SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

EU SOU BRASILEIRO CADA UM POR SI E O QUE PENSA DIFERENTE QUE SE FODA!




Eu sou Brasileiro de todas classes e nenhuma.  Eu tenho todos os direitos e nenhum.  Eu faço parte de uma cultura que consegue enxergar 50 tons de povo aonde cada um por si e foda se o outro.  

Nós somos o país das sínteses dos absurdos. Talvez sejamos o único capaz de produzir um Bolsonaro no mundo, o Coronel Ciro de esquerda produzido com dinheiro do Estado há décadas  sem histórico de lutas nas ruas ou nos movimentos sociais,  um Banqueiro que serve a todos os senhores sem achar que ele que foi servido,  outro Banqueiro que acha que produziu um partido novo porque de varias formas juntou assinaturas, um trabalhador que fez parte como presidente do maior assalto aos cofres públicos do país em nome do povo, uma ecologista que precisa criar um discurso de direita e de esquerda para afirmar o contraditório como proposta, uma social democracia em que todos se dizem tucanos mais que não fazem campanha nas ruas esperando que o tempo de TV, as alianças, os não sociais democratas nos Estados resolvam seus problemas. 



Eu sou o Brasileiro que em 20 dias vamos juntos definir o futuro do Brasil mas no presente e no passado não consideramos  os pobres nossos irmãos porque eles mesmos se vêem como de direita ou de esquerda independente de sua classe, do lugar que moram, ou do que tem ou que nunca tiveram. Eu sou Brasileiro de classe media me sinto parte da classe alta no país das desigualdades que afetam a todos mas me salvo pelos privilégios. Eu sou um Brasileiro professor universitário de esquerda ou funcionário publico da elite  do Estado que odeia pobre que ando de carro importado e vivo nos shoppings, viagens e bairros nobres mas  apenas para alguns seu discurso vive nos meios dos pobres desde que protejam seus privilégios. Eu sou um brasileiro artista que dependendo de quem financia meu shows e sites esta arte esta a venda para votar. 

O Brasil precisa criar uma narrativa nova mas precisa de novos personagens mais autênticos e verdadeiros para que esta historias tenha propósitos, causas e não apenas interesses vendidos caros .  Empresários que são frutos do Estado,  Lideres ditos de esquerda membros de oligarquias ou donos de gangues partidárias, elites financeiras que vivem de pesquisas eleitorais para manter as taxas de juro e não do mercado, militares que acham que a politica esta a serviço de suas loucuras e delírios. Felizmente um nova historia  começa não pelos extremos , aonde o que cada um afirma que vai fazer, parte da exclusão brutal do outro lado que simplesmente discorda destes caminhos ou pensa diferente.



Se analisarmos friamente as eleições sabemos que é impossível qualquer transformação no Brasil que não parta de um dialogo e uma ação conjunta entre os dois lados. Simples não existe capital sem trabalho, só no Brasil querem criar esta inovação escondendo a escravidão e a miséria,  não existe agrobusiness sem gente no campo produzindo, ciência e tecnologia que dita os rumos do presente e do futuro sem Universidades, Cultura sem artistas e a liberdade que da vida a arte, meio ambiente sem preservação e politica sem direitos e deveres.

Os desafios no Brasil além de numéricos são éticos em relação as prioridades publicas. Tudo começa em qualquer  lugar do mundo pelas vidas das pessoas ou seja como elas vão trabalhar, ter acesso a uma educação de qualidade , onde morar com saneamento , lazer, cultura e segurança.  Porem será que é possível apreender a construir isso com as pessoas , a compartilhar estes desafios com a sociedade indo além das podres narrativas das alianças entre gangues partidárias, oligarquias e elites que vivem do Estado e dinheiro publico empurrando de cima para baixo o que as pessoas não precisam , fazendo os brasileiros brigarem entre si não por propostas que mudem suas vidas mas pelas gangues momentâneas que fazemos parte apenas para gritar sem construir propostas ou caminhos coletivos que inclua o outro, que pensa diferente, mas que é Brasileiro .


Somos Brasileiros no país dos extremos sem líderes porque nossa estrutura politica e partidária impede a todo custo que novos personagens possam emergir e construir novas historias e caminhos . Temos nos habituado a viver nossa esquizofrenia e loucuras como real e esperamos que cada um acredite nas loucuras que os extremos pregam mesmo que todos sofrem as mesmas consequências  das desigualdades e brutais violências .    

Será que é tão difícil escutar a voz das pessoas ? sem diagnósticos prévios, ideologias e programas desenhados por especialistas que castram o potencial e autonomia das pessoas , desrespeitando seus contextos , localidades e suas capacidades de resolveram seus problemas , conectando as cidades com os recursos federais e estaduais. Sim precisamos de diversos caminhos e não únicos pois vivemos em diversos Brasis.  É o dialogo e a soma deste caminhos que através deles podemos juntos construir um novo Brasil com novos personagens em nossa historia.  Somos Novos Brasileiros capaz de criticar nossa historia para construir os alicerces de uma Nação Brasileira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário