SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 26 de novembro de 2022

FORTALEZA EDUCACIONAL ÉTICA CONTRA BRUTALIDADES E IGNORÂNCIAS


Hoje às escolas públicas no Ceará tem diversas crianças e jovens passando fome, vivendo em comunidades dominadas pelo crime e brutais desigualdades, sem apoio da família em seus processos de aprendizagem, sem acesso às políticas públicas sociais, saúde e outras. E a responsabilidade sobre como lidar com essas condições para educar fica com o Professor. Enquanto isso, o Governo usa muitos recursos públicos com foco na preparação de uma minoria de alunos, visando manter as notas dos processos de avaliação a nível nacional, a qualquer preço, abandonando as vidas dos alunos e professores. A Escola no Ceará virou uma empresa de notas desumana e está aparelhada por políticos que garantem seu mandato com o voto das escolas onde educadores não vivem a democracia.


 

A verdadeira fortaleza educacional está nos processos educacionais que educam para ética e estética usando os diversos conteúdos e currículo na escola, a utilização da arte, as políticas educacionais ligadas às sociais, o apoio da família da comunidade escolar e toda a sociedade contribuindo de diversas formas numa nação educadora. Essas são lições dos países com os melhores sistemas educacionais do Mundo segundo o PISA, as notas são consequências. Afinal crianças e vidas não são mercadorias a serem vendidas como marketing pagando o preço hoje e no futuro com suas vidas. Essa brutalidade educacional é feita por políticos há décadas no poder no Estado. Ela não segue qualquer pedagogia dos melhores pensadores como Piaget, Freire, Vygotsky, Wallon, Morin, Malaguzzi e outros. 




A Fortaleza educacional é uma teia de relações entre diversos setores que garantem proteção social às vidas, ensino da arte em outros espaços visando a corporeidade da aprendizagem, a construção de narrativas de si por diversas linguagens que desperta e consolida a autonomia, os afetos e a interação social visando apoiar a zona de desenvolvimento proximal da criança com a colaboração de toda comunidade escolar em caminhos múltiplos que visam a produção da diferença e o desenvolvimento de uma saber complexo e sistêmico que favorece a criticidade  e criatividade. Esse processo não cabe e não se reduz a escola, em especial os processos econômicos e sociais que dependem dos Governos e Empresas fazer sua parte, assim como as ONGs e Universidades com professores e jovens universitários atuarem com pesquisa e extensão em atividades complementares nas Escolas. Afinal as crianças aprendem nas famílias, comunidades onde vivem, nas escolas e em espaços educacionais não escolares durante sua trajetória e jornada educadora uma educação integral para vida. 


 

Essa foi a rede que fui aprendendo e construindo durante toda a minha vida quer seja em ONGs como Edisca, no ensino, pesquisa e extensão nas Universidades brasileiras e internacionais, nos Governos e Cooperação internacional avaliando as políticas públicas, nas empresas cobrando sua responsabilidade social hoje denominada ESG, e na arte como Cineasta e escritor. Hoje considero o Diretor e Professores das escolas, os maestros da orquestração da aprendizagem e construtores do potencial e realização de vidas. Eles são como cineastas que sempre tem que estar pensando na próxima cena da aula e diversos fatores sociais, emocionais, cognitivos que estão impactando os personagens da suas próprias histórias.



A fortaleza educacional é muito mais uma jornada ética e estética de solidariedade entre educadores que visa lutar juntos pelas condições sócio econômicas que afetam suas vidas e de seus alunos porém transformadas em práticas pedagógicas com missões educadoras, narrativas, cartografias das comunidades onde vivem, uso da tecnologia para fins sociais, avaliação de impacto que não se reduzem as notas, formando ecossistemas educacionais que nos ajudem a lidar com as incertezas e complexidade do mundo que vivemos incluindo as mudanças climáticas, inovações tecnológicas , aumento das desigualdades e violências com respectivo desprezo pelas vidas dos pobres de nossas tristes, brutas e ignorantes elites cearenses.



O caso do Ceará é infelizmente especial nesse sentido, é um Estado onde bilionários têm incentivos fiscais que reduzem o dinheiro para educação e saúde enquanto a maioria da população vive na miséria. As mesmas famílias políticas estão no poder há décadas e enriquecem através do Estado sem lidar com os vários casos de corrupção entre as famílias. O desenvolvimento humano em sociedades saudáveis beneficia a todos, incluindo a educação, isso ocorre porque, óbvio, as condições de desenvolvimento humano são distribuídas entre a população o que gera mais qualidade de vida, cidadania e riquezas para todos. No Ceará apesar dos números mostrar o aumento da pobreza e violências, enquanto ricos enricam pelo Estado ao não pagar impostos, e políticos roubarem. As violências políticas e brutalidades tentam negar a realidade, operando uma máfia que troca moedas entre si, e busca silenciar os que denunciam e pensam diferente sendo perseguidos de todas as formas. A melhor educação do Brasil é uma farsa delirante construída sobre as mortes de milhares de pessoas durante décadas e a servidão voluntária.          

 





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