SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 5 de junho de 2023

SOBRE O PRECONCEITO AOS POBRES NA ESCOLA PÚBLICA! NA SOCIEDADE DOS WHATSAPP!


 


O aluno na escola pública é tratado da mesma forma que na escola privada? Quantos abusos eles sofrem sem ter consequências? Quantos acreditam no potencial dessas crianças e jovens? Quantos lutam pelos direitos delas, não apenas pelos seus ou nossos? O nome de tudo isso consciente ou inconsciente é preconceito! Uma lição importante a se aprender é que a economia, produtividade e qualidade de vida de países desenvolvidos foi alcançada pelos pobres que se tornaram empresários, cientistas, políticos, professores e outros profissionais incluindo os que fizeram história ou sucesso. A minoria era de filhos de políticos ou ricos. Mas os pobres tiveram oportunidades de vida, não se renderam para o crime e o dinheiro que investiu neles não foi para corrupção e privilégios de poucos.  



Hoje infelizmente vivemos numa Sociedade do Whatsapp e Tik Tok no Brasil. Nós temos o dia dos autistas, família e leitura nas escolas, mas quantos desses desafios viram práticas pedagógicas todos os dias? Não apenas para inglês e redes sociais verem? Quanto da falta dessas práticas pedagógicas impacta os sistemas avaliativos? Mais uma vez não para as pessoas divulgarem como cases enquanto a maioria paga essa tal de meritocracia com a vida. Esse sistema premia as escolas que tiram melhores notas e prejudica as que educam em condições absurdas cercadas por todos tipos de desigualdades, violências e miséria. Enquanto isso, políticos tiram fotos para suas redes sociais mas não mudam vidas, comunidades e indicadores sociais há décadas com suas famílias no poder. O nome de tudo isso consciente ou inconsciente é preconceito, corrupção, incompetência e impunidade. O tik tok é algo que nos faz rir por alguns segundos ou minutos, muitas vezes de absurdos, enquanto nos acostumamos de forma insensível com diversas tragédias que presenciamos todos os dias em nossas vidas, incluindo nas escolas públicas.  


 

Se você perguntar a políticos profissionais de esquerda ou direita, que vivem de renovar seus mandatos comprando votos, o que é política pública? A maioria não vai saber até porque são operadores do Estado, mantendo seus mandatos às custas da pobreza, violências e exclusão da maioria da população há décadas. Se você perguntar aos gestores educacionais o que é educar? Talvez não saibam porque foram educados ou ascenderam socialmente em sociedades escravocratas atuando como capitães do mato. Nas Sociedades das redes sociais, empresários que não pagam impostos com bilhões em incentivos fiscais, tiram fotos em eventos sobre ESG, enquanto exclui do acesso às políticas públicas milhares de pessoas há décadas. A irresponsabilidade social dessas empresas, políticos e gestores educacionais produz pobreza, avanço do crime e ignorância nem gera trabalho, cidadania e mercado. 


 

Eu estava numa reunião com uma empresa pública, aí um dos dirigentes dessa empresa olhou para mim e disse que eu estava cobrando deles pelos meus artigos as entregas da política pública para população? Eu fiquei me perguntando se essa pessoa quando compra pão na padaria, se ela sai de lá sem receber o pão? Se ela paga a luz e fica no escuro? Se ela paga a internet e fica sem sinal? A verdade é que muita gente que está no Estado entre políticos e gestores vai receber o dinheiro público e não vai entregar nada ou uma política pública que não funcione, pois esses são nossos indicadores sociais, repito, que não mudam há décadas quando avaliamos os gestores e políticos e não apenas os pobres. Muitos carregam preconceitos em suas cabeças, corações e almas em nome de Deus, Pátria e família, outros em nome da vanguarda ou da revolução que nunca acontece.  


 


Então a política pública é feita para roubar? Manter cargos e mandatos de pessoas, oligarquias e elites que vivem do Estado? A Educação não é feita para educar e criticar com artigos como esse? É ISSO QUE NOSSOS POLÍTICOS E GESTORES QUEREM QUE A GENTE SE ACOSTUME, A NÃO LUTAR, SE CALAR, E PERDER A SENSIBILIDADE PELA DOR E SOFRIMENTO DE QUEM SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS? Enquanto geram o caos, mais pobreza e violências há décadas, mantendo seus parentes e amigos no poder, roubando o Estado ou não pagando impostos. Enquanto publicam as fotos nas redes sociais na sociedade do whatsapp. Atuam como Máfias protegendo seus interesses ou enriquecendo com dinheiro público, produzindo espetáculos ou discursos que não revelam as entranhas de como chegam ao poder e se mantém, inviabilizando a Democracia ou o Estado de Direito. 


 

Eu tenho dedicado décadas de minha vida a lutar contra a pobreza e violências, e pela educação e democracia por melhores políticas públicas com mais e melhores impactos na vida das pessoas e cidades onde moram. Muito disso eu fiz sem ganhar dinheiro ou pelo poder, é o que amo, o que sou, e minha contribuição a uma melhor economia, produtividade, educação e qualidade de vida para todos. Mas não adianta no Brasil apenas contribuir, sem aprender a gritar, criticar e denunciar! No Brasil não há limites da tragédia na vida de milhões de pessoas todos os dias, há décadas, nem na cara de pau de políticos corruptos que acham que o Estado é seu e estão nus delirando quando eles se tornam o pão, o circo e o ópio do povo em nome da revolução e dos pobres? ou de Deus, Pátria e família? Ambos são políticos da mentira, corrupção e mortes. Por isso é preciso continuar a caminhar e cantar como se tivéssemos 17.        

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário