SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

O BRASIL NÃO É PARA PRINCIPIANTES SEGUNDO TOM JOBIM!




 

Tall and tan and young and lovely

The girl from Ipanema goes walking

And when she passes Each one she passes goes, ah


When she walks, she's like a samba

That swings so cool and sways so gently

That when she passes Each one she passes goes, ah





Enquanto a garota de Ipanema passa a história continua sem o Brasil. 2021 Século XXI. O muro de Berlim caiu em 1989 faz mais de 30 anos. No Brasil, professores em Universidades e Partidos continuam a ensinar Marx para jovens que ao invés de serem educados para criticar a todos, incluindo o próprio Marx, e criar aprendem ideologias. Do mesmo modo em 2021, com as armas e mentiras de falsos discursos que persistem há séculos: as oligarquias, gangues partidárias e elites falam do Mercado, Estado e Democracia mas que existem apenas para eles excluindo grande parte da população com brutais desigualdades e violências . Quantos gostariam de enxergar a realidade do outro ? de preferência da maioria da população? quantos estão dispostos a fazer autocrítica ?  e falar a verdade dos absurdos que cometeram em nome do povo em benefício de suas famílias, gangues e elites sócias da corrupção. 



Tenho a impressão que se seguirmos as regras da cultura política brasileira, se você jogar uma pedra para cima ao invés de ela cair, vai subir. Delírios se misturam com ignorância e maldades. Nessas terras você não tem apenas um tipo de Bolsonaro e Trump !  Vocês têm vários tipos, incluindo os que lhe criticam, porque o Coronel Ciro Gomes, Lula e outros muda apenas o tipo de mentira, corrupção e delírio. Na guerra pelo poder e pelo voto vale tudo.  Bilhões de dinheiro público roubado, 251 mil mortes na pandemia muitas delas por falta de saúde e hospitais, heranças de outros governos, milhares de homicídios, corruptos soltos, auxílio emergencial para continuarmos vivos sem perspectivas e futuros. O Brasil é o lugar certo para os mais mentirosos, ladrões, e gângsters dominarem tudo. O resto são principiantes que ainda não entenderam que a lei, verdade, e vidas não valem nada. O nosso vírus brasileiro é mais poderoso porque ele é protegido pelo Estado. Carnaval, eleições, igrejas e festas lotadas são mais importantes que vidas. Segunda, Terceira, Quarta onda de pandemia, corrupção, violências. Da mesma forma, os mesmos vírus políticos corruptos matam mais que a pandemia há décadas, mas agora estão incomodados com as mortes enquanto roubam o dinheiro da saúde ? 



No Brasil nos tornamos reféns de uma agenda triste e medíocre que interessa apenas aos poderes de nossos podres poderosos. Deixamos de participar há muito tempo de um diálogo com nosso povo sobre suas vidas e cidades, com outras nações e com o Planeta Terra pelo qual fomos abençoados e temos muitas responsabilidades não apenas com a Amazônia mas com nossa diversidade cultural, ambiental, capacidade hídrica, energética, alimentar e outras. Portanto, ao invés de gastar nossa energia com a dialética, luta politica de partidos e classes, vamos seguir o caminho de Spinoza ? E gastar energia em realizar o potencial de nossa nação e de cada brasileiro. 



Os discursos a históricos que não buscam atualizar os conceitos, buscam eliminar os anjos da história para colocar o poder em planos que não tem como se realizar pois dependem de vários fatores acontecendo ao mesmo tempo. É claro na concepção de quem defende essas ideologias, eles são os líderes por direitos divinos como as nobrezas ou as tais vanguardas de esquerda que na história para existir teve que matar ou anular os que pensam diferente! Sim, o muro de Berlim caiu há 30 anos e as oligarquias e gangues partidárias estão perdendo seus poderes e legitimidade no Brasil.   



Me desculpem os marxistas o projeto de educação é mais libertador do que o Manifesto comunista, assim como muitas tecnologias criadas graças a ciência e ao mercado como estímulo à circulação de mercadorias. Felizmente a história não é linear aos modos de produção e trabalho, a antropologia descobriu há tempos e em épocas de pandemias e guerras isso fica claro. As brutais desigualdades, violências e miséria é muito mais produzida pela concentração de renda do que pelo capital, e sim podemos taxar os ricos e garantir direitos e oportunidades a todos. O Estado antecedeu Marx , e hoje surgem novas formas de organização política, econômica e social que através de instrumentos mais eficazes podem garantir segurança jurídica porque não podemos depender de poucas pessoas para garantir a lei, a justiça e a paz. As maiores violências podem ser superadas pela segurança alimentar, energética, hídrica, educacional, saúde e trabalho. O lucro é produzido por nações e sociedades e não apenas por indivíduos. O lucro da paz de Gandhi e da igualdade racial de Mandela são forças poderosas que culturalmente vão além da modernidade e da luta de classes, principalmente em períodos de transição civilizatória provocados pela destruição da modernidade e seus limites de formas de ser, pensar, viver e governar. 


   

Se olharmos para origens de nosso povo brasileiro de índios, negros e imigrantes chegou a hora de construir nossa civilização como escreveu Darcy Ribeiro de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria; mais do que respostas e modelos do passado, necessitamos reencontrar as perguntas, fazer as coisas certas e superar desafios. Felizmente esses desafios não se reduzem à mediocridade e ignorância como agem nossos corruptos. Eles não são líderes pois são frutos do roubo ou de diversas violências. Como canta Tom Jobim temos que continuar nossa jornada com críticas e criatividade mas sempre por causa do amor pois só ela, a beleza e os talentos podem salvar nosso Brasil e a Terra. 



    



Nenhum comentário:

Postar um comentário