Nexus: uma breve história das redes de informação desde a Idade da Pedra até a IA
Do autor best-seller número 1 do New York Times, Sapiens, vem a história inovadora de como as redes de informação criaram e desfizeram nosso mundo.
Nos últimos 100 mil anos, nós, Sapiens, acumulamos um enorme poder. Mas apesar de todas as nossas descobertas, invenções e conquistas, encontramo-nos agora numa crise existencial. O mundo está à beira do colapso ecológico. A desinformação é abundante. E estamos a precipitar-nos para a era da IA – uma nova rede de informação que ameaça aniquilar-nos. Apesar de tudo o que conquistamos, por que somos tão autodestrutivos?
Nexus olha através das lentes da história humana para considerar como o fluxo de informações moldou a nós e ao nosso mundo. Levando-nos desde a Idade da Pedra, passando pela canonização da Bíblia, pelas primeiras caças às bruxas modernas, pelo estalinismo, pelo nazismo e pelo ressurgimento do populismo hoje, Yuval Noah Harari pede-nos que consideremos a complexa relação entre informação e verdade, burocracia e mitologia, sabedoria e poder. Ele explora como diferentes sociedades e sistemas políticos ao longo da história utilizaram informações para atingir seus objetivos, para o bem e para o mal. E aborda as escolhas urgentes que enfrentamos quando a inteligência não-humana ameaça a nossa própria existência.
A informação não é a matéria-prima da verdade; nem é uma mera arma. Nexus explora o meio-termo esperançoso entre esses extremos e, ao fazê-lo, redescobre nossa humanidade compartilhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário