redes sociais hoje mais poderosas que a mídia e os livros no processo de difusão de informações, a internet também esta democratizando a arte para além dos museus, teatros e cinemas físicos. As novas tecnologias estão reorganizando as cidades, a Terra e até outros planetas com as viagens espaciais. Porém quando a robótica, internet das coisas, big datas, inteligência artificial e outras tecnologias se integrarem em 2043 segundo o vice presidente da Google já não viveremos no capitalismo ou socialismo como os conhecemos.
Nesta jornada espero que assim como tivemos capacidade de destruir com o poder da imaginação o anel do poder na Terra media do Senhor dos Anéis possamos destruir outros poderes no mundo real e criar uma Terra da Sabedoria.
Nesta jornada espero que assim como tivemos capacidade de destruir com o poder da imaginação o anel do poder na Terra media do Senhor dos Anéis possamos destruir outros poderes no mundo real e criar uma Terra da Sabedoria.
O amor sempre será a nossa maior resistência e luz para vencer todo tipo de maldade.
Portanto se não formos escravos ou trabalhadores de alguém mas devemos continuar produzindo assim como continuaremos nossa busca pelo saber independente da academia de Platão, mosteiros ou Universidades. A nossa espiritualidade, arte e outros encontraram novos caminhos e formas de se expressar e a politica não consegue mais impedir. A Politica viu ser enterrado os faraós, reis, e agora estamos vivendo o declínio da democracia representativa e destas e outras revoluções potencializadas pela tecnologia também enfrentaremos outras inovações tecnológicas, mudanças climáticas, econômicas, politicas e sociais.
O maior desafio em nossa sociedade é apreender a sorrir mesmo com as piores dores e sofrimentos sem nos tornarmos coringas ou Batmans mas seres humanos capazes de se libertar e criar novos horizontes para suas vidas e de outras pessoas. O maior desafio nesta jornada continua a ser os mesmos buscar expressar nossas liberdades e lutar por elas, construir novas formas de viver e governar nossas sociedades, compreender cada dia mais e mais veloz que devemos empreender nossas vidas, amor e alegrias e que para isso não devemos ter medo de encarar as violências e brutais desigualdades que nos massacram. Chegou a hora de colocar limites e responsabilidades naqueles que acham que sua vida pode destruir outras, que seus egos e delírios são relevantes para um planeta que tem bilhões de anos assim como a humanidade que com seus milhares de anos esta deixando a infância para viver de forma ecológica, espiritual, tecnológica, artística e econômica com mais sabedoria .
E a prova para se formar na educação da vida terá apenas uma questão! Quando completar 50 anos o que vai comemorar ? Comece a responder ela agora agindo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário