SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Porque TRIBOS ?


TRIBOS 7i-
Agência Cooperativa de Desenvolvimento Jovem.

A JORNADA DE FORMAÇÃO DA TRIBOS 7i

7 dias Deus criou o Universo.
7 de Setembro , o dia da Independência.
7 Competências para nossos jovens criarem seu Universo através da Educação e declararem sua Independência.

O 7 de setembro tem um profundo significado em nosso país, um grito de INDEPEDÊNCIA.

Ao ingressar na Universidade os nossos jovens também buscam dar o seu grito de Independência e ajudar com sua inteligência e trabalho o processo de Desenvolvimento econômico e social de nosso país. O que também significa a oportunidade de ajudar seus pais e se responsabilizar por sua carreira profissional.

Encontrar um caminho que os ensine a empreender e lidar com estes desafios é um dos objetivos cada vez mais relevante e diferencial das Universidades.

No caso do 7 de Setembro além da metáfora da conquista neste caminho de aprendizagem de 7 “i” (IDENTIDADE , INTERDISCIPLINARIEDADE, INTERSETORIALIDADE, INOVAÇÃO, INDEPEDÊNCIA, INTERDEPEDÊNCIA E IMPACTO) Visa declarar a Independência dos seus alunos através do ensino de conhecimentos estratégicos para sua vida que podem e devem ser vivenciados de forma complementar dando sabor a grade curricular na medida em que como as Universidades americanas , e em recente estudo sobre os novos métodos de Universidades Globais ; empreendem novos horizontes do saber.

Partimos da premissa que na Universidade se atua e vive como uma grande comunidade , um rede que necessita conhecer e potencializar os seus elos de integração e expansão como estratégia de atingir seus objetivos organizacionais e pedagógicos. Este projeto de extensão tem esta perspectiva !

INTRODUÇÃO:

Porque TRIBOS ?

Segundo o Sociólogo francês Michel Maffesoli ele afirma que a característica principal da atualidade é a formação de tribos através de laços sociais que se estabelecem, cada vez mais, pela comunhão emocional de um conhecimento comum, no sentido de comunicado,
compartilhado, trivializado, banalizado.

Segundo o autor, “as cidades contemporâneas são povoadas por tribos”, o que implica que, na sua pluralidade de origens e comportamentos, as sociedades não nascem da
redução da diversidade a um elemento centralizador único, mas da conjunção de elementos díspares.

Trata-se de uma tendência mundial, na qual o Brasil serve de modelo às demais culturas mundiais.
Segundo o autor, na sociedade brasileira, laboratório da pós-modernidade para o mundo, há um elemento interessante, que é um desenvolvimento tecnológico muito grande e, ao mesmo tempo, uma religiosidade muito forte.

É o que Michel Maffesoli (2000) chama de “tribalismo pós-moderno”, tendência que aponta para uma certa desafeição/desafeto pelas grandes instituições sociais, como os partidos políticos e os sindicatos. Nas grandes cidades espalhadas pelo mundo, por exemplo, cada vez mais as pessoas estão se reagrupando
em torno de microtribos e buscando novas formas de solidariedade, que não podem ser encontradas, necessariamente, nas grandes instituições sociais habituais, que deveriam
ser referência para o indivíduo como um todo.

Nestes termos, e não poderia ser diferente, emerge esse novo laço social emocional, que promove uma reorganização da estrutura do saber baseada entre uma articulação da ciência antropossocial com a ciência da natureza; do conhecimento científico-acadêmico com a cotidianidade da vida humana mundana, com seus mitos, ritos e
superstições, saberes populares ditos “vulgares” e, por isso, banidos pela academia durante séculos.

Trata-se de um método que contamina o investigador e a própria investigação com cores e matrizes mais reais e verdadeiras, contribuindo para enriquecer a transdisciplinariedade em todos os campos do conhecimento, através da necessidade de
uma visão mais complexa da realidade, e de uma reforma do pensamento, para se romper com as simplificações, reduções e purismos academicistas.

A noção de tribalismo, nestes termos, longe de remeter a um certo “primitivismo”, trata do retorno a determinados elementos que a modernidade julgava ultrapassados, arcaicos, entretanto, fundamentais, como um humanismo muito forte, uma verdadeira
solidariedade juvenil, uma nova fraternidade. Poderíamos pensar no tribalismo como um novo humanismo, mais completo, rico, em que o trabalho tem o seu lugar, mas ao lado do prazer, da estética, da criação.

A Jornada de Formação da TRIBO 7i

A Jornada de Formação da TRIBO 7i inicia-se pelo desenvolvimento de um grupo de alunos e professores que compartilharam o processo de liderar e criar a primeira TRIBO 7i.

Como metáfora pedagógica trata-se de um jogo/ RPG aonde cada etapa desta jornada envolve desafios e tomada de decisões visando conquistar um “ i “ até concluir a sétima etapa , o sétimo “i”.

São desafios pessoais como escrever seu plano de vida, Desenvolver novas formas de aprender através de Fóruns e pesquisas Interdisciplinares, compartilhar a diversidade e buscar a harmonia entre os vários setores de nossa sociedade a partir de objetivos comuns, elaborar um projeto inovador que tenha significado com nosso plano de vida dando um passo importante em nossa trajetória profissional em busca das primeiras vitórias e gritos de independência, empreendendo em rede com outros grupos ( Tribos 7 i ) o desenvolvimento de instrumentos que operam como elos ( interdependência ) entre os projetos dos jovens que ampliam o impacto e a sustentabilidade dos mesmos através da criação de cartão de relacionamento, cooperativas e mercado comum entre eles.


Competências → Instrumentos Pedagógicos
Saberes

1. IDENTIDADE → Plano de Vida
Saber: Psicologia

2. INTERDISCIPLINARIEDADE → Fóruns / Pesquisas
Saber: Educação

3. INTERSETORIALIDADE → Cases & Práticas
Saber: Inovação Social

4. INOVAÇÃO → Elaboração Projeto
Saber: Empreendedorismo

5. INDEPEDÊNCIA → Cartão
Saber: Liderança

6. INTERDEPEDÊNCIA → Cooperativa de Consumo e Crédito
Saber: Estratégia

7. IMPACTO → Mercado Tribo 7i
Saber: Economia

Empreendendo em Rede a TRIBO 7i
TRIBO 7i – Agência Cooperativa de Desenvolvimento Jovem

O primeiro passo é formar um grupo de líderes , estudantes & professores, para empreender em rede a TRIBO 7i.

Neste processo de aprender trabalhando e trabalhar apreendendo são desenvolvidos pelo grupo as principais atividades para implantação do projeto, além dos diversos processos e instrumentos que dão forma as diretorias. Esta dinâmica é realizada em conjunto com o maior numero de alunos possíveis para que deles se destaquem e surjam naturalmente os principais líderes desta jornada e do projeto.

Portanto desta forma empreendemos em Rede através de pequenos grupos. Selecionados entre as pessoas a partir de suas competências e complementaridades de acordo com o objetivo estratégico daquela célula. As várias células compõe o corpo da TRIBO 7i de acordo com sua função/ órgão /sistema. Elas também são responsáveis pelo seu método de formação e multiplicação. Garantindo desta forma a expansão e sustentabilidade e impacto da organização. Elas irão compor as Diretorias e projetos da TRIBOS 7i.

Todo este processo é liderado e acompanhado por mim como facilitador desta jornada até que a própria equipe assuma a auto-gestão do mesmo.






quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O ROTEIRO DA JORNADA DO BLOG : De um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria

O ROTEIRO DA JORNADA DO BLOG : De um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria

Existem várias formas de contar uma história mas cada um de nós tem o seu DNA , estes são algumas das premissas de meus cromossomos , um estilo de contar histórias.

Escrever para você ler e compartilhar comigo este blog é uma experiência significativa , uma alavanca no universo , pois através desta jornada de comunicação de idéias, sonhos, lições, esperanças e valores transformados em projetos, ações , realizações , estaremos juntos mudando vidas , avaliando e empreendendo novos caminhos.

Portanto é um registro mais rápido do que os livros , um diário on-line de experiências autênticas e sinceras que diferente de receita de bolo ou histórias de super-heróis conta á vida de forma simples com todas as suas angústias, dores , decepções , desafios mas como processos de conquista de vitórias , de metas alcançadas , de sonhos realizados..

A história das pessoas é tão importante quanto as histórias que conto, porque além de personagens eles são autores de suas vidas, da história, da comunidade ou da cidade que renasce, do grito de alegria que ecoa em nossas mentes e vira sinapse de neurônios, nos lembrando que há bem pouco saímos das cavernas ou arrastamos corpos pelas ruas em Roma; mas apesar disto o mundo melhorou mais do que as utopias imaginadas pelo nossos maiores pensadores. Há muito tempo ultrapassamos os sonhos de Russoeu e Victor Hugo, mas ainda não na escala como previa Marx, nem nas condições libertárias e igualitárias que todo ser humano deseja para sua vida , mas isto não impede de lutarmos e escrevermos estas lutas.

As lições da alma quando compartilhamos não apenas o resultado, mas o processo tem um efeito analgésico ele nos mostra o quanto há de humano em cada um de nós e a estranheza do outro é superada quando observamos o quanto sentimos as mesmas angústias, desafios e perguntas sem resposta. Sim precisamos caminhar, ir além de nossos limites, mas não estamos sozinhos.

Por isso vou insistir nesta jornada, nas histórias do Blog, em vários detalhes que alguns diriam insignificantes, mas que acredito serem mágicos, pois eles revelam o truque de cada ato da vida. Detalhes dos lugares, dos acontecimentos, parábolas, metáforas, jogos de linguagens e de poder, gestos, sorrisos, estratégias, a dança da vida, o passado e o futuro daquela atitude, vão revelando a visão sistêmica ,o entrelaçamento entre histórias diferentes aparentemente absurdas que foram se conectando até dá vida a uma nova forma de ser e existir .

Como se fosse um filme ou nossa primeira vez não adianta apenas entregar o manual tem de explicar e de preferência com intensidade, alma e paixão.

Não adianta me pedir para seguir rituais, métodos, reduções porque eu me comunico com a realidade e ela não existe em caixinhas.

É preciso se comunicar com ela por diferentes ângulos da cena, pelo que conta várias pessoas sobre o mesmo ato. Entender como no filme que alguém escreveu o roteiro, outros interpretam mesmo de forma inconsciente os ditames desta sociedade, enquanto uma minoria dirige e fica com a bilheteria. Muitos já disseram que á vida é um teatro, mas o problema é quem escreve a história? De onde estamos participando e olhando? Se ao mesmo tempo da platéia, da rua, pela TV...Movidos por vaidades, interesses, ou mesmo pela fome de amar, de aprender, de ser e ter.

Autores e Espectadores invisíveis compartilhando momentos raros de beleza atormentados por nossos demônios e Deuses e bem que poderíamos escrever juntos para cantar a música e a poesia de nossa vida sem esquecer que todos nós somos líderes desta jornada.

A ESTRELA DE DAVI

Tudo em nossa vida necessita de bússolas, elas possuem linguagens diferentes para nos falar sobre os mapas. A estrela de Davi tem a forma do mapa da Terra da Sabedoria.

Este Blog aponta em algumas direções , com a mesma importância cada uma delas ,não de forma linear como se existisse um único caminho até porque existem várias lugares para chegar . Eles serão sempre novos pontos de partida.

O Sul do mapa é um relato bibliográfico e a história das varias idéias, projetos e organizações que empreendemos. Um relato da História de vida com suas principais marcas e trajetórias quer seja no mundo econômico, político, social, educacional, cultural, mídia, organismos internacionais e até mesmo na vida pessoal. Buscando seguir a cronologia dos fatos, relatando as pessoas fantásticas que conosco compartilharam estes desafios, os momentos de vitória e fracasso vamos tecendo a teia e mostrando como elas sempre nos levam para frente em direção ao Norte, ao futuro, que ainda não conhecemos, mas sempre damos um passo a frente.

O Norte do mapa é a descrição dos novos projetos, desafios, o plano de vida, daqui para frente... Que segue a jornada, o caminho de onde nos libertamos, do exílio em busca da Terra prometida, a Terra da Sabedoria, em nome do qual renovamos a aliança com o pai. De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria, é a expansão do próprio mapa para incluir mais pessoas, mais idéias, desafios, novos horizontes, a diversidade de perspectivas...Ir além das tradições e das fronteiras e encontrar em cada um de nós, uma parte desta jornada que necessita despertar em nossa alma através da sabedoria e virar terra, realidade, sendo empreendida através de nossa vida.

O Nordeste do mapa é formado por caminhos que como rios levam ao mar unindo os continentes do Norte e do Sul, o passado com o presente e o futuro.São as idéias que vão sendo tecidas juntas para serem alicerces capazes de suportar as tempestades e os vulcões da vida. Existe uma certa magia e arte nos caminhos da sabedoria porque os obstáculos e desafios que encontramos atuam como enigmas que temos que buscar as soluções nas fontes de vários saberes, lugares e pensadores. Encaixando-os como peças de quebra-cabeça em nossa mente de uma forma orgânica decifrando o próximo passo da jornada.
Soma-se a isto a imaginação de histórias fascinantes que enxergamos pelas alegrias e dores da vida e que foram dando vida a um conjunto de quatro livros que pretendo concluir durante a jornada de empreender sonhos na Terra da Sabedoria.

O primeiro deles já concluído que estou reescrevendo para reeditar é Quando Amar é proibido a história de um grupo de jovens que se conhecem desde crianças até a morte de um deles, Isaac, que em tempos bíblicos foi salvo pela fé de seus pais, mas em nossa época “esta própria fé é o que destrói, esses são tempos desleais” Portanto conta à história de uma geração que foi proibida de amar o trabalho, a educação, a política, as artes...E foi se entregando ao ócio, a violência, aos prazeres e os vícios como forma de sobrevivência, um grito de existência e desespero nos vazios que a vida se perdeu, celebrando todos os horrores e absurdos que nos acostumamos a chamar de normais. Até que o poeta desta época, Renato Russo assim como Issac , nos avisasse antes de morrer e ressuscitasse nos corações e mentes de milhares de jovens “ vamos celebrar o horror de tudo isto com vela , velório e caixão.Está tudo morto e enterrado já que também podemos celebrar a estupidez de que cantou esta canção. Venha meu coração está com pressa quando a esperança esta dispersa ...venha que o que vem é perfeição”

É sobre o alvorecer deste novo mundo, da nossa capacidade de enxergá-lo, construí-lo e vivê-lo através de uma paixão que fala o segundo o livro. “A Sociedade da Paixão” Ele aborda uma descoberta e despertar pessoal e coletiva de nosso eu, dos amigos, da vida, da natureza, do mundo em que vivemos...Vamos nos apaixonando de uma forma veloz talvez em virtude do tamanho da solidão que construímos ao nosso redor. Esta paixão, estas descobertas, que são mais fortes e maiores que nossos medos e incertezas, que nos fazem ir além de nossos limites, e criar novos riscos e aventuras para viver com intensidade que nos dão coragem de ir “Em busca da Terra da Sabedoria” o terceiro livro.

Sabe o Norte e o Sul deste mapa, a cronologia, as histórias, os eventos que estão dando vida, a vários projetos e instituições, que estão construindo este novo mundo sobre nossos pés. É sobre esta Busca que ele fala, assim como Peter pan teve que criar a Terra do Nunca para viver. Defendo que cada um de nós deve dedicar a maior parte de sua vida, a criar um mundo que faça sentido ao seu redor, que apesar da existência de capitães ganchos chegou à hora de lutar e compartilhar os sonhos com sininhos que brilham.

É a hora da verdade neste mundo que depende desta nossa busca, o qual busco desenhar novas formas de viver e ser que vão ganhando corpo e vida com nossas atitudes relatadas no Sul deste mapa “relato bibliográfico e a história das varias idéias, projetos e organizações que empreendemos” sem perder de vista as conquistas e os horizontes apontados pelo Norte do mapa “ descrição do novos projetos , desafios , o plano de vida , daqui para frente... que segue a jornada, o caminho de onde nos libertamos , do exílio em busca da Terra prometida, a Terra da Sabedoria “ Isto é o que retratamos neste livro , a busca , o caminho do sul ao Norte da Terra da Sabedoria.

Essa busca vai nos levar à “Uma nova forma de governar" , Governar sem governo “ o quarto livro composto de artigos que falam sobre meios de governar sem governo o mundo que vivemos, de baixo para cima , em rede , de forma emergente , com alma e paixão mas principalmente através de nosso auto-governo. Esta é a utopia que nos move, que constrói e realiza esperanças, que dá significado a este mundo; na medida em que a jornada de nossa vida é uma oportunidade única de transcender e evoluir não só apenas na tecnologia ou em nossa alma, mas em cada pessoa que conseguimos contribuir com sua jornada neste mundo. Empreendendo nossos sonhos, vivendo todas as nossa dimensões e valores no mundo do trabalho, da educação, da política, do social, das artes, da espiritualidade, da tecnologia, e da natureza. Em cada um destes mundos realizando nossas potências, vivendo valores novos e complementares, buscando a sabedoria nesta Terra, nos autogovernando, para governar sem governo ao transformar as instituições, linguagens e ideologias que tentaram reduzir a vida a um processo produtivo ou econômico. Dando a liberdade e asas a nossa imaginação gerando novas e poderosas conexões com a vida e a realidade. Devolvendo a arte, a espiritualidade, aos conhecimentos, a vontade política, e as necessidades sociais, o leme deste mundo agora de forma integrada, sistêmica, orgânica assim como a cada um dos seres humanos que são o DNA da Terra da Sabedoria que carregamos dentro de nós.

O Centro-Oeste do mapa é o lugar onde se canta e encanta, dança, representa, filma...A vida é como um filme que precisa de roteiro, cenários, personagens, temas musicais, e chega à hora de Gravando...As histórias, experiências, desafios relatados nas outras regiões deste mapa; do blog de nossa vida.
Lá vive e convivi com habitantes bem especiais que transformaram seu corpo, voz, e a própria vida em outras histórias através de sua cultura, músicas, filmes, poesias, teatro... E me permitiram também escrever, dançar, cantar as minhas. A literatura como a música e a poesia depois que você encontra o ritmo ela lhe leva, perde-se o controle na liberdade da arte.
É lá que fica o centro do coração, da alma, que pulsa e vibra as maiores dores e alegrias, um universo que cabe dentro de nós. Uma aventura maravilhosa explorá-lo, entrar em suas profundezas, durante a noite sem medo com a magia de um poeta encantado com a esperança de um revolucionário que fez de seus ideais, á vida.

O Sudoeste do mapa é um lugar que ainda dá para escutar as músicas e as poesias do Centro-oeste da Terra da Sabedoria. Lá existem muitas montanhas, desfiladeiros, desertos, florestas densas... É um lugar tão diverso quanto as histórias que lá acontecem; são as trajetórias e as lições da vida pessoal.
Sempre pergunto quando encontro com um amigo , Qual o tamanho dos seu air bag para se proteger das intempéries da vida , das quedas ?
Ninguém gosta de história normal, fulano nasceu , morreu, ele estudou na escola depois na universidade, fez um concurso, e ficou preso no escritório até se aposentar, eles se conheceram não houve um grande amor ou uma paixão e se casaram por interesses ou para fugir da solidão.

A vida é fantástica como um jogo é preciso compreender sua dinâmica. Você tem que tomar decisões sobre algumas opções, realizar escolhas, levando em consideração alguns valores, sonhos, conhecimentos que tem...Que vão determinar os caminhos que os levara a outras escolhas. É um labirinto! Algumas ruas sem saída por escolhas anteriores, mas nada impede de voltar. Outra você vai marcando pontos como no game Sony, vai aumentando a velocidade, até enfrentar o chefão daquela fase ou desafio que lhe dá o direito de passar para outra fase, mas Qual é mesmo o tamanho do seu air bag ? .

Nesta escolhas buscamos encontrar simetrias em nossa vida com outras pessoas e o mundo; que a torne bela e prazerosa, momentos mágicos, aonde sempre apreendemos. Em muitos casos temos que desafiar as regras, como outsider, para dar um passo a frente, conquistar e viver uma história que vale a pena ser contada.

As melhores histórias ainda são sobre amor, sonhos impossíveis realizados, dramas com grandes lições de vida, comédias que nos fazem rir e chorar, e a maioria destas histórias são pessoais. Algo como uma mistura entre Teoria dos Jogos nas decisões, Simetrias nas buscas, outsider rompendo as regras e muito amor.Ou como diria os judeus você conhece um homem pelo que ele come, como gasta seu dinheiro e como exerce sua ira. Outra filosofia é dê poder ao homem e dinheiro e você verá realmente quem ele é.

O importante é que uma filosofia de vida não anule a outra e que elas sirvam como air bag para suas histórias de vida.

O Suldeste do mapa é um lugar de silêncio ,contemplação, é o lugar mais distante do mapa , onde tudo começou , antes das origens , batendo na porta do céu. Espiritualidade, a minha fé é tão grande no pai que considero que eu não existo, mas Deus é tudo. Por isso que com ele todo o dia “renovo a aliança de construir a tua terra a Terra da Sabedoria” Fico relutante de criar uma área no mapa para falar sobre espiritualidade, fé , nossos diálogos e experiências com Deus. Porque ele esta presente em todo o mapa, em cada letra, na vida, nas razões, emoções, valores que nos movem.

Porém num mundo tão desigual e desumano, cercado de tantos juizes aptos a julgar, chefes a mandar, multidões coagidas a obedecer, mesmo que entreguem sua vida por um pão. É hora de lembrar que só existe um Deus para julgar e mandar e cada um de nós obedecer. Ele não usa papéis, nem prédios, nem precisa de segurança ou armas para exercer seu poder. Sua invisibilidade é superada pelo seu amor. É desta forma que ele julga. Entrar em sintonia com ele, com seus mandamentos, não é algo que as “igrejas” tem como fazer por nós.

A fé é necessária até na física quântica, na teoria do Caos e da Incerteza para determinar a posição de um objeto, imaginem na vida.
As razões que queremos ter mais certeza são as sagradas mesmo entre os ateus por uma questão obvia; só poucas pessoas desejam morrer se sentido feliz com isto.
O judaísmo foi à primeira religião monoteísta, liderada por Abraão, foi se formando as Tribos de Iahweh, e nos debates entre os judeus foram escritos a Tora que significa Estude.
Entender estas regras para além da história ocidental de dois mil anos, as profecias e o que moveram os profetas e líderes bíblicos.Buscando conexões com nossa vida e nosso amor a Deus, é a fé e o desafio que dão corpo e sangue a minha espiritualidade.

A busca da Sabedoria tem suas raízes na filosofia do Judaísmo, mas principalmente na fé em Deus, compreender suas leis e segui-las é o nosso desafio.
Construir de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria é afirmá-las em cada ato, atitude, que fazem da estrela de Davi em nosso coração, o mapa desta Terra em todas as suas direções em busca da Terra prometida, libertando –se do exílio.

Egidio Guerra

O ENIGMA DA EQUAÇÃO DA VIDA: “Pai nosso que estais no céu me dá pão e cerveja”

O ENIGMA DA EQUAÇÃO DA VIDA:
“Pai nosso que estais no céu me dá pão e cerveja”
Encontrar a solução de determinadas equações envolve realizar várias operações separadas tais como somas, multiplicações e divisões, além de encontrar a raiz de números negativos, juntar os resultados parciais conforme as regras dos parênteses que ornamentam estas equações como um conjunto desafiador de seus enigmas.

As soluções podem ser negativas, irracionais e, em alguns casos podem envolver raízes quadradas de números negativos, os famosos números imaginários, mas também podem ser positivos.

Porém o mágico é encontrar a formula, imaginem da vida!

Assim como no quadro de Leonardo da Vinci podemos interpretá-lo através de várias equações como, por exemplo, as distancias e as elipses formadas entre um ponto e outro, as várias simetrias que nos transmitem conceitos estéticos de beleza.
Assim como numa foto podemos fazer o resgate histórico de cada objeto presente ou mesmo dos gestos, também poderíamos usar idéias da matemática, da história, da arqueologia...Além das tradicionais filosofia e psicologia para nos ajudar a desvendar os enigmas das tragédias e epopéias de nossas vidas. Contando que não reduzimos nossa vida apenas a ciência, mas a todas as dimensões que a vida acontece.

Uma primeira operação da equação da vida é compreender a trajetória, as decisões, o contexto sócio-econômico de nossos pais, avôs, bisavós...Se possível de três a cinco gerações. Vamos entender o quanto de nossa vida presente começa bem antes da gente e deixam marcas profundas em nossa personalidade, em nossas decisões, medos, sonhos...Não apenas por questões biológicas ( DNA ) , nossa educação, vidas passadas ...Mas como um filme, nós temos um papel a representar e descobrimos que não foi escrito por nós e que o destino é muito mais que sorte ou acaso.

Uma segunda operação da equação da vida é menos concreta mais imaginária, tem haver com a nossa capacidade de nos libertar e construir nossa própria história. Ela acontece quando tomamos consciência de nosso eu e começamos a nos diferenciar de nosso antepassados, ao ousar por caminhos diferentes.

Compreender nossa origens + X - /_____________
Capacidade de nos libertar e construir nossa própria história

Lógico que essas duas operações poderiam ser conectadas por um sinal de divisão, multiplicação, soma ou diferença, mas seria mais fácil resolvê-las se colocássemos entre elas um desafio que explorasse as nossas potências e talentos servindo como um caminho entre o passado e o futuro de nossa individualidade descoberta.

Compreender nossa origens___+ X - /________________

Desafios que explorassem as nossas potências e talentos


Capacidade de nos libertar e construir nossa própria história


Desafios que explorassem as nossas potências e Talentos
Lógico que este caminho não é linear ele envolve erros, perseverança, valores...A busca de um método entre a arte e a matemática da vida.

Encontrar a melhor forma de gastar nosso dinheiro e de usar o crédito que temos , os saberes que tenho que apreender, como vivenciar a nosso espiritualidade, como viver em minha cidade e comunidade, desenvolver a consciência crítica e criativa, que paz e lutas eu quero para mim ou seja que política eu vou exercer , entender o papel de cada instituição que convivo não sendo apenas um mero espectador desenhando o rumo das transformações de nossa sociedade.

Não ter medo de ousar, de lidar com expectativas, angustias, perspectivas...Ou como diria um vídeo famoso na Internet dance, dance, ou seja, viva, viva, mas não se esqueça de tentar resolver a equação da sua vida mesmo que parcial.

7 i A = V²ENCER
Existem algumas habilidades e conceitos fundamentais para ajudar a resolver a equação da vida. Ao estilo das operações de adição, multiplicação...Ou o teorema que nos ajudam a ter uma formula que simplifica o caminho.

Uma das formulas que uso é 7 i A = V²ENCER

IDENTIDADE
INTERDISCIPLINARIEDADE
INTERSETORIAL
INOVAÇÃO
INDEPEDÊNCIA
INTERDEPEDÊNCIA
IMPACTO

Vezes AMOR

isso é igual =

VISÃO e VALORES
EMPREENDER
NATUREZA
COMPETÊNCIAS
ÉTICA
RESPONSABILIDADE

Explico : Identificar nossa IDENTIDADE neste mundo depende de conhecer nosso eu ( nossa história de vida + de gerações anteriores + sonhos X valores...) e o mundo em que vivemos ( Linguagens X Ideologias X Instituições ) isso é mais fácil ou é possível dependendo das lentes que usamos para traduzir ou compreender melhor ou em profundidade estas informações o que necessita de várias saberes ou seja INTERDISCIPLINARIEDADE X INTERSETORIALIDADE é ter informações de vários lugares ou ângulos sobre os mesmos e diferentes fatos se possível vivenciá-los em cada lugar e/ou instituição para descobrir as razões expressas em linguagens que os movem naquele ambiente lendo-os através de vários saberes.

Linguagens religiosas que falam sobre FÉ nas igrejas, Linguagens cientificas que falam sobre VERDADE nas Universidades, Linguagens políticas que falam sobre JUSTIÇA e PODER nos governos e poderes públicos, linguagens artísticas que falam sobre LIBERDADE e ESTÉTICA no mundo das artes, Linguagens econômicas que falam sobre TRABALHO e UTILIDADE nas empresas...

Enfim vamos desenvolvendo nossa Consciência CRÍTICA em relação à gente e o mundo em que vivemos para ter a CRIATIVIDADE de gerar INOVAÇÕES que nos levarão a INDEPEDÊNCIA em nossa vida e neste mundo tendo clareza de nossa INTERDEPEDÊNCIA e de nosso IMPACTO neste mundo de forma sustentavél com nossas ações .

Agora imagine fazendo tudo isto com muita paixão é só multiplicar por AMOR.
A VISÃO e os VALORES que alicerçamos começam a ganhar vida e transformar a realidade para algo mais próximo de nosso eu e do mundo que queremos quando começamos a EMPREENDER o que aprendemos de verdades pelo ser humano na EDUCAÇÃO ou pelo sagrado na RELIGIÃO ou na POLÍTICA compartilhando ou divergindo com outros homens sobre nossas verdades.

Desta forma encontramos nosso caminho neste mundo e chega a hora de EMPREENDE-LO ( uma idéia inovadora + Encontrar as pessoas certas que tenham habilidades complementares para realizar o projeto + coragem de ir em frente )
Respeitando a NATUREZA com as COMPETÊNCIAS adequadas ao projeto com ÉTICA E RESPONSABILIDADE .
Algumas observações para demonstrar a formula de outra maneira :
Podemos observar nesta grande equação, pequenas equações através de simetrias, grupo de palavras repetidas que formam desafios menores que vão adquirindo complexidade e se entrelaçando como passos de uma jornada, peças de quebra-cabeças, pistas para solucionar o enigma de viver.

Desta forma desenvolvemos valores fundamentais para vida que gostaria de resumir em três 1.SABEDORIA para formar nossa IDENTIDADE adquirida com que aprendemos com o homem na Educação ( em vários saberes , INTERDISCIPLINAR , e em vários lugares , INTERSETORIALIDADE , com o que só podemos aprender com o sagrado na Religião multiplicado com o que aprendemos com outras pessoas na POLITICA assim encontramos o nosso caminho neste mundo, a INOVAÇÃO “ que nos levarão a INDEPEDÊNCIA em nossa vida e neste mundo tendo clareza de nossa INTERDEPEDÊNCIA e de nosso IMPACTO neste mundo com nossas ações “ . Esta VISÃO e VALORES necessitam de um segundo valor 2. CORAGEM para EMPREENDE-LOS. “Respeitando a NATUREZA com as COMPETÊNCIAS adequadas ao projeto com ÉTICA E RESPONSABILIDADE
Enfrentando os limites da realidade no mundo do TRABALHO ou na ARTE sem os limites da realidade, mas principalmente na POLITICA compartilhando o apoio, os saberes, as atitudes, a independência e a interdependência de outras pessoas tornando nossos caminhos possíveis.

Devemos seguir esta jornada não para afirmar nossas vaidades, ou que somos melhores ou mais importantes que alguém porque este é o caminho natural do ódio, mas em nome do terceiro valor 3. AMOR que multiplica o valor da vida em todos os sentidos de nossa existência.

VIVENCIAR ESTAS PALAVRAS PARA DECIFRAR O ENIGMA DA VIDA
Entender e vivenciar estas palavras são desafios fantásticos capazes de cuidar da evolução de nosso eu e do mundo em que vivemos “desafios que explorassem as nossas potências e talentos servindo como um caminho entre o passado e o futuro de nossa individualidade descoberta”.

Bem como todo processo de decifrar um enigma, toda aventura da vida, também é feita de erros, dores, dragões...Que nos levam muitas vezes a cair, mas é exatamente nestes pontos que devemos buscar a solução para equação da vida utilizando nosso sonhos, as experiências, os saberes, ou seja, as ferramentas que o caminho nos leva a apreender e compreender como estes mesmos erros e dores também fazem parte da equação, da jornada, da vida é preciso desvendá-los e ter fé.

Esta foi a estratégia publicitária que usei para você ler este artigo nos lembrando o quanto é importante a publicidade na vida- “Pai nosso que estais no céu me dá pão e cerveja” uma frase de Abel , um matemático norueguês que aos 21 anos resolveu a equação que ninguém conseguiu resolver ( até aquele presente momento importantes matemáticos de varias épocas e países não conseguiram ) , a equação quintica, porque ele encontrou outro caminho , o seu , para encontrar a solução. Portanto é bom começar cedo a deixar nossas marcas neste mundo; a vida vai ficando orgânica, livre, com sabor, compartilhando frutos e ousando ao por do sol...

Empreendendo Sonhos numa Terra da Sabedoria
Egidio Guerra

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Minha trajetória de vida

Egidio aos 12 anos , organizou a Juventude Católica da Igreja Santa Luzia fundada por sua avó . Dos 15 aos 17 atuou na direção do Grêmio José de Alencar do Colégio Cearense (Marista) . Estudou Administração de Empresas na UECE tendo sido Presidente do Centro Acadêmico e Economia da UFC. Atualmente estuda Psicologia , Cinema e Educacação.Trabalhou como Executivo na Coca–Cola, Banco Real, DuPont e Brahma e Consultor dos Correios e Petrobras em Análise da Concorrência e Inteligência Competitiva. Foi um dos Fundadores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza. Professor em Empreendedorismo do Colégio Batista para alunos do ensino médio, e Palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais com foco em Juventude; Empreendedorismo ; Inovação e Desenvolvimento Econômico e Social: Fórum Mundial de Turismo, Seminário Internacional sobre Ética e Desenvolvimento, Conferência Internacional sobre Avaliação de Impacto, YPD em Saravejo , Tourism and Sustainable Development em Washington no Banco Mundial , e principalmente mais de quarenta palestras por ano para diversos tipos de públicos em todo o Brasil. Tem mais de trinta artigos publicados na imprensa regional e nacional. Foi Coordenador do Núcleo dos Amigos da Escola no Ceará. Foi um dos fundadores do Movimento Empresa Junior no Brasil ( Presidente da Empresa jr -UECE ) , da Sociedade Executivo Global ( Dir. Presidente ) , Comunidade Empreendedores de Sonhos ( Coordenador geral ) , Universidade da Juventude ( Diretor ), Programa Agentes de Responsabilidade Social da FIEC / SESI ( Criador e Consultor ) , Terra da Sabedoria , Mediação Brasil, Instituto Educação Portal , UNISERES e dirigente da UNE durante o impeachment do presidente Collor. Egidio, ainda , participou do processo de Desenvolvimento Institucional de ONGs premiadas no Brasil inteiro como o Movimento Hip-Hop Organizado do Brasil ( Ceará ), Agência Mandalla ( Paraíba ) e Aliança Empreendedora ( Paraná ) Foi também um dos criadores e realizadores do FUTURE , um dos maiores eventos de juventude do Brasil que contou , em quatro edições, com a participação de mais de 120 mil jovens. Contribui na Criação e Articulação de recursos da Secretaria de Juventude de Fortaleza, Maracanaú  e Maranguape e para criação dos CUCAS em Fortaleza com o BID. Mobilizou recursos para que o projeto GERAÇÃO MUDAMUNDO da Ashoka fosse realizado no Ceará financiando mais de mil projetos de jovens de todo estado. Consultor do BANCO MUNDIAL, aonde desenvolveu e implantou a REDE NÓS (Rede Nordeste de Inclusão Social e Redução da Pobreza). Atuou como Assessor parlamentar na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa com o Deputado Heitor Ferrer. Foi eleito Empreendedor de um Novo Brasil pela revista Você S.A. e, em 2000 ganhou o prêmio Empreendedor Social da Ashoka/Mckinsey. É fellow da Ashoka, uma rede com mais de dois mil empreendedores sociais em oitenta países.Recebeu da Ministra da Ciência e Inovação da Espanha o Prêmio Novia Salcedo em Excelência na Integração Profissional dos Jovens outorgado pelo governo Espanhol. Desenvolveu políticas púbicas no estado como a Agência de Desenvolvimento Jovem e o Programa Empreendedores de Um Novo Ceará. Concebeu o projeto de Consórcio de ONGS e incubação de pequenas empresas em comunidades, idéias implantadas em todo Brasil. Desenvolveu ao lado do Senador Cristovam Buarque o MOVIMENTO EDUCACIONISMO. Foi Assessor do Gabinete do Governador aonde desenvolveu o Pacto Cearense de Erradicação da Miséria, o Prêmio Eu curto esta cidade da Assembléia Legislativa com o PNUD / ONU e a Feira do Conhecimento de Barbalha , Consultor de Organismos Internacionais , Educador Coferencista, Estrategista de diversas ONGS, e foi Coordenador geral da Terra da Sabedoria, o primeiro Parque de Inovação Social do Mundo apresentado em Nova York, Washington e Saravejo ( Bósnia ) , para mais de setenta países na ONU e no BANCO MUNDIAL. Autor do romance “Quando amar é proibido”, atualmente está escrevendo “A Sociedade da Paixão”. Atuou na direção de seu primeiro filme 68 HIGH TECH - O Céu no Inferno . Atualmente é Presidente da Ecossistemas digitais , UNESERES, AR- Artes em Rede esta liderando os projetos HUB SOCIAL, Fintech Terras, Cidades da Sabedoria , Nova Lei e Novas formas de governar que visa formar líderes e gestores púbicos visando ampliar o impacto social e criar novas profissões no momento de grande transição de civilização em nossa sociedade.  De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. Egidio é pai de João Victor . Pesquisar por " egidio guerra " no google ou www.habitanteterradasabedoria.blogspot.com O sonho pelo qual brigo exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Se vocês encontrarem a Sininho por favor me avisem ela fugiu da Terra do Nunca !







Quem já assistiu “Em Busca da Terra do Nunca” , por favor não conte o final para quem você puder recomendar ler este artigo. Apenas diga “veja o filme e leia o artigo se é que vale a pena encontrar a Sininho”. Não seria melhor deixar ela em algum forro por aí, quem sabe olhando mais uma vez a vitrine de uma loja, ou sozinha em casa plugada no WhatsApp ou no facebook.

Enquanto isso Peter Pan se arrebenta lutando contra o Capitão gancho que hoje já se modernizou ; ele não anda de navio mas de jatos, não atira ou usa seu gancho, aperta botões que dispara mísseis em mais uma guerra ou retira seus milhões de alguma Bolsa de valores quebrando mais um país, várias empresas e milhões de pessoas. Enquanto a Terra do nunca de milhares de crianças se destrói na perca do emprego de seus pais, nos olhos de jovens que entram no mundo das drogas e da violência como alternativa de sobrevivência ou as meninas na prostituição.

É importante saber que uma história como Peter Pan , Sininho e a Terra do Nunca tenha surgida do olhar e os sentimentos de um escritor para o desafio de uma mãe criar quatro filhos, sem marido, numa sociedade hipócrita, sem que estes perdessem a infância e suas fantasias.
Esse é o milagre de Peter Pan tão poderoso quanto muitos santos que a igreja canonizou , contar as crianças ou mesmo aos adultos que existem outra Terra e que ela não é mágica apenas em suas fantasias , mas na capacidade de transformar pessoas, de derreter corações e mentes duras , de ir além do efeito de um produto de consumo ou de uma noite de sexo, drogas e bebidas para as quais muitos vendem sua alma e como diria Kurt Cobain no Nirvana até o mundo ; ou como no caso dele que entregou sua vida numa overdose de delírios.

Muitos diriam que falo de sonhos, de fantasias , que a verdadeira realidade é dura como aço e cimento , triste e enfadonha como uma novela mexicana antiga. Fico pensando que o dinheiro e as drogas, a carreira e o “sucesso “ , o sexo e as diversões fáceis é que consegue transformar aço e cimento em poeira no ar . Delírios tristes e enfadonhos que dedicamos a vida quando no final o que nos resta é a fantasia, o amor , a paz...Por isto estou procurando por Sininho!

Enquanto a maioria dos homens ou mesmo das mulheres optam por ficar mais rápido do que trocam de celular ou tiram fotos , na dança da ultima novidade , vai se perdendo algo mágico, poderoso, que transcende a vida e alma , um verdadeiro amor construído com a luz de uma paixão. Por isso que sininho brilha.

Fico olhando para ela , o cuidado, o carinho , e as vezes quando ficam nervosas é melhor obdecer. Elas entendem seus Peter Pans como ninguém , sabem conviver com admiráveis sonhadores que em resposta a este amor não poderiam oferecer nada mais que a Terra do Nunca.

No meu caso ou de muitos líderes elas fazem muita falta porque imaginem alguém em sã consciência querer transformar a Terra em que vive numa Terra da Sabedoria “ De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria “ de baixo para cima , do micro para o macro com alma e paixão.
A Sininho cresce de tamanho é que este mundo é para ela.
Antigamente príncipes ofereciam o reino , até descobrirem que eles não eram escolhidos por Deus e o reinado terminou em guilhotina , ai vieram os príncipes do capitalismo e do socialismo que compravam suas damas até descobrirem que não se contentavam só com uma e seus reinados terminavam em crises, prisões e guerras nos dois sentidos.

Já os líderes que querem mudar este mundo não se orgulham da Revista Caras , apesar de admirarem Michele Obama não porque ela é primeira dama dos EUA mas pelo que elas construíram ao lado de seu maridos não nos momentos de vitória mas naqueles momentos que ninguém fica por perto. Ao ponto de Nelsom Mandela declarar “ que é muito maravilhoso ser presidente de seu país, pai de uma nação , mas que nada substitui alegria de ser pai de sua família.” Sua esposa durante os 27 anos que ele esteve na prisão lutou por sua liberdade assim como Sininho não larga Peter Pan , elas sempre estão ao lado de seus maridos / namorados.

Costumo dizer que uma sininho ideal é aquela que é uma excelente profissional , amiga, uma carinhosa mãe de nossos filhos, uma cidadão de respeito e lógica feminina e mulher com todas as letras . Ao mesmo tempo que Peter Pan tem que buscar exercer estes mesmos papeis no lado masculino sem perder o romance e a transformação de cada acontecimento num pequeno conto de fadas assim como na Terra do Nunca assim como neste Mundo.

Afinal o que temos de oferecer a ela não é nenhuma mentira ou ilusão, o amor eterno e sim conquistado a cada dia , não é um reino roubado nem tirado as custas de sofrimentos de outras pessoas , é respeito de todos , não protegido por muros altos ou carros blindados ou a farsa da moda. É um grande reino do tamanho de um lar , são gestos nobres assim como uma amizade profunda e sincera que é maior inclusive do fato de estar casados ou namorando ou seja não é o compromisso dos papeis , ou da grana mas a admiração mutua que preenche e dignifica á vida e todas as conquista que terão juntos.

Algo como Romeu e Julieta apesar de que ninguém quer ser eles , pois o preço do amor é incalculável , eu não sei se vocês me entendem . Quase ninguém mais acredita em mágica e em fantasias , quase ninguém escreve uma carta de amor e observa o mínimo detalhe de sua princesa , pois é exatamente isso que Peter Pan acredita e vive , não é um ideal , ele acredita como a vida , assim como Che, Mandella, Obama, Gandhi acreditavam e viviam suas revoluções .

Por isso se vocês encontrarem a Sininho por favor me avisem ela fugiu da Terra do Nunca ! e só existem Peter Pans quando as Sininhos estão com eles .

Egidio

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Eu gostaria de ter cabelos longos como o Che

Eu gostaria de ter cabelos longos como o Che , mas fisicamente não é possível, seria como assumir uma identidade em um mundo em rápida transformação.

Esta identidade são valores e idéias não um lugar permanente de trabalho, uma casa , uma religião , um partido político, uma nova tecnologia ou mesmo uma universidade ou escola , ou um grupo de amigos para viver de nostalgia...Eu acho cada um destes itens formidáveis eles preenchem dimensões humanas imprescindíveis porem é que de alguma forma a nossa sociedade consegue transformá-los em catalogo ; como figurinhas até preencher o álbum , ou mercadorias como diriam os marxistas, mas eles também viraram figuras , parte do espetáculo e quem diria até Débord.

Entre a identidade e a mudanças , entre o que permanece e o que chega de novo existe algo que os conecta e vão formando um desenho em nosso alma muito vezes expressos pelo corpo .
Sabe aquele amor que nunca esquecemos que nos preencheu profundamente , ou aquele saber com sabor que descobrimos num livro ou numa palestra , que nos fizeram dar um passo a mais no labirinto da vida em busca do tesouro da felicidade ; que pode acontecer mesmo em situações tristes e difíceis.

Porem unir valores e idéias, acontecimentos que façam sentido em nossa vida é uma jornada que nos obriga ir além dos nossos limites mesmo físicos . Uma aventura mais emocionante que subir no Everest ou mesmo mergulhar no oceano. Afinal dentro de cada um de nós , existe milhares de lugares desconhecidos que também nos dá medo em avançar em suas profundezas.
Muitos se perdem porque entregam a bússola ou o desenho do mapa da sua vida para outras pessoas ou instituições numa velocidade que vão perdendo a noção do seu eu e principalmente de seus sonhos , o leme da jornada. Transformam-se em Franksteins rendidos ao mundo e o pior , os que mais se entregam não são os pobres, esses precisam destes sonhos para suportar a dor e sobreviver nas dificuldades.

Existe grandes diferenças dentro do próprio Frankstein que foi produto de seu criadores , várias partes costuradas na marra , talvez um olho de um com a boca do outro e por aí vai sem limites , sem noção do destino , apenas dispostos ao que mesmo ?
Porque não dizer: Conhecimento vazios , decorados , dos últimos livros de ajuda somado ao que um amigo disse , com a ultima novidade da TV e uma promessa da medicina de alterar o corpo e salvar a alma , implantada com a velocidade da moda para ser vivenciada pela influência do lugar onde trabalha em resposta a salvação que sua igreja propõe.

Graças a Deus existem outros caminhos e não se render aos monstros.
Lembra da aventura que falei de superação de nossos limites , da descoberta e conhecimento do eu. Entre tantas coisas que não se encaixam e insistem que adotemos como normal , chegou a hora de descosturar de nosso ser estas partes , antagônicas e contraditórias .

A rebeldia vai nos ajudar através da critica saudável de que discordamos de milhares de coisas neste mundo e em nossa vida e que necessitamos criar outras alternativas, boas novas , para gerar um equilíbrio e orquestrar quem eu sou com o mundo que convivo ao meu redor.
A busca de uma unidade de meu ser entre várias dimensões da vida , entre o trabalho, a escola, a igreja , a política, as diversões , a família, a comunidade onde vivo, a cidade e o planeta que habito.
Não devemos nos acostumar a estudar o meio ambiente e destruir o planeta com nosso hábitos, de usar o lucro da empresa para financiar a corrupção da política, de orar na igreja e no mesmo dia maltratar as pessoas que pedi perdão a Deus, de amar e trair, de dizer que isto é normal , que é humano, que o irracional impera , de que tudo é relativo inclusive Hitler e que a pobreza nunca acabara e a violência faz parte dos muros e grades que construí em minha felicidade, até levar um tiro!

Eu vou construindo com grandes perdas e sofrimentos a busca de outro caminho mais duro porem mais real ; e o alicerce que vai ficando se mostra cada vez mais sustentável para as surpresas e as intempéries da vida .

Sim! Existem vários questionamentos entre a bela estética da viagem de moto pela America Latina, a matemática do poder e a politica de assassinatos de Che. Alguns preferem repetir palavras ou olhar para algumas atitudes e esquecer as outras, como se a História pagasse o preço por nossas escolhas. Che eu acho legal seus cabelos grandes mas sua jornada gerou Ditaduras. Alguns e eu preferimos escolher  como simbolo, um membro da família que admiramos tanto por ele ter sido ele. Independente das adversidades , das circunstâncias , do que tentaram fazer com ele ou transformá-lo num produto de alguém , dos desafios , sem isolamento místico , sem se declarar o melhor de todos , ele viveu a vida com toda intensidade , alma , paixão, que ela nos pede para dar forma a arte de nossa vida com suas razões precisas , valores e idéias que sempre apontaram as direções de nossos sonhos.

Viver momentos alegres, mágicos , de realizações , as primeiras pequenas vitórias é o desafio da vida e por incrível que pareça eles não são muitos e todos nós sabemos ou sentimos quais são eles. Amar alguém de verdade, ter um filho, ajudar a mudar o mundo, se realizar profissionalmente , apreender conhecimentos que contribuam com nossa evolução e com os desafios da vida , ter alegrias cotidianas e prazeres que não acabem no vazio , e claro ganhar algum dinheiro. É verdade que temos necessidade de apreender , de amar , de fé , de compartilhar os desafios da vida com outros, de ter bens materiais que nos dê tranqüilidade para viver , ma isso é bem diferente da universidade , da empresa que trabalho, da igreja que freqüento , dos amigos que temos ...pois eles são lugares permanentes que freqüento mas falo sobre o caminho , o que me move , e que desde o inicio da humanidade moveu o ser humano que os fez criar estes lugares como alternativas de institucionalizar partes do labirinto da vida; mas neste momento histórico de amplas e profundas transformações nos desafiam a continuar o caminho por outros horizontes e perspectivas de idéias e valores que animam nosso destino inclusive com números e tempos definidos , os projetos de vida.

Mas como posso pensar ? ou se ainda consigo pensar ou apenas repetir o que me dizem ? como um Frankestein , me assusto comigo mesmo, fico com medo de mim e acho que não posso isto ou aquilo , ou que não sou ou serei , e portanto fujo da minha identidade e me rendo as mudanças que impõe a mim como sobrevivência ou ausência de vida.

Como é possível caminharmos se poucos conhecemos de nosso eu e do mundo em que vivemos ? Como é possível me libertar das amarras que não enxergo e que me fazem gostar delas como parte de meu destino.

Esses são os dois conhecimentos mais importantes que devemos buscar : Quem sou eu ? e o mundo em que vivo ? para assim poder caminhar transformando o mundo em que vivemos a partir do projeto de vida , do eu que estamos construindo , das dimensões e potências que gostariamos de realizar ...

Empreendendo nossos sonhos numa Terra da Sabedoria !

Este é o lema do universo ou nação que existe dentro de mim e que por ele me conecto ao mundo , as pessoas , a novos desafios. Ele pode ser contado através de várias histórias, ou transformado num filme, mas mesmo viver esta jornada exige por meus valores ou pela estética dos sentimentos que quero transmitir ao conversar e ouvir outras pessoas ; outros desafios. Quando realizo projetos com outras pessoas , ao dançarmos , cantarmos , e vivermos momentos alegres, mágicos , de realizações , pequenas vitórias ; estaremos juntos descobrindo e despertando nosso eu , revelando e conhecendo o mundo em que vivemos e transformando nossas vidas. Individualmente e coletivamente , somando saberes e setores diferentes da sociedade, inovando por outros caminhos para além destes que recebemos de um mundo que necessita se recriar para evoluir .

Assim seremos Independentes e Interdependentes pois esta rede quando tecida com carinho e com intensidade de fato tem Impacto sobre o mundo e sobre nós e se torna sustentável porque forma um alicerce duradouro que marca com prazer e significado eternos nossa busca neste mundo e em Deus.

Egidio