SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Por uma via verdadeiramente democrática sem os eternos donos do Estado Brasileiro.



Se quiseres fazer a diferença! Lute com coragem e pela verdade. Se quiseres fazer de conta ou apenas pelo poder, seja apenas mais um, no meio de milhares que não mudam nada, nem a si mesmos, tudo permanece como sempre foi no Brasil.  


De mil atitudes boas que a política brasileira pode tomar se escolhe sempre as 5 piores. Porque ? Elas revelam mais intrigas e guerras entre os mesmos grupos que dominam o Estado público para interesses privados há décadas e delírios de poder do que uma agenda pública da maioria dos brasileiros. Tipo Coronel Ciro Gomes falando das rachadinhas do filho do Presidente, enquanto o Ceará é dominado por vários casos de corrupção milionários no Governo do irmão Cid Gomes, do qual foi Secretário. O PT falando de Moro, se cala para corrupção bilionária em seus Governos durante 14 anos. Tasso que governou o Ceará três vezes, mais Ciro e o irmão Cid governaram mais três vezes, cooptando e destruindo partidos com cargos e campanhas milionárias; Tasso dá entrevista no UOL que na eleição no Congresso e Senado foram destruídos os partidos, acho que o Bolsonaro aprendeu com Tasso, Ciro, e PT. Bolsonaro faz um péssimo Governo, milhares de mortos na Pandemia, Economia destruída, problemas sociais e ambientais absurdos, falta de gestão, inteligência e postura. Porém, no Governo está há dois anos enquanto Ciro, Tasso, PT e outros vivem dos privilégios do Estado há décadas. Privilégios como os denunciados pelo livro " Dinheiro, eleições e poder: As engrenagens do sistema político brasileiro" e " Capitalismo de laços " , financiamentos com dinheiro público das privatizações e Banco do Nordeste nunca investigados ( O BNDES foi em parte ) , incentivos fiscais e outros interesses intactos. Os mandatos servem as Oligarquias, gangues partidárias e caciques para fazer negócios, se elegem com corrupção e impunidade, às custas das vidas e desigualdades de milhões de brasileiros. 





O Brasil precisa de uma nova via verdadeiramente democrática, e de novas formas de governar com transparência, controle social, prioridades públicas, impacto social, e uma agenda que priorize a superação das desigualdades e violências, a geração de riqueza e trabalho, educação, saúde, ciência, cultura, e outros. O melhor caminho é seguir esses desafios pelas trajetórias das pessoas que enfrentam esses problemas e desafios na ponta, e não pelo delírios dos poderosos e gangues partidárias sem democracia. Eles falam em Democracia no Brasil mas são frutos de privilégios, corrupção, troca de moeda e favores entre os poderes, o que caracteriza as Máfias e não o Estado de Direito com a mesma lei para todos. 



As trajetórias diárias das pessoas pobres em como acessam o transporte público, indo a um posto de saúde fazer uma consulta ou exame simples, a dificuldade de uma pequena empresa conseguir crédito quando não tem garantias, o dia a dia das nossas crianças e jovens nas escolas públicas, as ruas e as casas em comunidades pobres quando chove e falta saneamento, o controle do tráfico de drogas em várias periferias e convívio direto com as violências e as balas perdidas, enfim inúmeras situações que acontecem todos os dias com milhões de pessoas, há décadas, para as quais não temos planejamento nem solução, nem informações precisas sobre essas pessoas e suas vidas, mas em nome delas gastamos bilhões sem impacto, a corrupção devora suas vidas e destinos, exigimos o voto consciente, e quase os mesmos políticos e suas gangues partidárias permanecem impunes, mudando de discursos e aliados de acordo com a conjuntura e as negociações em curso.  



Nomes como Bolsonaro, Moro, Luciano Huck, Doria e outros surgem nesse desespero coletivo de não aguentar mais as narrativas mentirosas de alguns setores da mídia, a ineficácia de nossa justiça, e principalmente a cara de pau de políticos há décadas no poder que mudam de posição e aliados, se calam  para corrupção e usam a política como espetáculo de mau gosto para proteger seus interesses à custa do Estado e Democracia brasileira. O Congresso e o Senado há décadas não se diferenciam em nada das posições do PT quando governo, Tasso, Ciro, PMDB, DEM e outros. Porque elas sempre foram negociadas no balcão da política brasileira pelos que estão no poder no Governo Federal, Estadual e Municipal. O Ceará e a cidade de Fortaleza são exemplos de manutenção do poder há décadas pela Oligarquia com coalizões partidárias, negociadas com cargos e contratos públicos, corrupção e campanhas milionárias mesmo num Estado pobre. Uma simples pesquisa na internet revela o roteiro mentiroso, pior que fakes news, pois as notícias são verdadeiras revelando seus discursos e atitudes contraditórias e apesar de décadas no poder não são culpados de nada. Agora o culpado é o Bolsonaro, mas já foi o PT, Moro, PMDB…sempre os outros. 



Entre a velha política e a nova política, muitos tentam esconder sua trajetória política ou como enriqueceram em nome do povo. Entre seus poderes e farsas se gera uma agenda de interesses de gangues. Enquanto isso as cinco prioridades públicas todo brasileiro sabe, e se revela em seu cotidiano diário: trabalho, educação, saúde, segurança e cultura/lazer. Claro que para isso precisamos de qualidade de vida nas cidades, usar tecnologias, preservar nossa natureza, e realizar essas ações tendo bastante clareza das brutais desigualdades e violências, a necessidade de taxar as fortunas e aplicações financeiras, de punir e prender os corruptos e outros. Afinal, no Brasil milhares de pessoas estão presas por crimes e roubos bem menores. A ideia aqui não é apresentar um plano de governo mas de mostrar como a estrutura política brasileira “ os donos do poder “ de Raymundo Faoro, as Casas Grandes , as Oligarquias e as gangues partidárias permanece intactas aparelhando o Estado para seus interesses desde os Militares, Sarney, Collor, FHC, Lula, Dilma e agora Bolsonaro. Raymundo Faoro até conseguiu negociar com militares na época, o Presidente João Figueiredo, a anistia e a necessidade da transição para democratização do Brasil. Porém mais uma vez várias figuras da ditadura como Sarney, ACM, o Pai do Ciro Gomes, e outros estavam lá de avós para pais, filhos, netos, bisnetos...para continuar afinal "Se queremos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude.“ 




No Brasil é assim os políticos roubam enquanto dançamos mas no Ceara e em Fortaleza é na frente mesmo nem a justiça vê, a impunidade domina sem Lei. A Ditadura da corrupção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário