por Egidio Guerra
A Terra da Sabedoria é um portal por onde você faz viagens no tempo em lugares diferentes e mágicos; conhecendo outros mundos. Porem quando realiza a viagem , um Turismo Sócio Educacional, tem uma missão a cumprir. Uma meta a alcançar á luz de um poder que você vai desenvolver , num projeto ; durante a viagem com seus novos amigos da UNISERES- Universidade dos Seres Sustentáveis. Porem antes tem que descobrir as 7 chaves que dão acesso a este mundo, se conseguir recebera ENERGIA SOCIAL para pagar a viagem com seu trabalho , desenvolvendo novos saberes, competências e poderes em sua vida.
Nosso habitante da TS , skabe et navn for din karakter , estava assistindo MATRIX em casa, uma cena pode mudar sua vida:
SMITH
Por que, Sr. Anderson? Por que você faz isso? Por que levantar-se? Por que se manter lutando? Você acredita que está lutando por alguma coisa? Por algo mais que sua sobrevivência? Você pode me dizer o que é? Você sabe o que é? Por liberdade? Ou verdade? Talvez paz? Sim? Não? Poderia ser por amor? Ilusões, Sr. Anderson. Caprichos da percepção. Construções temporárias de um intelecto humano fraco, tentando desesperadamente justificar uma existência sem significado ou propósito. Vidas tão artificiais quanto a própria matrix. Embora somente a mente humana poderia ter inventado algo tão insípido como o amor. Você deve ser capaz de enxergar. Você deve saber disso agora. Você não pode vencer. Não há sentido em continuar lutando. Por que Sr. Anderson? Por que? Por que você persiste?
NEO
Porque eu escolhi fazê-lo.
As nossas escolhas definem caminhos. As primeiras são as mais importantes! Elas revelam aos poucos a MATRIX do mundo em que vivemos, e ajuda a desenvolver saberes, competências e poderes em sua vida. São Idéias, Imagens e Atitudes que vamos experimenta-lãs e com elas mudar nossa vida e a MATRIX do mundo em que vivemos. Por isso o primeiro desafio , depois de assistir o fi
lme e dar um nome ao personagem, é criar seu blog para que possamos acompanhar sua jornada “on-line”.
Um dos primeiros “ mundos “ que fazemos parte é a escola! É um lugar com novos personagens ( Diretor, professores, amigos, ....) e cheios de desafios capazes de desenvolver novos poderes em nossa vida. Porem o mais importante é melhorar a escola. Na escola tem um lugar, se não tem que criar, chamado Grêmio. Onde vive um povo chamado “Gremistas” Eles se vestem de uma forma diferente, não usam roupas de marcas, eles criam as próprias roupas, tem um a linguagem única baseada em 3 livros que todos leram :
1. CARTAS A UM JOVEM CONTESTADOR de Christopher Hitchens.
“Ao mesmo tempo que você me lisonjeia, me deixa constrangido quando pede meu conselho de como uma vida "radical" ou "contestadora" deve ser vivida. A lisonja está em sua própria sugestão de que eu possa ser um "modelo" para alguém, quando quase por definição uma única existência é incapaz de fornecer algum padrão (e se for vivida em dissenso não deveria, de todo modo, servir como modelo)......O nobre título de "dissidente" deve ser conquistado em vez de reivindicado; ele denota sacrifício e risco em vez de mero desacordo, e foi consagrado por muitos homens e mulheres exemplares e corajosos. "Radical" é um termo útil e honroso - de certa forma é o meu preferido -, mas vem com várias qualificações que discutirei com você numa carta posterior. As expressões restantes - "indisciplinado", "metralhadora giratória", "rebelde", "jovem revoltado", "critiqueiro" - são um tanto afetuosas e diminutivas e, talvez por essa razão, de certa forma condescendentes.”
2. O Governo de Si e dos Outros de Michel Foucault.
“O presente livro trata da reflexão filosófica tardia de
Michel Foucault e de seu recuo histórico até a Antiguidade
greco-romana, voltando-se para o problema de uma articulação
não só possível, mas necessária entre o cuidado de si e o cuidado
dos outros. O cuidado de si é aqui tomado como fio condutor de
uma análise que relaciona verdade, sujeito e poder e que tem
como objetivo fazer um diagnóstico da atualidade para pensá-la
diferentemente do modo como ela se apresenta.”
http://www.youtube.com/watch?v=AdXz0utCLsc&feature=related
3. Os Sete Saberes Necessários À Educação Do Futuro - Edgar Morin.
“Sua leitura levará à revisão das práticas pedagógicas da atualidade, tendo em vista a necessidade de situar a importância da educação na totalidade dos desafios e incertezas dos tempos atuais.”
http://www.conteudoescola.com.br/resenhas/89-resenha-os-sete-saberes-necessarios-a-educacao-do-futuro-edgar-morin
Ao mesmo tempo em que liam os livros, eles faziam o jornal da escola, reuniões com os pais e a comunidade para debater os problemas do bairro e da escola, desenvolviam projetos sociais, realizavam vídeos e peças de teatro contando estas histórias que viviam na escola, no grêmio e na comunidade além de organizarem viagens, festas e campeonatos esportivos.
Nestes vídeos eles tinham que escolher quais as musicas do Legião Urbana iam ser o fundo musical e as mensagens das histórias que estavam contando.
“Se o mundo é mesmo Parecido com o que vejo Prefiro acreditar No mundo do meu jeito E você estava Esperando voar Mas como chegar Até as nuvens Com os pés no chão...”
Bem todos os alunos da escola , tinham uma grade missão , conquistar que cada aluno tivesse seu notebook na escola. Porque eles querem que alem das aulas em salas ,com simuladores de química, física, biologia....; eles tivessem aulas em campo com pessoas que tenham outros saberes importantes para vida, compartilhando a experiência de idéias inovadoras em outros mundos como Empresas, Governos, Universidades ou mesmo no contato direto com a natureza. Lembro que enquanto assistiam as aulas , comentavam,filmavam e compartilhavam os vídeos com seus amigos no face book e no seu blog.
Essa era a melhor aula no mundo das escolas. Eles não suportavam mais , um pensamento linear como forma de ensinar as coisas, os filmes, os games, lhe havia ensinado que para passar de fases tinha que descobri várias segredos, superar desafios, formar equipes e outros. Eles querem também apreender e estudar entre os alunos, escolas em células, aonde elas também se tornam professores e apreendem ensinando. Eles querem um saber com sabor capaz de transformar as suas vidas, da escola e da comunidade onde vivem.
Porem antes de viverem tudo isto. Eles marcaram a primeira reunião do grêmio. Ele tinham que contar uma história sobre quem eles eram ? Como era a escola onde estudavam ? Seus principias personagens? Os problemas da comunidade onde a escola funcionava ? E por fim um dos personagens era um aluno que não queria fazer nada disto e iam mostrar como a vida dele ia ficar se ele continuasse parado esperando ...A jornada começou !
Todos se sentaram em frente a TV, um dos líderes, colocou no DVD, o filme “ Billy Eliot “
E todos começaram a dançar em suas vidas e por todos os cantos da escola e da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário