SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 12 de janeiro de 2019

O TERRORISMO E A CORRUPÇÃO NO CEARA TEM DÉCADAS ASSIM COMO A OLIGARQUIA NO PODER.



Diversas fatos que o Governador Camilo e Ciro Ferreira Gomes omitem para imprensa nacional e parecem esquecer quando são responsáveis pela omissão. 

A revista ISTOÉ na primeira semana de fevereiro de 2018 , na sua seção COMPORTAMENTO, traz uma matéria que relata o crime organizado no Estado do Ceará, dando destaque à Cidade de Fortaleza como A capital mais violenta do Brasil. E não é pra menos, pois nos últimos anos, diversos fatos têm colocado o Estado cearense sempre classificado, quando não em primeiro, mas entre os primeiros colocados em relação à insegurança, perigo, medo e terror. Para se ter uma ideia, a Cidade de Fortaleza está entre as mais perigosas do mundo e a pior do Brasil.

A verdade é que no Ceara impera algumas condições que favorecem a instalação e a permanência do crime organizado tais como um exercito gigantesco de jovens nas periferias prontos para executar as ordens do tráfico e proteger os chefes, lavagem de dinheiro sem fiscalização como vimos nos casos dos chefes do PCC mortos no Ceara , um mercado consumidor ampliado pelo turismo nacional e internacional, porto e aeroporto com voos internacionais usados pelo tráfico com casos de apreensão,  omissão do poder publico durante décadas aonde o que era pequeno cresceu e virou terror, abandono das comunidades pobres pelo Estado aonde o crime determina a lei como detalharemos agora o passo a passo da instalação do crime organizado no Ceara.  A omissão sobre corrupção e violência no Ceara se soma .

O crime organizado no Estado do Ceará tem repercussão internacional em razão dos acontecimentos bárbaros e atos terroristas promovidos por diversas facções que dominam a capital e se espalham por todo o estado. Foram 3 chacinas nos últimos meses.  O medo e a insegurança são companheiros inseparáveis do cidadão cearense que está a mercê dos bandidos, além de viverem sem nenhuma expectativa de ajuda provinda das autoridades, as quais são também, alvos dos criminosos. Portanto, o descaso público parece ter um grande motivo, além da perda total do controle da situação.


As facções expulsam famílias em alguns bairros de Fortaleza com o intuito de tomarem o território totalmente para si. Algumas casas são demolidas e até incendiadas por eles. Quem se negar a sair será punido com a própria morte. Condomínios do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, estão sendo alvos de facções em alguns bairros. Criminosos se apoderam da área, criam uma sede de facção, expulsam moradores ou aterrorizam o local.


Diversos bairros da capital já estão governados por facções que ditam normas para moradores, e também para estranhos que chegam no bairro. Várias pessoas já foram assassinadas  pelo simples fato de trafegarem em carros com vidros fechados ou em motos sem tirar o capacete.
  

Juízes, delegados, promotores, prefeitos, governador e qualquer outra autoridade são coagidos pelo crime organizado, sob pena de tragédias ocorrerem contra si, familiares ou contra o patrimônio público.
  


A Assembleia Legislativa do Ceará já esteve na mira de um carro-bomba como ameaça de criminosos, após a decisão dos deputados e do governador de colocarem bloqueadores de celulares em todos os presídios da capital. Essa guerra foi perdida pelas autoridades do estado. Outra ameaça de bomba foi contra um dos grandes Fóruns da cidade.

De dentro dos presídios são emitidas as ordens de perigosos bandidos para execução de crimes diversos que são prontamente atendidas por seus executores que estão em liberdade. É também de dentro dos presídios que são realizados crimes de extorsão e estelionato contra cidadãos. Bandidos se passam por membros de operadoras de cartões de crédito, de financeiras, de bancos e de operadoras de telefonia celular, entre outras companhias.  A disposição de telefonia celular para presos em penitenciárias do Ceará tem facilitado muito a realização de crimes diversos em todo o estado. Para zombar das autoridades do Estado, os criminosos reivindicam por penitenciárias independentes para os membros das diversas facções, ou seja, uma penitenciária equipada de mordomias para cada facção.  O Governador Camilo mentiu na campanha quando disse que os bloqueadores foram instalados.


Nunca na história do Estado havia morrido tantos policiais quanto nos últimos quatro anos. Dezenas de combatentes, em cada ano, tiveram suas vidas ceifadas, vitimados pelo crime organizado. Viaturas de polícia foram incendiadas, metralhadas; delegacias foram apedrejadas e metralhadas, numa prova de que existe realmente uma guerra travada, um terrorismo que amedronta até mesmo todas as autoridades do estado.

Depois de algumas chacinas ocorridas nos em Fortaleza e na cadeia de Itapajé, a 120 quilômetros da capital, a cidade e o Estado tiveram repercussão internacional. Tais fatos, entre os já muito existentes, fizeram com que o Governador do Estado, Camilo Santana(foto), fosse pressionado a tomar algumas medidas urgentes, juntamente com todas as autoridades do Estado e com auxílio do governo federal. A coisa é muito delicada levando em conta o grau da situação com que se encontra o Estado do Ceará. O tráfico de drogas e as facções dominam grande parte do território cearense. Tudo poderia ter sido evitado alguns anos antes, quando havia apenas as ameaças de crime organizado se formar na capital. Todavia, as autoridades fizeram vistas grossas e houve o descaso público. Agora a guerra será a principal opção no rumo à supressão deste mal que assola o povo do Ceará.

A insegurança da Cidade de Fortaleza está em todos os lugares: nas escolas, nos coletivos, nas ruas, nas lojas, nos hospitais, nos bairros, etc.. O medo tomou conta da cidade, e o mal já contaminou em grande escala os municípios da região metropolitana do estado. Está se espalhando feito peste sem controle, rumo a todo o Estado. Até mesmo as cidades do interior cearense que dantes eram consideradas pacíficas, agora já não podem mais ser chamadas assim e estão dominadas pelo crime organizado.
    

Tudo isto é reflexo de um país sem lei, políticos corruptos e uma classe política que mais parece estar condizente e conivente com o crime organizado. Enquanto isso Camilo , Ferreira Gomes e as oligarquias fazem de tudo para permanecer no poder omitindo informações e vendendo o fantástico mundo de Bob no meio das eleições. 


Esperamos há décadas a mesma coragem do Governo Camilo e Ciro Gomes para combater o Terrorismo e a Corrupção. O que deu coragem agora foi a força nacional ? O problema começou pequeno e foi crescendo quando toda população sentiu com a pele que se perdeu o controle e o Governador com toda sua experiência de junior das oligarquias dizia que não , assim como Ciro dizia outros absurdos que agora esta como sempre dizendo o contrário para ganhar mais uma manchete. E agora Governador pode pedir desculpas a população pelas mentiras e absurdos que disse ou não tem coragem para isso ? pela omissão nas eleições . 

Todas as ambulâncias, prédios públicos, ônibus e outros que também foram tocado fogo com o dinheiro roubado da corrupção ou melhor nem existiram porque o dinheiro foi para outros lugares também é uma forma de terrorismo . Somado aos acordos que o Governo e a família Ferreira Gomes fazem com as famílias e as gangues partidárias para se manter no poder mudando de partidos, aliados e trocando cargos públicos sem um mínimo de competência também é uma forma de terrorismo contra a população que sofre as consequências em suas vidas e pela omissão gera o avanço do crime organizado. Vários terrorismos co existem como de onde vem e como se paga as campanhas milionários no Ceara ? se somam como causas para o que vemos nas ruas e nas vidas das pessoas.



Será que pela venda de terrenos, urbanização de determinadas áreas em detrimento das comunidades pobres, venda e compra de imóveis em Fortaleza e no Ceara, nome dos sócios de empresas que fazem negócios com o Governo , empresas que recebem incentivos fiscais ao invés de pagar impostos para saúde, educação, tirar as pessoas da pobreza, e outras. Será que o Governo tem coragem de enfrentar os caminhos que podem estar levando a lavagem de dinheiro no Ceara ou enricar alguns as custos do Estado público ? a combater a corrupção ?  e lembrar que estes dois tipos de terrorismo estão ligados na evolução do problema e na vida dos jovens que se entregam ao crime. 

A verdade é que a covardia do Governador e dos Ferreira Gomes diante do caso do Aquário, Tatuzões, JBS, Usina do Cariri e outros é absurdo. 


O Governo do Ceara sempre foi fā do espetáculo e do marketing ele não gosta de coisas simples, de fazer o básico , de fiscalizar dinheiro publico , de nomear pessoas por competência que melhorem o impacto de politicas públicas, de economizar diante de tantos delírios e absurdos como Aquário, Tatuzões e outros. O que gosta tipo Ciro Gomes é de aparecer e de falar com a mídia, de falar mal das pessoas como Camilo e Ciro Gomes fizeram com Sergio Moro e depois a realidade nua e crua que provocam com seus atos exigirem menos discursos vazios , mentiras e pirotecnia.

O tráfico não é estadual muito menos nacional e sim internacional. O que observamos no Ceara são consequências de uma indústria que já rendou países como México e Colômbia assim como seus exércitos, polícia e outros. O terrorismo provocado contra a população é o resultado de uma guerra que começa pelo domínio de ruas, comunidades e cidades no Ceara que há anos atuam sobre o olhar de todos e morte de milhares de jovens que diga de passagem o Governo do Ceara se cala para o exército de reserva que ele mesmo ajudou a formar por falta de oportunidades ; enquanto isso as mesmas famílias se perpetuam no poder ha décadas com campanhas milionárias e enriquecem alguns com incentivos, negócios com o Estado, cargos e orçamentos públicos para os juniores e agora os netos apreenderem as custas do Estado público e das vidas e miséria do povo cearense.

O Governador e os Ferreira Gomes mantem tudo isso usando a força num grande pacto entre as famílias e as gangues partidárias que dividem o Estado publico entre si e inviabiliza a democracia com o terror politico que somado ao crime organizado e a corrupção gera o que vivemos no Ceara.

Portanto o Governo vai reduzir o exercito de reserva do tráfico com oportunidades para jovens ? vai vencer a Guerra usando armas e protegendo todos os lugares que são possíveis os ataques na calada da noite ? a transferência de presos vai eliminar o comando de ações ? Se estudarem aonde se conseguiu vencer alguns efeitos do trafico poderão aprender alguns caminhos que são básicos como combate a corrupção, cultura , oportunidade de vida, fechar os caminhos de lavagem de dinheiro com venda de imóveis e outros, combater o turismo que gera mercado para drogas , aplicar a lei para todos independente das famílias e gangues partidárias , ter a coragem de dizer a verdade e ao  invés de fazer acordos e mentir para população como o Governador disse há poucos meses que estava tudo sobre controle.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário