SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 23 de setembro de 2017

IMPOSTO SOBRE ROBOS , INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E RENDA MÍNIMA .



DEPENDENDO DE QUEM você pergunta, os robôs e a inteligência artificial estão querendo levar seu emprego, ou você está perfeitamente seguro, pelo menos para um futuro próximo. A verdade é que a automação sempre tem e sempre colocará as pessoas fora do trabalho. É só que desta vez, mesmo empregos altamente qualificados podem estar em perigo. E isso tem algumas pessoas temendo um momento em que os robôs e AI levantam a mão-de-obra humana.

Incluído entre essas pessoas, a supervisora ​​de San Francisco, Jane Kim, lançou quarta-feira uma campanha intitulada "O Programa Jobs of the Future Fund" para estudar o imposto de "folha de pagamento" em todo o estado sobre máquinas de roubo de emprego. Os rendimentos do imposto iriam financiar coisas como reciclagem, faculdade comunitária gratuita ou talvez uma contrapartida básica de renda básica - Kim pensa que poderia tornar um futuro robótico mais suportável para humanos.

Kim teve a idéia de um imposto de robô de Bill Gates, que mencionou isso em uma entrevista em fevereiro. Desde então, ela vem se encontrando com as partes interessadas - sindicatos e tipos de negócios e outros - sobre como San Francisco e a Califórnia podem explorar tal coisa.

Entre os problemas com um imposto de robô: o que é um robô? Mesmo os roboticistas têm dificuldade em concordar. AI que rouba um emprego conta como um robô? (Não, mas você provavelmente gostaria de tributá-lo se você se comprometer com isso.) "Nós ainda estamos trabalhando no que define o robô e o que define o deslocamento do trabalho", diz Kim. "E assim anunciar a abertura do comitê de campanha também nos permitirá ter discussões em todo o estado em termos de como seria a medida atual".

4 coisas que os robôs precisam aprender antes de trabalhar com seres humanos

O que significa que Kim não está chamando a legislatura estadual amanhã e exigindo que promulguem um imposto de robô. Isso é para ser um fórum público, expandindo as conversas que ela teve com as partes interessadas para incluir californianos regulares. Isso significa falar sobre os programas que ela acredita que o estado pode precisar para enfrentar uma economia transformadora e como financiá-los. O que não significa imposto de robô. "Talvez, no final, isso se transformará em um tipo diferente de imposto ou em um tipo diferente de fonte de receita", diz Kim.

Seja ou não prático ou eficaz, as propostas para um "imposto de robô" refletem a crescente preocupação com a crescente sofisticação de máquinas e softwares. Tais avanços prometem melhorar nossa vida, mas também estão questionando o pânico existencial. Porque ele não apenas mantém você alimentado em grande parte, você define. Então, o que significa ser humano se uma máquina só puder e entrar em seu lugar?

Kim não encontrará suporte universal para um imposto de folha de pagamento robô. Gates desencadeou uma tempestade com suas declarações. As empresas, como você pode imaginar, não gostarão particularmente de outro imposto.

Nem todos os alunos do campo concordam que esta nova automação irá prejudicar a força de trabalho. "Estas são novas tecnologias, são tecnologias diferentes, mas não está claro que isso signifique qualquer coisa", diz Dean Baker, co-fundador do Centro de Pesquisa Econômica e Política. "Havia muitas menos pessoas necessárias para construir um carro em 73 do que em 47, mas não houve desemprego em massa".

Esta onda de automação é fundamentalmente diferente, porém, porque trata-se de software, além de hardware. O aumento da AI significa que mesmo os trabalhos de colarinho branco podem não ser seguros. (Pense em quão repetitivo é seu trabalho e quão fácil seria para a máquina realmente inteligente fazê-lo.)

Complicar questões é o fato de que robôs e IA complementarão muitos trabalhos, não os eliminariam. Afinal, o software que você usa para fazer seu trabalho é consideravelmente mais útil do que era até cinco anos atrás. Isso e uma nova classe de robôs colaborativos estão trabalhando cada vez mais junto de trabalhadores.

Isso teoricamente aumentaria a produtividade e reduziria as horas humanas. Então, o que isso significa para um imposto de robô? "Na sua forma mais simples, estamos a olhar para robôs que ocupam empregos humanos", diz Kim. "Nós sabemos que não vai ser tão simples, porque a automação será em grande parte automatizando tarefas versus empregos".

O objetivo de Kim não é empurrar o imposto estatal do robô para baixo da garganta da Califórnia. É fazer com que a sociedade fale sobre uma força de trabalho futura que será fundamentalmente diferente, não importa onde a automação nos leve. As máquinas estão chegando - agora é apenas uma questão de cobrança de pedágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário