SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

SOBRE O 8 DE JANEIRO- O DIA DA IGNORÂNCIA, BRUTALIDADES, RIDÍCULOS E DELÍRIOS BRASILEIROS.



A arte de Belchior exigiu o preço de sua vida por todas as dificuldades que passou para compor e cantar. Mas se tivesse ficado no Ceará, nem isso teria alcançado, porque as prioridades e oportunidades aqui tem donos, até na cultura, herdada por filhos de políticos. Racionais lutaram em São Paulo e salvaram a arte, o protesto e a vida de muitos. A arte reverbera, se multiplica e semeia muitas mentes e corações. Assim como bons negócios e inovações como Microsoft, Apple, Toyota e tantas outras que geram produtividade e fortalecem a economia feitas para durar por empreendedores de verdade, e não por falsos empresários que vivem de dinheiro público de Banco público e incentivos fiscais, alguns deles dirigem Federações de empresas, nem o delírio tem limite no mundo da Oligarquia. Aqui pior é na política dominada pelas famílias que vivem da corrupção, compra de votos e inviabilizar a democracia trocando moedas entre eles e os poderes numa selva sem lei. Por aqui Gandhi e Mandela foram mortos, assim como milhões de negros e índios, defender os pobres, lutar contra as desigualdades, denunciar corrupção é crime hediondo contra o sistema. Bolsonaro é idiota útil quando o sistema por diversos caminhos não consegue mais reprimir, nem segurar a dor e a revolta da miséria e desigualdades. Nesse sentido, o crime organizado e as igrejas cumprem um papel importante para elites, manter uma parte da população sob controle, quando as escolas, polícia e presídios já não resolvem mais. Mas ainda sobra a Revolta e a Rebeldia por diversos caminhos. Até porque a verdadeira rebeldia nesse país, é construir a verdadeira economia, democracia, arte, educação...Mas infelizmente em vários 8 de janeiros, quase todos os dias, já não fosse suficiente o Brasil ser uma das maiores desigualdades e injustiças do mundo para manter na marra e pela força os mesmos privilégios, patrimônio e renda de alguns na economia, política e outras. Ainda muitos brasileiros tem tempo para ignorância, brutalidades, ridículos e delírios, o que fazem de verdade é produzir merda, cagando para o Brasil. Um defecam no terror e na tentativa de golpe no 8 de janeiro, outros continuam defecando na política, economia, na mídia, educação e na vida de milhões de brasileiros sem direito a constituição e a lei.   


 

8 de janeiro é o espelho de elites econômicas e políticas, brutas, ignorantes, ridículas, e sem limites. Eles querem enforcar o Ministro Alexandre quando na Revolução Francesa foram esses Reis e nobres que foram enforcados. Essas elites, gangues partidárias, centrão e oligarquias estão no poder mais tempo que Ditaduras como Venezuela. O conhecimento, a lei, o trabalho, a cultura, a democracia não importa nada para eles. O que importa para eles são seus egos, vaidades, violências, e falsa moralidades. Bárbaros que se vangloriam e vivem da miséria, injustiças e desigualdades que produzem. 


 

A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou um manifesto contra o ato “Democracia Inabalada”, organizado pelo Palácio do Planalto em conjunto com o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal) para marcar 1 ano desde 8 de Janeiro. O documento é encabeçado pelo líder da Oposição no Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN). Se a casa desses senhores fosse invadida, não teria problema? mas o Congresso, o STF e o Planalto podem? A Democracia e a lei só existem para eles e para os outros não? Eles podem roubar e não ser presos durante anos, décadas e séculos. Eles podem comemorar a Ditadura e as mortes e como covardes colocarem outras pessoas para agir em seus nomes enquanto se escondem e atacam. Enquanto persegue Padre Lancellotti, enquanto usam o exercito para interesses próprios, incluindo enriquecimento de alguns, enquanto matam índios, negros e pobres para manter seus privilégios e concentração de renda. Eles não querem pagar impostos, enquanto os pobres pagam com a vida, querem as pessoas na Universidade, desde que sejam privadas e ruins, querem acabar com o SUS, querem mais presídios e polícia nas ruas ao invés de trabalho, cidadania e mercado. Mas quando viajam aos EUA, Canadá, Europa, Japão e outros, ficam maravilhados, com os efeitos das instituições, mercado, democracia, justiça e outros. Esquecem que o Brasil não funciona por causa deles e apesar deles outro Brasil é possível.    


Os militares, políticos e empresários responsáveis pelo 8 de janeiro continuam soltos, mas por muito menos em outros países eles foram julgados e presos. Na Argentina e Chile os militares foram julgados e presos, assim como nos atos na Casa Branca nos EUA que devem impedir que Trump seja candidato.



Um dos livros mais importantes para os brasileiros lerem sobre o 8 de janeiro é Noventa e três de Victor Hugo. O Brasil nunca passou por uma verdadeira guerra, revolução ou guerra civil como outros países. Na Revolução Francesa a nobreza perdeu seus privilégios, na Guerra civil americana os escravocratas perderam suas correntes e suas brutalidades impunes, no Brasil a nobreza oligárquica e elites escravocratas continuam impunes com seus privilégios. Essas elites são as que mais contribuem para que uma Revolução Russa, Cubana ou Chinesa aconteça no Brasil, elas impedem uma Revolução Gloriosa e apostam numa guerra civil ou terror como em 93 na França. Mas esquecem que a História se repete!  




Não preciso que me digam
 

De que lado nasce o Sol 
Porque bate lá meu coração

Sonho e escrevo 
Em letras grandes, de novo! 
Pelos muros do país 
João! 
O tempo, andou mexendo 
Com a gente sim! 
John! 
Eu não esqueço 
A felicidade 
É uma arma quente 
Quente, quente


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário