SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

QUINTO CICLO DO PROTETOR ( O8.2 A 12.2 )





Desafios e lutas para Realizar a vida de jovens na construção de Sinergias com energia social para contar a História deste livro!
!

Em Washington, consegui uma bolsa para estudar na George Washingtom , desenvolver uma pesquisa sobre Educação para jovens. Essa era uma forma de esquecer, Larissa, uma pedagoga, a terceira paixão. Não foi nada fácil, foi um dos piores momentos de minha vida.

Ela tinha um relacionamento anterior, e esse foi o menor dos problemas. A gente se conheceu no Detran, eu bem que poderia ter ido renovar a carteira dez minutos depois, mas esta é a magica da vida, os piores e os melhores dias de sua vida você não sabe o que vai acontecer nele. Sem este encontro talvez não existisse o Instituto de Educação Portal, antigo Instituto Jandaia. Depois encontrei ela no orkut, em busca de pedagogos para realizar um projeto que há tempos, ou melhor durante toda a vida semeava: Um Instituto para educar jovens, afinal dediquei toda minha vida a isto, liderar jovens para mudar o mundo.
Começamos a conversar pela internet, e depois marcamos um encontro na FIEC. Estava trabalhando lá, implantando os Agentes de Responsabilidade Social e também trabalhava como Assessor do Gabinete do Deputado Heitor Ferrer. Começamos a pensar juntos uma metodologia que tivesse formação técnica e profissional mas sem esquecer a formação humana.

O que chamamos de mundos baseado em meu planejamento de vida que realizo desde os 17 anos. Uma teoria que desenvolvi antes e durante a faculdade, e fui pesquisando e aprofundando com minha vida. Ela está explicada neste livro, fala que vivemos em vários mundos ou seja temos vários papéis na vida desde o mundo do eu , da família, passando pelos mundos do trabalho, educação, cidadania, espiritualidade, tecnológico, esporte , cultura, lazer e outros. Em cada mundo deste desenvolvemos um valor, como a fé no espiritual, a liberdade na arte, a verdade na educação e outros . Estes valores, quando vivemos estas dimensões humanas, vão se transformando em linguagens cientificas, politicas, religiosas, econômicas e outras. Estas linguagens viram Ideologias quando vivemos naquele mundo presos a seus valores únicos que se tornam dogmas. O ser se fecha e deixa de ampliar seus horizontes, dimensões, vida, o que levaria quando desenvolve todas as dimensões a formação de um ser integrado que define seu caminho de vida, sua sabedoria, no que pode apreender com o homem na educação e com o sagrado na religião. Tem coragem de empreender este caminho no mundo do trabalho, enfrentando todas as restrições que a realidade impõe ou na politica , compartilhando objetivos e causa comuns e na arte sem as restrições da realidade. Este processo canaliza em compartilhar a alegria e o amor com outros. Este é o caminho que queríamos para os jovens.

Foi quando Luís Eduardo da sucos Jandaia e Mônica Rabelo falaram que queriam realizar um ação de educação. Começamos a unir os esforços, estratégias e ideias. Perguntei ao Luís se poderia chamar outras empresas e instituições. Escrevi o projeto com Larissa e Mônica e fomos visitar 17 empresas, governos, ONGS, cooperação internacional, Senador Cristovam Buarque, UNESCO..Várias empresa toparam o desafio de garantir empregabilidade e formação prática aos jovens , incluindo a Tetra park, o SESI entra com a formação profissional, o Governo do Estado através do Secretário Ivo Gomes, entrou com português , matemática, inglês e informática, a USAID e IBM deu os laboratórios de Informática e as ONGS começaram a se organizar para garantir a formação humana através dos Mundos.
Assim fomos tecendo o tecido social que daria sustentabilidade , viabilidade e impacto a esta projeto. Esta também é uma metodologia inovadora de como empreender em rede, o que chamo de ARTES EM REDE, que passeia desenvolver com outra agente de Responsabilidade Social , a Alice da Gerdau. Quando o governador Cid Gomes foi lançar era 34 Instituições dando forma e sustentabilidade a proposta , e não apenas o governo, o que permite otimizar recursos, somar competências, ampliar o impacto, uma nova forma de governar.

Fizemos o estatuto , o plano de negócios, os quatro programas que se chamam Desenvolvendo gerações, REDE TODOS NÓS, Inovações Humanas para vida e Educação para o Desenvolvimento, como percebem os nomes não são a toa. Digo que se juntar todos os nomes das ONGS e programas que criei, é uma outra poesia. Larissa Oliveira e Mônica Rabelo lideram até hoje o Instituto, eu tive que sair como sempre para plantar outras sementes, outros desafios. Hoje o Instituto tem 95% de empregabilidade , com um terço do custo da maioria das políticas publicas nesta área.

Eu e Larissa terminamos , depois de Nicolle , ela foi a mulher que mais amei. Porem foi tão conturbado esquecer alguem que você trabalha junto, e se saísse num momento crucial do processo de empreender? Dorte queria que fosse embora pra Washington , fui mas depois voltei por causa dela, não tem problema a vida continuou com seu ritmo e com seus ciclos.

Na época trabalhava com o Deputado Heitor Ferrer , o Instituto Jandaia para mim representa um CIEPS atual, a ideia de Brizola e Darcy Ribeiro que deu vida a um partido e ao sonho de todas crianças e jovens numa escola de qualidade. Eu estava escrevendo o plano de campanha e governo para candidatura de Heitor a prefeitura de Fortaleza, acompanhando ele nas sessões, aprendendo com Júlio Pontes a desenvolver projetos de lei , negociando graves com Sindicatos, mudando diretórios do PDT no interior e lutando para que André assumisse um cargo no Mistério do Trabalho. Ele tinha perdido a eleição por 3 mil votos , mesmo tendo 70 mil, porque outros candidatos jogaram pesado nas eleições. Quis ir pra cima deles mas não deixaram . O partido mandou uma carta pedindo um cargo para André , o quarto na Hierarquia mas o Ministro Luppi, não deu. Este é problema do Brasil, o mérito pouco importa o que vale é a carteirinha do partido e bajular os chefes. Luppi, era dono de uma banca de jornal, conheceu Brizola virou Deputado, Presidente do PDT, e agora Ministro. Assim como são a ascensão de políticos na direita. Não tenho nada contra jornaleiros mas ele se compara com Lula, só que Lula tem história e por isso Mérito. Liderou Sindicatos, fundou um partido e cresceu de baixo para cima com a força e o talento da luta sua e de seu partido.

A politica partidária tem dessas coisas e outras. Heitor Ferrer era o candidato natural do partido, com 15 anos de PDT, mas Andre queria a senadora Patricia E assim fez. Fiquei com Heitor sozinhos, depois fui candidato a vereador, para esquecer Larissa e para lutar para o Heitor Ferrer e Cristovam Buarque. Ao lado de Ivo Gomes são minhas três referências na politica.

Viver uma candidatura foi fantástico e trágico. Comecei a campanha, no segundo mês, dos três meses de campanha. Estava tentando conseguir dinheiro para montar o comitê, equipe, e o material. Heitor e Cristovam me apoiaram , gravaram um vídeo , dei palestras com Cristovam. Fiz campanha a pé, nas ruas, nos sinais, nas Universidades, nas comunidades, carregando meu material. O André me deu o comitê mas queria que tirasse a foto de Heitor. Infelizmente não dá, sou guerreiro como ele e lutamos até a última batalha, até vencer a guerra. Todos me pedinham dinheiro principalmente jovens da classe média, os pobres que lutei a vida toda por eles nas ONGS e nas politicas públicas, tinham que ganhar algum dinheiro para sobreviver nas eleições, eu não tinha para dar e se tivesse não daria, nem que tivesse meu voto apenas. O MH2O me apoiou. O PRECE me apoiou que honra representar estes caras, foi um dos momentos mágicos. Os demais foi com a equipe com Patricia, minha coordenadora , César e Lucas que fizeram a publicidade, Cristina que coordenou a equipe de campo e todos os garotos e garotas que comigo compartilharam esta luta sou muito grato. Fizemos um bonito lançamento, várias palestras, compartilhei com Heitor e PSOL muitos lugares. Eu e César depois de panfletar várias vezes voltamos de ônibus mais de meia noite.
Gravamos os bastidores da campanha que estão no YOU TUBE e os vídeos de apoio de Heitor e Cristovam. Mandei meu panfleto pelo correio nunca me entregaram os comprovantes acho que nunca enviaram, lições , várias lições apreendidas com o mundo duro, trágico e real da politica.

Depois deste período para respirar voltei a meus livros , a sociedade civil, a alma que sonha e realiza.

Depois de ter apoiado um novo exercito de ONGS e personagens no Terceiro setor e ter feito o mesmo nas empresas com os Agentes de Responsabilidade Social. Era hora de identificar bons funcionários públicos no Governo, para se unir com ONGS e empresas , e desenvolver em rede e sinergia bons projetos referência que sirvam de alavanca e multiplicadores para outros projetos . Da mesma geração com o mesmo DNA , emergindo em rede, com soluções integradas dos vários setores, e uma visão sistêmica e orgânica do impacto a ser gerado. Como assim fizemos com o Instituto Jandaia , agora se chama o Instituto Educação Portal.

Acetei um convite do Secretário Ivo Gomes, e fui trabalhar no gabinete do governador. Estava nascendo o programa Sinergia Social, que visa maximizar o impacto dos projetos através da complementariedade e sinergia entre diversos atores atuando de forma orquestrada e otimizando recursos no desenvolvimento de projetos e processos inovadores.O objetivo é gerar “cases” que sirvam de alavanca para mobilizar recursos externos provando ser este modelo eficaz e competente na solução de problemas em pequena escala. Desenvolvendo politicas públicas que visam otimizar recursos, somar competências, e ampliar os resultados , a sustentabilidade, e o impacto de projetos inovadores que envolvam governos nos três níveis , empresas, ONGS, Cooperação Internacional, Voluntariado gerando sinergia entre eles.

E depois do Instituto Educação portal, veio o segundo desafio. Desenvolver junto com o Governo o Programa Geração Muda Mundo, que desde a sua concepção o nome e as primeiras ONGS e turma no Ceara estávamos juntos. Fomos de novo ao secretário Ivo com a coordenadora do programa no Brasil, a espanhola Olivia , e foi aprovado. O Governo do Ceara foi o único governo no mundo a assinar contrato com a Ashoka. Hoje são mais de 27 cidades desenvolvendo mais de 1000 projetos empreendidos e pensados por jovens . Devemos muito a Jonhosom que abraçou o projeto desde o seu nascimento e a psicologa Mafoane que o coordena, além do brilhante trabalho da Secretaria de Educação do Ceará. Já no Instituto de Educação Jandaia a Secretaria Izolda Cela, tinha dado um show.

Veio o terceiro desafio e projeto, o PRECE , uma ONG e fellow Ashoka, que tinha aprovado mais de 250 alunos de escolas públicas na UFC, me convidou para participar de uma sessão na Câmara de vereadores de Pentecoste. O prefeito tinha tirado o apoio do ônibus que trazia os jovens para Fortaleza. Eles resolveram se organizar e pressionar os vereadores, pois o apoio tinha sido votado. Eu participei da mesa , foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida, vendo um pai falar que seus filhos tinham sido aprovados, mesmo do sertão mesmo sem ele acreditar. Olhei para os vereadores e falei que existe coisas que transcendem a politica e aquela história era maior que qualquer politico ou poder , pois ela tinha mudado sem nenhuma condições várias vidas . E o que eles estavam fazendo com seu poder ?

Demos mais um passo no Sinergia, levamos Manoel Andrade e a PRECE, para apresentar ao Ivo e a Secretaria de Educação o projeto. Ele pediu que a Secretária de Educação , a partir desta experiência, melhorasse os cursinhos pré-vestibular do estado. Depois eles organizaram uma audiência publica na Assembleia para comemorar o aniversário de 20 anos do PRECE, e me honraram com seu convite para mesa. Da mesma forma o MH2O , fez sua audiência publica comemorando seus 20 anos e fui para mesa. Sinto me muito horado em compartilhar estes momentos com estas instituições.

A quarta ação foi o apoio no desenho e implantação do ECOIPU em parceria com a Secretaria de Esportes e Prefeitura do IPU beneficiando uma cidade com uma estratégia de Desenvolvimento local. Ou seja ao invés de levar desenvolvimento com Industrias para o interior , pode se fazer o mesmo com Turismo, Ecologia e Esportes Radicais. Desenvolvi o projeto com Jonh , um ecologista americano anarquista de Seatlle, um Protetor Internacional. Trata-se de um evento esportivo com campeonatos de esportes radicais, pista de voo livre, bicicross, trilhas ecológicas, shows musicais. Foi tanta gente, que foi a maior lotação de hotéis da história do IPU, e agora vem o ECOIPU 2. Este evento esta gerando mais uma ONG apoiada pela Terra da Sabedoria, o Centro Integrado de Esportes e Ecoturismo, que fara o mesmo em outras cidades. Formado por Guy, Jonh, pensa numa Tribo ecologicamente Revolucionária.

O quinto desafio de gerar Sinergia Social é mais amplo. Ivo me delega a missão de trazer alguem que possa lidar com a questão do Crack e principalmente com o extermínio de jovens na periferia. Apresento o Jonhosom e o Edmar , juntos vamos desenvolver o projeto Ceara Contra o Crack , com a Embaixada da Juventude para atender os jovens nos principais bairros atingidos, as frentes de trabalho baseada na economia criativa , aonde os jovens receberiam uma bolsa para fazer um trabalho que se identificasse como arte,esporte ou social na sua comunidade. A FIEC fará uma campanha de mobilização e conscientização, a Secretaria de Saude o atendimento médico e assim uma rede cada um na sua tarefa , na sua competência. Apresentamos a imprensa, ao Secretaria de Segurança Roberto e ao Conselho Anti-Drogas do estado. Exatamente no Momento que a imprensa crucificava o Secretário Roberto por proibir a vinculação de imagens de pessoas pobres na TV. Ficamos do lado dele e fizemos um manifesto de apoio.

Depois em parceria com o Líder do Governo Nélson Martins , a Assembleia Legislativa, o INESP e nossa equipe lançamos mais um Instrumento : Portal Sinergia Social. O objetivo é debater um desafio coletivo como o Crack e a violência, reunir os principais setores e construir uma solução juntos. Transmitido pela TV assembleia e no final publicar uma cartilha contando esta jornada. Foi mágico a primeira foi sobre o Crack e a segunda sobre Esportes e Desenvolvimento falando do ECOIPU e Anjos da Copa que depois eu conto.

Tinha conseguido montar mais uma Tribo com Protetores Mágicos formada por Eulina Marques , uma militante de esquerda com 2 E maiúsculos. Emily Costa, que conheço a 18 anos ela foi comigo da Empresa júnior, depois ela passou pelo Canada, Holanda , Africa,Venezuela , trabalhou na ONU , fez seu Mestrado e nunca mudou suas causas. BRILHANTE. Ana Martins , jornalista que ficou um Tempo na Austrália, o time dos sonhos estava formado para novos desafios. Sou muito grato a eles e também ao professor Nóbrega e Marcia do Inesp que agora vamos fazer várias revoluções e mágicas em sinergia social. Novos desafios , projetos cada mais em rede , sistêmicos e integrados.

Nesta época Erik Alda veio ao Ceara realizar uma pesquisa global sobre “Estratégias de defesas das comunidades diante da violência” Convidei Major Plauto e Liliana Sales da UNIFOR e Mediação Brasil , Ong que também apoiamos em nossa Rede. Era mais um componente para o desafio do Crack , agora também temos uma pesquisa para avançar no desenho de uma política pública no Sinergia Social. Porem estou buscando empresas e a posição do governo para ver como ele ira contribuir , são os próximos passos nesta Jornada.

Durante este período fui em Barbalha palestrar para trabalhadores rurais sobre economia social. Barbalha era uma das 12 cidades no Brasil que estava concorrendo ao Prêmio da ONU, para ser acompanhada em sua gestão do desenvolvimento local. Quando ia embora a Secretaria de Ação Social me pediu para ajuda-los na apresentação. Propus que deveríamos fazer uma peça de teatro encenados com os diversos setores. Conheci um poeta , intelectual e secretário adjunto , o Sitoe , que comigo escrevemos a peça:

SEXTA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2009

A ONU RAIMUNDO! CONSTRUINDO A DIGINIDADE DO POVO BARBALHENSE

NARRADOR: VAMOS CONTAR PRA VOCES A HISTÓRIA DE RAIMUNDO E LUIZA 2 JOVENS DE BARBALHA QUE DE REPENTE CONHERCERAM A ONU E CONTARAM A REALIDADE DE VIDA DELES! DIFICULDADES, DESAFIOS , PROJETOS DESENVOLVIDOS NA CIDADE PELA PREFEITURA, ONGS, COMUNIDADES, GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL, EMPRESAS, UNIVERSDIDADES, CENTRO TECNOLÓGICOS E OUTROS! NESTE CAMINHO ELES APRENDERAM QUE A FORÇA DO TRABALHO COLETIVO ENGRANDECE HOMENS E INSTITUIÇÕES.

RAIMUNDO FINAL 2008: EU SOU UM BARBALHENSE, TENHO VINTE UM ANOS, MINHA ESPOSA TÁ GRÁVIDA DE 05 MESES, NÃO TENHO TRABALHO, VOU TER QUE CORTAR CANA NO INTERIOR DE SÃO PAULO, SE DEUS QUISER VOLTO DAQUI A 6 MESES, TALVEZ NÃO VEJA O NASCIMENTO DO MEU PRIMEIRO FILHO.

LUIZA – FINAL DE 2008: EU SOU LUIZA, ESTOU GRÁVIDA, VIVO COM TRÊS IRMÃOS SUSTENTADOS COM O APOSENTO DE MINHA VÓ. HOJE, BATEU A MINHA PORTA O PROGRAMA DE APOIO A GESTANTE QUE ME LEMBROU DA MINHA RESPONSABILIDADE COMO MÃE E AI ELES ME CONVIDARAM PARA PARTICIPAR DE UM CURSO, FIQUEI MUITO FELIZ POR QUE NO FINAL EU VOU RECEBER UM ENXOVAL PARA MEU BEBÊ(QUINTO OBJETIVO DO MILÊNIO), SE DEUS QUIZER VOU TER PARTO NORMAL, APRENDI NAS PALESTRAS QUE É MELHOR PARA TODOS, MINHA AMIGAS DE MISSÃO VELHA E JARDIM VÊM PRA CÁ PARA FAZER CESARIANA.

NARRADOR: BARBALHA É UMA CIDADE REFERENCIA PARA O ESTADO NA ÁREA DE SAÚDE, POSSUI 03 HOSPITAIS, UM CENTRO MATERNO INFATIL, REALIZA CIRURGIA DO CORAÇÃO E DO CRÂNIO, CAPTA ORGÃO PARA TRANSPLANTE E POSSUI DUAS RESIDÊNCIA MÉDICAS, HOSPITAL MATERNIDADE SÃO VICENTE DE PAULO E HOSPITAL SANTO ANTONIO E AINDA POSSUI UM CENTRO DE ONCOLOGIA QUE ATENDE UM RAIO DE 04 ESTADOS DO NORDESTE, O GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ JÁ GARANTIU A CONSTRUÇÃO DE UMA POLICLÍNICA COM 13 ESPECIALIDADES MÉDICAS.

NARRADOR: O PAU DA BANDEIRA É O CARREGAMENTO DE UM MASTRO SIMBOLIZANDO O COMEÇO DOS FESTEJOS ALUSIVOS AO PADROEIRO SANTO ANTONIO.

LUIZA; MAIO DE 2009: HOJE ACONTECEU O CORTE DO PAU DA BANDEIRA, QUE BOM! DESSA VEZ FORAM PLANTADAS VÁRIA MUDAS DE PLANTAS NATIVAS EM SUBSTITUIÇÃO A RETIRADA DE APENAS UM(SETIMO OBEJETIVO DO MILÊNIO). ASSIM ESSA TAL DE CAMADA DE OZÔNIA NÃO VÃO SECAR NOSSAS LINDAS FONTES DE AGUA DO PÉ DE SERRA DA CHAPADA DO ARARIPE QUE ME DISSERAM QUE ERA A PRIMEIRA FLORESTA NACIONAL, COMEÇEI A PARTICIPAR DE UM GRUPO DE ARTESÃS COM O COCO BABAÇU, ESTAMOS PRODUZINDO PARA VENDER DURANTE OS 15 DIAS DA FESTA DE SANTO ANTONIO. NO RÁDIO DISSERAM QUE VÃO VIR 320 MIL PESSOAS. AONDE ESSE POVO TODO VAI SE HOSPEDAR? TEM TANTA COISA BONITA PRA MOSTAR; O BALNEÁRIO DO CALDAS, O SÍTIO PINHEIRO, O ARAJARA PARK, TEM ATÉ O PARQUE ECOLÓGICO DO RIACHO DO MEIO (GEOTOP ARARIPE). SE RAIMUNDO TIVESSE AQUI, ESPERTO DO JEITO QUE ELE É, IA MOSTRAR TAMBÉM OS 42 CASARÕES ANTIGOS, OS GRUPOS FOLCLÓRICOS QUE O POVO DA MINHA COMUNIDADE PARTICIPA, TEM UM PRIMO MEU QUE JÁ FAZ É O CURSO DE ARTES NA URCA, ELE SE ENVOLVEU NOS PROJETOS DA SECRETARIA DE CULTURA E UM DIA FUI ASSISTIR COM ELE O CINEMA EM MINHA COMUNIDADE. O FILME ERA TÃO BONITO...! MAS QUANDO EU VENHO DESCENDO DO SÍTIO MACAÚBA COM MEU IRMÃO PARA VENDER MEU ARTESENATO, EM FRENTE A FABRICA DE CIMENTO ITAPUI VEJO AQUELE LIXÃO FEDORENTO...!
OLHA CHICO, O QUE É AQUILO ALI ATRÁS DO CRAS! OXENTE MUIÉ TU NÃO SABIA? É A ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE LIXO COM SELETA COLETIVA, PARECE QUE VÃO ACABAR COM O LIXÃO!

LUIZA: AGOSTO DE 2009: TANTA SAUDADE DE RAIMUNDO! VOU ESCREVER UMA CARTA PRA ELE! OLHA RAIMUNDO, A BARBALHA TA COMEÇANDO A FICAR DIFERENTE, TEM CUIDADO RAIMUNDO, SE TU NUM VOLTAR LOGO EU BOTO OUTRO EM TEU LUGAR POIS, JÁ TEM UM MONTE DE UNIVERSITÁRIO SE ENXERINDO! LEMBRA-SE DA FARMACE ESTA CRESCENDO MUITO, PRECISANDO ATÉ INSUFLADOR E NUM TEM NINGUÉM AQUI QUE SAIBA FAZER ISSO E A BOM SINAL VAI INVESTIR 100 MILHÕES PARA CONSTRUIR VAGÕES DE TRENS NA BARBALHAI SABIA DE OUTRA? PARECE QUE ATÉ A USINA VAI VOLTAR, ACREDITA, DEPOIS DE TANDO TEMPO? INDA TÃO CONSTRUINDO A CEASA, TEM VÁRIAS EMPRESAS QUERENDO SE INSTALAR AQUI, O COMÉRCIO CRESCEU MUITO(OITAVO OBETIVO DO MILÊNIO), JÁ ME INSCRIVI ATÉ NO PROJETO “MINHA CASA MINHA VIDA” E SO NÃO ME INSCRIVI NO LEITE FOME ZERO PORQUE COM AVENDA DO ARTESENATO NÃO FIQUEI DESNUTRIDA E NOSSO FILHO VAI NASCER SAUDÁVEL (QUARTO OBJETIVO DO MILÊNIO)

NARRADOR: AS EMPRESAS EM BARBALHA ESTÃO PARTICIPANDO DESSA HISTÓRIA APRESENTANDO SUAS DEMANDAS POR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA QUE EM CADA SETOR DA ECONOMIA POSSAMOS OFERTAR PROFISSIONAIS QUALIFICADOS. TEMOS CVTEC, CENTEC, URCA, PROJOVEM CAMPO, PROJOVEM ADOLESCENTE, PRIMEIRO PASSO APRENDIZ, PRIMEIRO PASSO BOLSISTAS, GRUPOS PRODUTIVOS DE ARTESENATOS, SERIGRAFIA (OITAVO OBJETIVO DO MILÊNIO)
RAIMUNDO DESCONFIADO: OXE MUIÉ, TU TA FICANDO É DOIDA DE ESMOLA GRANDE CEGO DESCONFIA, EU NUM SEI NEM EMPREENDER, NEM TEM CURSO DE NADA EU SÓ SEI CORTA CANA E AI NÃO TEM MAIS NEM A USINA! LEMBRA QUE SAI DA ESCOLA QUE NUM TEM NADA DE INTERESSANTE, AQUI TEM UM TAL DE EJA AI TEM PELO MENOS ISSO?

LUIZA: OLHA RAIMUNDO O QUE TO TE DIZENDO É TUDO VERDADE, QUE VER ABRE A INTERNET QUE TO DE MANDANDO UM EMAIL, QUE CRIEI NO PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL AI TA TUDO QUE EU TE DISSE SOBRE BARBALHA, TEM EJA,AUMENTOU A MATRÍCULA NO ENSINO FUNDAMENTAL, TEM ESCOLA TECNICA DO SUS, VÃO IMPLANTAR MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E EM RECURSOS HÍDRICOS(SEGUNDO OBETIVO DO MILÊNIO) , AINDA TEMOS CURSOS EM CERÂMICAS E ÓLEO CULTURA , TÃO CONSTRUINDO UMA ESCOLA RURAL DA SANTANA, TÃO CONSTRUINDO UM MINE USINA DE ALCOOL, TEM UM PROJETO DE BENEFICIAMENTO DE CASTANHA DE CAJU E MUITA OUITROS COISAS.. QUANDO TU VOLTAR PRA MACAÚBA A ESTRADA JÁ VAI TÁ É ASFALTADA!

NARRADOR: UMA PARCERIA PUBLICO PRIVADA VAI GARANTIR INTERNET GRATUITA PARA TODOS COM ESSAS CONDIÇÕES; O CIDADÃO PAGUE SEUS IMPOSTOS EM DIAS E FAÇA ADESÃO AO SISTEMA DE SANEAMENTO URBANO E PARTICIPE DA COLETA SELETIVA.

NARRADOR> O BEBÊ NASCEU SAUDAVÉL ( QUARTO OBJETIVO DO MILÊNIO ), COMEÇA UMA NOVA HISTÓRIA NO DSESENVOLVIMENTO DE BARBALHA, RAIMUNDO RETORNA, MAS OS PROBLEMAS E OS DESAFIOS COLETIVOS SÃO MUITOS. AGORA, TODOS TEM QUE PARTICIPAR, SÓ O PODER PÚBLICO NÃO VAI CONSEGUIR RESOLVER ESSES PROBLEMAS SOZINHO É HORA DE EDUCAR JUNTOS ESSA CIDADE CRIANÇA( 163 anos ) QUE COMEÇOU A NASCER.

RAIMUNDO: ESTOU DE VOLTA, LOGO NA RODOVIÁRIA FUI ASSALTADO POR UM DROGADO COM UMA SERINGA NA MÃO ( SEXTO OBJETIVO DO MILÊNIO ) QUE POR UMA PEDRA DE CRAQUE ME LEVOU TUDO QUE EUTINHA POUPADO PARA MINHA FAMILIA ASSIM COMO A CORRUPÇÃO LEVA TUDO QUE É DE TODOS.

LUIZA: LIGA NÃO MEU VÉI, NOSSA VIDA NUNCA FOI FÁCIL E NÃO VAI SER ISSO QUE VAI FAZER A GENTE DESISTIR, LEMBRA QUE NASCEU MAIS UM BARBALHENSE E ESTAMOS CONSTRUINDO A DIGNIDADE DE NOSSOS FILHOS E DE NOSSA CIDADE. POR ISSO VEM COMIGO PARA REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO, LÁ TU VAI VER QUE NÃO ESTAMNOS SOZINHOS NESSA CAMINHADA E QUANDO TU PASSAR LA NA PRAÇA TU VAI VER A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MUNICÍPIO, ME AJUDA A FISCALIZAR O PREFEITO, A HORA DE COBRAR É AGORA E SEMPRE, NÃO SÓ NA ÉPOCA DA ELEIÇÃO QUE PROMETERAM QUE NOS ULTIMOS QUATRO ANOS IRIAM ACABAR COM AS CASAS DE TAIPA E INFELIZMENTE ISSO AINDA É UMA REALIDADE POR ISSO PRECISAMOS PARTICIPAR NOS CONSELHOS E NAS ASSOCIAÇÕES COMO VERDADEIROS CIDADÃOS!
NARRADOR: EM BARBALHA EXISTEM 52 ASSOCIAÇÕES IRMANADAS EM UMA ENTIDADE CHAMADA UNAB(UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE BARBALHA) ONDE UMA BOA PARTE DOS ADMINISTRADORES ATUAIS AJUDARAM A CONSTRUIR, FORMAÇÃO DOS CONSELHOS, GOVERNO INTINERANTE NOS BAIRROS E ZONA RURAL E A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MUNICÍPIO EM PRAÇA PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.

RAIMUNDO: OXE MUIÉ DEPOIS DE TANTO TEMPO TU AINDA TA CUM CONVERSA MOLE! VAMOS PRA CAMA MEU AMOR QUE TO MORRENDO É DE SAUDADE DO TEU XAMEGO E SAIBA QUE EU TE VALORIZO POR SER ESSA GUERREIRA QUE HOMEM NENHUM É SUPERIOR!( TERCEIRO OBJETIVO DO MILÊNIO ) E SAIBA AINDA QUE MAIS NUNCA QUERO SAIR DAQUI, POIS TÃO SURGINDO UM BOCADO DE OPORTUNIDADE, JÁ PENSOU BARBALHA COM TANTO POTENCIAL APROVEITADO! DAQUI ALGUNS NOS VAI SER A MELHOR CIDADE PRA MORAR, POIS COM ESSE SOLO FÉRTIL, COM AGUAS MINERAIS JORRANDO EM TODO PÉ DE SERRA, COM CALCÁRIO, COM AGRICULTURA FAMILIAR CRESCENDO E A GENTE SE CAPACITANDO NÓS VAMOS TÁ EMPREGADOS E NUNCA MAIS VEREMOS A FOME E A MISÉRIA!( PRIMEIRO OBJETIVO DO MILÊNIO )

LUIZA: E PODE TER CERTEZA RAIMUNDO, NÓS NUM TAMO SOZINHO NESSA CAMINHADA, TÁ NOSSA FAMÍLIA, A PREFEITURA, AS EMPRESAS, ONGS, ASSOCIAÇÕES, UNIVERSIDADE E SABE QUEM APARECEU PRA NOS AJUDAR, AH! NÃO SABIA? A ONU, RAIMUNDO!

Por Antônio de Luna, Egidio Guerra, Isabel Cristina Nóbrega, Luciana Cruz e Jose Leite. Em Barbalha no dia 21 de Agosto de 2009.

Barbalha foi escolhida e tenho o prazer de com eles e a ONU hoje avançar em novos desafios e batalhas. Seremos um modelo de gestão publica no Brasil.

Em maio de 2009 mais uma vitória. Recebi da Ministra da Ciência e Inovação da Espanha e da Fundação Novia Salcedo um prêmio pela Empregabilidade de jovens. Tudo na Espanha em Madrid e Bilbao foi mágico. Desde conhecer São Bernabeu e o Real Madrid, os anjos brancos, o time que torço na Europa . Os museus de artes em um país que produziu Picasso, Goya , Velásquez e Salvador Dali. O Guggenheim Museum , assitir shows de musica latina, teatro, o cinema de Almodôvar. Além de encontros com arquitetos, empresários, empreendedores sociais , palestras e reuniões no considerado melhor Sistema Universitário do mundo , entrevistas com a imprensa, tudo como pintar um quadro com a estética da alegria. O discurso que fiz foi feito num noite muita escura e conclui-o no manhecer mais claro do sol que já vi. O Encontro em Madrid com o Presidente Zapateiro e o Rei Juan Carlos na celebração da América latina foi enxergar além da culpa que colocamos neles pela miséria de nosso povo .Fazem 200 anos e Lula e o Brasil mudam a história.

No dia 11 de Agosto de 2009 de 2010, Dia Internacional da Juventude , estava com a Presidente Michele Bachelet no Chile. Saiu um matéria aqui no Jornal O POVO que é quase uma poesia.
Visitei o Palácio La Moneda emocionei em ver de perto o que passou uma de minhas referências , o Presidente Salavador Allende. Visitei sua Fundação, e pude conhecer de perto o sistema social chileno, seu processo de democratização e a construção de seu povo. Porem não deixei de conhecer a neve e os vinhedos. Outra magia que fica eterno em minha alma.
Recebemos de Paris a Madame Lala da UNESCO e Madame Busson, mãe do jogador Busson da Seleção Francesa e do Lyon. Nasce assim o projeto Anjos da Copa com escolinhas de futebol coordenada por ex-jogadores, que preparam os futuros jogadores no esporte , na educação e na vida até a Copa do Brasil em 2014. Escolas modelos aonde os pais são os técnicos dos times e se engajam com a garotada nos desafios da comunidade, a participam de campeonatos e recebem apoio nesta jornada. Esta é mais uma ONG que nasce da Terra da Sabedoria.
No final do ano , eu e o Secretário Ivo Gomes, ao lado de Alex Amarante. Abrimos o evento do Project Manegement Institute e conversamos com a coordenação nacional do PMI. No próximo ano o evento nacional será aqui e estamos firmando uma parceria para apresentar os resultados da Economia Social e e do Auto governo da Sociedade civil;a Terra da Sabedoria.
Uma última ação com apoio do Sinergia Social no final do ano e inicio de 2010 foi o processo de advogacy e Controle Social “Vota Cultura”. A visão é tornar acultura um direito básico assim como educação e saúde são vistos. Por isso precisamos que os artistas se mobilizem e engajem aos cidadãos para exigir de seus candidatos a adesão a um conjunto de projetos e leis que impulsionem ainda mais a Cultura. Estamos na caminhada organizando a audiência publica, a coordenação, o calendário de eventos, o projeto...


Deixando sós estes que corroem a vida, a nossa Sociedade precisa compartilhar muita energia social para criar uma rede de proteção, inovação social, e desenvolvimento . Criando caminhos de inclusão econômica e social. Aonde cada ONG amplia a atuação do estado, cada um oferecendo um serviço de qualidade em seu setor á Sociedade, porem integrados , baseados em plano de vida da pessoa e uma estratégia de desenvolvimento de sua comunidade, aonde ele atua como um maestro do desenvolvimento. Formando assim uma Economia Social que gira através de um cartão de crédito, débito, bônus e inclusão, o Energia Social. Este cartão funciona em lojas nas cidades e comunidades que atuamos .Funcionários das prefeituras, empresas e ONGS usam o cartão assim como o Visa e Credicard para suas compras. A diferença é que metade do percentual serve para financiar um processo de inclusão econômica e social de outras pessoas, como disse através da prestação de serviços de ONGS que atuam como Negócios Sociais atendendo as demandas de educação, encaminhamento ao mercado de trabalho, saúde, cultura ….aonde este dinheiro serve para pagar cada um destes serviços, baseado no planejamento de vida daquela pessoa. Porem esta pessoa tem que passar por um processo de formação na Universidade do Ser , tornando -se um Maestro do Desenvolvimento , e realizar serviços na comunidade aonde mora ajudando no seu desenvolvimento. Este é o ciclo que sintetiza os várias ONGS e projetos que realizamos, trata- se da evolução do Sistema, a Terra da Sabedoria. Uma Economia Social e Autogoverno liderada pela Sociedade Civil. De baixo para cima ,as pessoas e as comunidades vão se realizando e gerando o seu desenvolvimento. Enquanto o Sinergia Social , une as melhores experiencias e práticas por desafio coletivo dos diversos setores. Unindo os cromossomos, gerando o melhor DNA da solução, a ser aplicados pelos Maestros do Desenvolvimento, que usam o Energia Social nas comunidades onde atuam. Elas são formados pela Universidade do Ser ou lendo este livro se tornam Protetores da Terra da Sabedoria. Personagens desta nova história que esta sendo construída, de baixo para cima, com alma e paixão. Descobrem seu eu , desvendam o mundo em que vivem, escrevem seu plano de vida baseada em todas as suas dimensões, formam sua Tribo e realizam seus projetos, que participam da Terra da Sabedoria, usam o Energia Social para fortalecer a Economia Social. Depois vocês encaminham suas histórias, novos personagens e Tribos para se transformar em livros a serem editados por esta editora. Continuando a saga dos Protetores, sendo publicado no blog www.terradasabedoria.blogspot.com
Este processo estou vivendo com as ONGS que citei no texto dos protetores sobre a Economia Social. Tenho novos personagens que estão formando minha nova Tribo , capaz de fazer acontecer este processo , liderando uma Sociedade da paixão, aonde cada protetor encontra sua Tribo e vai viver jornadas revoluções, paixões , realizando suas vidas, fazendo história, mudando o mundo. Este é novo livro da Saga PROTETORES que estou escrevendo a partir das Histórias que recebo. SOCIEDADE DA PAIXÃO.
Vocês vão Conhecer Sulivam Mota e o trabalho de ONGS como o IPREDE, Bill e seu intercâmbio com jovens de Universidades americanas e Brasileiras formando os Maestros do Desenvolvimento, Alex Amarante e Cristiano do PMI e seu modelo inovador de gestão de projetos em rede, Prof. Nobrega, Eulina, Marcia, Ana Martins, Emily Costa e as novas aventuras e desfios do Sinergia Social, Helder e o cartão Energia social, Vladsom, kelly Arruda , Dilne, Ariana Falcão na ASSJUV, Mardônio França e sua Editora Corsário que fez a edição dos Protetores e muito mais.
História do livro

Eu só lembro do lançamento do livro quando a mágica se realizou, os enigmas decifrados, os desafios vencidos, a jornada apontando novos horizontes.....

Primeiro eu não tenho muito o que falar neste momento tão mágico do lançamento do livro , tem muito o que sou escrito no livro. Gostaria portanto de agradecer a vocês que são personagens desta história , os que aqui me ouvem e os que leem neste momento. Assim como atores e atrizes de Holywood vocês foram “contratados” e me ajudaram a escrever o meu ser com seus exemplos, ideias, sonhos experiências, conhecimentos, lições de vida...eu sou fruto e síntese do que vivemos.
Esta livro levou quase 20 anos para chegar aqui no lançamento, e foi escrito com a vida, em milhares de noites e dias de vitórias, derrotas, lições, aprendizados e momentos mágicos como esse.
Ele nasceu como sonho que resolvi transformar as histórias em realidade. Primeiro o romance, Isaac e seus amigos, muitas histórias nasceram com a realidade e o poder da imaginação, da arte em nos fazer refletir em novas dimensões o mundo e a vida em que vivemos. Isto me fez despertar e criar vários projetos que aqui conto em resumo de minha biografia com eles se transformaram em realidade,as palavras voltam para onde elas surgiram. As poesias foram dando encantamento e magia a Terra da Sabedoria que surgia da rede destes projetos. A leitura dos Contextos sociais e econômicos me fizeram escrever Manifestos , Protestos de Protetores , com a crítica de parte do mundo que não concordamos para criar outro mundo em seu lugar.

Senti a necessidade de realizar um dialogo entre gerações para que eles continuem esta jornada de escrever a sus própria vida, um dialogo também com o leitor, para vivermos juntos esta jornada . Os convido a se tornarem Protetores de sua vida mas também do amor , da vida e da Sociedade. Coloquei perguntas e reflexões para cada etapa de nossa vida e proponho que realizem os 12 trabalhos de Hércules para desconstruir muita do que nossa Sociedade nos empurra de cima para baixo, enfraquecendo nosso eu, sonhos e propósitos. Desta forma gerando sua Identidade para empreender sua vida e seus sonhos neste mundo e abrindo o caminho para novas gerações compartilharem novas missões, assim como continuamos a de nossos pais.

Esta é a história deste livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário