SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

OS POLITICOS DO SECULO XXI – As possibilidades de felicidades em nossas sociedades.



Que poder é este que precisa de tantas armas para lidar com um indivíduo ?  Quando os direitos não estão garantidos a todos na pratica, os excluídos aumentam , os políticos chegam ao poder pela força e corrupção as custas destas misérias. Por falta de oportunidades dignas , maiorias estão cada vez mais dispostos a tudo para participar do reino dos nobres , do consumo e dos prazeres,  o individualismo aumenta , cada um no seu quadrado e por si sem ver o todo, o tecido social se rasga em pedaços sem vínculos, são estes  os nossos líderes ?  Sem qualidades,  sem projetos para além de mais prédios e estruturas , sem democracia, sem sonhos a compartilhar, sem credibilidade, apenas querem que as pessoas entendam o jogo visceral da política e o respeitem por matar pessoas,  inimigos , sonhos, ideias,  dignidades para se manterem no poder a qualquer custo e de qualquer jeito ? Não haverá ordem sem este debate, sem que novos caminhos e referências refaçam o pacto social em nossa sociedade, que foi quebrado de baixo para cima pela população na primavera brasileira de 2013. Independente dos acordos entre a quase a totalidade dos partidos políticos mantidos pelas negociatas do poder, nada pode calar um indivíduo que se organiza de baixo para cima, na internet  ou em qualquer lugar.


A nossa existência pessoal e social precisa de referências nas Instituições ate para acreditar nelas, neste caso o Estado brasileiro a cada dia perde todas referências e o respeito das pessoas.  A ordem pensada e planejada pelos políticos idiotas no décimo andar do poder é bastante distante dos sentidos e significados dados pela pessoas no dia a dia em suas vidas, ate isso eles pensam que controlam ?  A existência pragmática das pessoas necessita de paradigmas que lhe deem respostas ou seja estou votando pra que ? trabalhando pra que ? estudando pra que ?  A ordem política depende desta participação e os meios para isto tem que ser modificados e ate mesmo substituídos por outros mais adequados  a medida em que os seres humanos aumentam seu conhecimento e sua experiência. Novas formas são exigências de mais consciência e nada pode rende-las no percurso da história, elas semeiam revoluções, revoltas e transformações coletivas. Este é um pouco o papel de um verdadeiro líder forjado em suas experiências e conhecimentos e não nas maquinas burocráticas e estatais do poder, quem são maioria hoje no poder.


Os políticos tem que conhecer e ouvir a sociedade que dizem representar e tem  que ser transformados com ela. Hoje parece absurdo para alguns que se consideram Deuses na política mas o atual modelo de Estado , nem o Estado ou partidos políticos , de fato não  é o que há de mais avançado em termos de organização política de uma sociedade,  há milhares de exemplos no mundo e na História. Política não tem haver apenas com votos nas eleições, cerimônias, mandatos , são apenas dogmas e regras que estão sendo atualizados pelos seres e a história. A Busca por Entendimento, unir vontades, multiplicar bondades, sabedoria  e justiça é o que deveria mover a política e nada tem haver com votos garantidos dos miseráveis na marra pelo dinheiro roubado ou trocando favores entre os nobres.


Enquanto estas reflexões e mudanças não ganham o caráter publico, milhares de acontecimentos não planejados vão emergir no Brasil na luta e conquista  de pequenas sementes de felicidades na vida destes seres construindo as suas histórias, negadas e silenciadas pelos Governos.



Acontecimentos que provocam mudanças nas formas de olharmos os problemas, renascimentos das diferenças, ocasião oportuna que não devemos deixar passar visando provocar mudanças radicais e singulares em relação aos modelos e dogmas que tratamos como verdades permanentes, absolutas,invariantes, mais as sociedades e as leis mudam, ainda bem.


As sociedades e as leis mudam porque não somos infelizes por natureza e para sempre, temos que ré-encantar


o mundo.  Em busca destes acontecimentos capazes de rever os dogmas e criar novas formas singulares de ser, viver, ver, maravilhar-se, entender, de juntar as sementes de lucidez ao nosso redor. É por isso que todos fazem política em suas vidas . Mesmo nas quedas as coisas se agitam com o brilho da beleza.  É preciso recapturar estas luzes em nossa sociedade . É necessário as vezes fundirmos com as paisagens para reduzir o ego e evoluirmos com ela, fluindo com os acontecimentos ao nosso redor e apreendendo com eles. O tempo é a consciência oferecida a humanidade em busca de suas felicidades.  Isto não é simples para estruturas de poder que querem permanecer como tudo esta em seu beneficio e não das maiorias. 


As fantasias e propagandas hoje já não enganam ou iludem mais e estão cada vez mais pobres diante das realidades mais atraentes e as pessoas querem prova-las para sentir a vida pulsar. A vida como obra de arte em curso, desconhecida pelos políticos que deviam criar caminhos para elas se realizarem, iluminando os escuros do crimes, violência, baixa escolaridade, doenças e outros. Traduzir estas visões de felicidade em políticas públicas é nosso dever,dando-lhes sabor, sentimentos, saberes e recursos para  empreender estes caminhos sociais que dão sentidos aos prédios e poderes.


Enquanto isso vários acontecimentos estão mudando a vida ao nosso redor sendo compartilhados por seres , seus conhecimentos e experiências, transformados em sementes de felicidades em suas vidas e mudanças em nossa sociedade. Ao mesmo tempo corremos o risco cada vez mais perigoso da crueldades de políticos “crianças mimadas”. Necessitamos educa-los, a cada dia mais tornar flexíveis  os fios da realidade para aqueles que querem na marra endurece-los e fazemos isto misturando os fios da realidade com os fios sonhadores. Na incalculável quantia de ternura contida no mundo, no destino desta ternura que é esmagada, desperdiçada ou transformada em loucura,  correndo ao lado disto tudo, existe sim a possibilidade de felicidade em sociedade, precisamos faze-la fluir para construir o bem e belo em nossa vidas e comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário