Há algo acontecendo no Reino Unido ...
Um número crescente de bandeiras de São Jorge e Union Jack pode ser visto em cidades e em todo o Reino Unido. O movimento é desencadeado por uma campanha online, a Operação Raise the Colours.
Há alguns anos venho observando a tendência de mais bandeiras aparecerem em espaços públicos. As bandeiras são normais em outros países como os EUA, onde você as vê em quase todos os espaços públicos e sociais. Mas isso parece diferente.
Sempre houve um longo padrão histórico e uma correlação positiva entre as más condições econômicas e o aumento do nacionalismo. Não se trata de bandeiras. É uma luta por significado.
Os apoiadores afirmam: "Por que não podemos levantar nossa própria bandeira em nosso país?". Devemos ter o direito de nos orgulhar de nosso país, assim como qualquer outro país.
Os oponentes afirmam que isso não é apenas uma bandeira, é um símbolo que foi cooptado para representar o sentimento nacionalista e anti-imigração.
Bandeiras e nacionalismo são um mecanismo de enfrentamento que promete a restauração do orgulho nacional, o retorno aos "bons velhos tempos" e, o mais importante, bode expiatório "outros" sem nunca melhorar as condições materiais da população.
Você pode ter visto alguma análise básica de como precisamos ouvir as vozes não ouvidas blá blá blá. O verdadeiro desafio é impedir que o fascismo se torne mainstream.
Ative para ver a imagem maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário