Os meus “alunos” se assim podemos chamar porque são vidas onde nossas relações e o impacto da educação dura toda vida. Nos últimos 30 anos buscamos caminhos que levasse a aprendizagem estimulando sempre a criatividade, coragem, sensibilidade, e ética em ambientes de sala de aula e vivências que tem o poder de transformar nosso pensamento e quem nós somos.
É fácil reduzir a razão ao conteúdo, mas pergunto e a percepção, atitudes, imaginação derivam apenas do conteúdo? Uma pergunta de mil respostas,
mas na sala de aula se reduz ao conteúdo?
É preciso ter coragem para saber que um novo mundo começou e nunca deixou de nascer todos os dias! É preciso ter sensibilidade para senti-lo e ética para vivê-lo com a justa medida, mas tudo começa com alegria e curiosidade de apreender! É preciso dar vida com coragem aos conhecimentos ensinados na escola, ampliando as vivências de uma geração, misturando saberes e sensibilidades, a tecer fios com a ética de novas realidades que preencham sua vida e cidades com significados que amplie suas existências.
Sim desenvolver pensamentos sistêmicos, complexos e transdisciplinares que dialoguem com missões educadoras capazes de realizar isso, colaborando na superação de desafios coletivos. Sim, os desafios têm sabores diferentes da reprodução de palavras porque o conhecimento é vivo.
Hoje podemos pensar que somos o Nordeste brasileiro e como vamos nos transformar? Necessitamos entender que evolução não pára, mas os livros e as escolas estacionam em interesses que querem usar ela, cada vez mais há um diálogo entre os seres vivos, a natureza, a tecnologia e o Universo. Entender essa integração, essa dança do movimento e da vida nos ajudará a descobrir outros caminhos para outras realidades possíveis e consideradas impossíveis.
Entender que talvez seres de outros planetas não seja absurdo. É preciso incluir isso no nosso verso e no metaverso, na nossa compreensão da ciência, da natureza e do humano. É preciso pesquisar, isso dialoga muito mais com a ideia de extraterrestre. É preciso ao mesmo tempo entender que talvez as nossas maiores ameaças somos nós com as bombas nucleares. Entender porque algumas pessoas deram seus conhecimentos e talentos para construir a bomba atômica mesmo que ela pudesse destruir o mundo! Eles só foram refletir depois que tinham feito, então a educação exige refletir antes ou agora sobre seus impactos com sensibilidade e ética.
Compreender que não é somente o saber científico que nos interessa, mas existem outros saberes sendo produzidos a toda hora que levam também a ciência ou não. Os saberes comuns ancestrais e outros impactam o mundo, mas da mesma forma há também muita ignorância, violências e maldades, é preciso transformar isso e não apenas negar ou combater.
Nós estamos fazendo um Game Terra da Sabedoria para transformar tudo isso em missões educadoras que conquistam corações e mentes. As missões educadoras servem para que 99% de nossa população possa canalizar sua energia para algo que transforme o seu ser, sua mente, sua vida, o lugar onde mora, mas com dados e metas claras. Há muitas dores a serem resolvidas na economia, na saúde, há muita energia a ser liberada na educação, no social, nas tecnologias, há muita coisa que devemos aprender com a natureza, com a espiritualidade, com outros planetas, há muita coisa a amar nossa família, os animais e a humanidade. E porque vamos continuar gastando energia, escola, saber com mais do mesmo que tem provocado muita dor, tragédia, e mortes no mundo que vivemos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário