PORQUE O PODER DA PREFEITA TRAIU ELA MESMA!
Roseno tem razão foi uma autocritica que a prefeita fez em seu artigo sobre o poder.
Mas afinal porque a gestão da prefeita traiu ela mesma ? Os rebeldes, após derrubarem o poder de Lula e Zé Dirceu , sentem -se culpados. Porque entre eles tinham uma relação ambígua de amor e ódio, parafraseando Freud. A prefeita se identifica com eles e buscar instituir um poder tão opressivo quanto de Dirceu no PT. Assim como Lula escolhe Dilma , Luzianne escolhe Elmano e podemos falar em democracia ?
A suposta liberdade politica em nosso país tem sido usada com fins opressivos. É preciso contestar isto. Como diria Marcuse “ Nã
o se trata apenas de mudar as instituições, mas ainda – e isso é o mais importante - de mudar totalmente os homens, suas atitudes, seus instintos, seus objetivos, seus valores etc.” Principalmente dos nossos líderes daqueles que almejam e chegam ao poder com seus métodos cada vez mais violentos.
O Direito inalienável da resistência garantiu a candidatura da prefeita pela primeira vez ; agora ela luta para impor uma aliança de cima para baixo usando os acordos entre os senhores feudais dos partidos. Enquanto isso a rigidez destas organizações partidárias , petrificadas por seus grupos de poder , buscam extinguir o impeto revolucionário, para se perpetuar no poder trocando figurinhas entre si.
Felizmente a revolta espontânea virá de baixo em Fortaleza , como sempre , porem desorganizada? ou a oligarquia ocupara com o falso novo ?
Neste sentido se faz necessário potencializar cada vez mais organizações políticas flexíveis , que não imponham chefes nem dogmas rigorosos , e seja permeável ao movimento e as iniciativas. Estimulando novos líderes e não os líderes de hoje que são frutos da propaganda e máquinas governamentais, porem sem expressão. E quanto dinheiro tem sido gasto na incompetência destes líderes e na busca de viabilizá-los a custa do Estado público ? Gerindo recursos que eles não sabem onde estão ?
Principalmente numa cidade brutalmente desigual como Fortaleza onde o luxo convive lado a lado com a Miséria, o desperdício e o conforto para os privilegiados. É necessário também acabar com o desperdício que a gestão que a gestão pública gera em várias áreas como o Governo Cid. Deixando nítido a ausência de um projeto de cidade dialogado, que poderia ter sido construído de baixo para cima , aprofundando a democracia e fortalecendo novas lideranças. Por isso a prefeita teve que dizer que elege ate "um poste sem luz" e vai ter que fabricar um candidato? A consequência é que a maior parte da população não acredita mais no processo democrático e despreza esta politica.
É urgente novos porta-vozes que não traiam mais uma vez a democracia e a cidade!
Vivemos um projeto de país e de cidade que fortaleceu a compra de carros e não o transporte público. Um projeto que fortaleceu as Universidades e escolas privadas e não a educação publica. Um projeto que fortaleceu a corrupção e não a saúde publica. Estamos renunciando a esperança por atos e não por palavras. Fortalecendo cada dia mais a violência institucionalizada nos partidos políticos, na polícia, nas empresas, na defesa do dinheiro e não na construção dos direitos das politicas públicas. Por isso a maior parte dos nossos jovens que são massacrados nas escolas , em suas comunidades por falta de lazer, no trabalho mal pago, vem exercer a violência sobre o ditame da propaganda e das drogas.
Nossos líderes deveriam criar as condições para a tomada de consciência no exercício do poder , porem o que fazem ?
Por isso a urgência de novos lideres , uma vanguarda , que não tenham esta “experiência” do que hoje se chama politica , um jogo marcado e violento. Assim eles poderam caminhar por outros horizontes. Como diria Marcuse “ todo poder aos estudantes e a imaginação “ Unir a politica com a arte , a imaginação no poder!
“ Tentar traduzir na realidade as ideias e os valores mais avançados da imaginação. Isso prova que aprendemos alguma coisa de importante ; que a verdade não esta somente no racional ,mas também, e talvez mais, no imaginário”
Precisamos transformar a politica numa ética e numa estética .Criando caminhos para o que maior numero de pessoas possam se auto-organizar e tomar consciência da realidade e de seus desafios , que possam exercer todos os seus direitos e deveres. Estimular o espirito desta aventura é ultrapassar os limites de uma dura realidade. Resgatar os conselhos comunitários , aonde a igualdade e a confiança é restabelecida na politica. Não entre os chefes partidários mas entre os vizinhos. Desta forma podemos controlar os representantes, a classe politica, a burocracia e a corrupção. Sendo também uma forma de educar politicamente as comunidades. Fortalecendo seres autônomos, críticos ..Assim a democracia pode se enraizar dando vida a prefeitura , aos vereadores , a politica, as comunidades..
Porque sem isso , infelizmente , a cada “vitória da esquerda “. A manutenção dela no poder , torna o resultado cada vez pior , assim como foi na URSS e outros países.
Porem como mudar o caráter consumista , submisso e hedonista das pessoas que se rendem a estes projetos de poder ? Como seria possível potencializar uma subjetividade rebelde ? “Segundo Marcuse “ o lado subjetivo da transformação não tem a ver apenas com a consciência e com a ação guiada da inteligência, mas também com as emoções, com a estrutura pulsional”
Infelizmente nossas lideranças não tem tempo para debater estas questões . Eles buscam cada vez mais associar os esquemas de poder econômico e politico em nosso país e em nossa cidade. Agora a violência para se manter no poder é brutal, “despida de todas as falsas aparências de verdade e justiça” E muita propaganda e mentiras da Oligarquia que exigem o silêncio a qualquer preço
Valores como o bem e mal se transformaram em mercadorias e homens e coisas são definidas pelo seu valor mercantil. Um politico também é vendido como um produto e não impota o projeto para a cidade e nem fortalecer a organização politica das comunidades e das pessoas.
O nosso desafio é criar as condições para que as pessoas possam se educar e se organizar à luz dos desafios e prioridades de suas vidas e comunidades. Criar as condições para que elas possam exercer os vários papeis e potências do seu ser para erguer de baixo para cima novas atitudes políticas, culturais, econômicas, educacionais, sociais, ambientais...Criando novas formas de resistências a este tipo de sociedade e políticos que buscam enquadrar a tudo e a todos.
Deve-se buscar trabalhar a partir do que existe e não de projetos desenvolvidos do decimo andar sem contato direto com os problemas postos pela realidade dos oprimidos . Buscar avançar no sentido de mostrar as ligações existentes entre as questões reformistas e a necessária transformação do todo. Esta ação coletiva de homens e mulheres transcende a politica entendida como atividade de profissionais e militantes nos limites das instituições existentes.
Porem o que os políticos fazem com seu poder ? Quais os marcos da gestão que de fato mudou a vida das pessoas pobres ? Festas, material gratuito nas escolas, vereadores dominando hospitais isso não muda a realidade nem aprofunda a democracia.
Diante de uma sociedade opressora comandada pelo capitalismo neoliberal o que esta gestão deixa de legados ?
Poderíamos ter potencializado a capacidade critica e criativa das comunidades , incentivado a emancipação política, cultural, econômica e social destas populações apoiando caminhos e novas formas de viver em sociedade.
Porem o que vivenciamos foi a entrega desta gestão aos esquemas de poder tradicionais , o caminho mais fácil, unir-se aos lideres de Juracir, dividir a cidade , entregar-se aos interesses das construtoras e companhias de lixo, como os capitais e capitais imperam sobre as comunidades, não conversa com as pessoas, os aliados e com a equipe. E no ultimo minuto do jogo pedir socorro ao Governo Federal e ao PT para tentar recuperar o estrago que fez , e pedir à todos que esqueçam?
A esses tipos de lideranças não lhe foi ensinado a amar de verdade sua população por isso a traição em torno de mais um projeto de poder ; para que esta cidade pudesse antes de ser bela , ser cuidada e protegida. Quando os delírios se misturam com o ego e as vaidades é melhor desobedecer estes líderes.
Alguns anos atras ela negava o apoio e os feitos de Lula, hoje implora. Porem estes feitos são herdados , assim como Lenim entrega ao Stalin , um Império para governar da sua forma, e não de um dialogo com o povo.
Não podemos esquecer que Lideres como Mandela e Gandhi tiveram que dividir o pão com os inimigos porem nunca abriram mão das causas e da luta que os movia desde o inicio. Quando abrimos a mão, somos nós que nos traímos, e a todos que acreditaram que era possível dar espaço para que cada um aprenda a governar a si e a aos outros.
Por isso que precisamos que venha a tona as verdades , do que os gregos chamavam de ética!
Nenhum comentário:
Postar um comentário