Davi derrotou Golias não por um milagre mas por sua capacidade de se locomover rápido ao redor de um gigante que carregava uma armadura pesada e corrompida, também porque tinha treinado bastante arremessar a longa distância uma pequena pedra que derrubou o Gigante Golias na hora certa! Hoje milhares de Davis, pessoas lisas sem dinheiro, sem ser de famílias políticas ou ricas, se movimentam pela cidade de forma livre. Elas carregam em seus corações assim como Davi, DEUS, e o sofrimento e a alegria de várias gerações que viram seus pais pagarem com suas vidas em suas comunidades, a falta de direitos, as desigualdades de oportunidades, e nunca tiveram a mesma chance de expressar seus talentos e dons, mas mesmo assim construíram um vida digna para suas famílias, sem se render ao crime e aos ricos que compram votos para viver de roubar a Prefeitura e o Governo.
Assim como o Estado não pode ser aparelhado nem pela esquerda ou direita! A resistência em Fortaleza não está em militantes profissionais de partidos que passaram mais de uma década aparelhando estruturas públicas, roubando para comprar votos, igual a Oligarquia e as históricas elites que criticam, repetem palavras como papagaios que conversam apenas entre si, e querem obrigar outros a fazer o mesmo, ideologias que resultaram em ditaduras e opressão na URSS, Leste Europeu, Cuba e outros. Esse período conclui seu ciclo em 1989!
A Mudança em Fortaleza nasce de seus filhos que nasceram nas periferias para lutar por dias melhores , está na dinâmica dessa cidade em sobreviver, se adaptar de forma dinâmica e complexa, e enfrentar a corrupção e mentiras das Oligarquias, elites e militantes profissionais.
Assim como sementes que foram plantadas em terras secas, décadas atrás, elas geraram árvores com suas famílias e agora temos uma geração de frutos dispostos a lutar contra poderes corruptos, violentos e brutais que continuam há décadas a matar milhares de vidas .
Felizmente a água não para de fluir, ela segue seu propósito e causa, passa por um pequeno buraco se for preciso, e segue seu caminho para logo a frente descer numa linda cachoeira e seguir o curso da história. Assim como a vida, os elementos biológicos e quimicos, apreendemos a interagir todos os dias de forma dinâmica e complexa com elementos diferentes e nos adaptar as novas circunstâncias, evoluirmos, mas não esquecemos nosso passado de onde viemos, assim como para onde vamos, os propósitos e as causas que alimentam nossas vidas e corações. Deus!
Fortaleza é como um cérebro, uma inteligência coletiva, temos que juntos reunir as melhores ideias de todos os lugares e pessoas, e construir caminhos por novas formas de viver, governar e gerar uma economia prospera numa Fortaleza ecológica e digital em cada um de nossos bairros e comunidades.
Fortaleza sempre surpreende aos poderosos de direita e esquerda, vários pequenos movimentos JUNTOS em rede desencadeiam grandes transformações, agregando novas partes na jornada, inovando pelo caminho, se auto organizando, temos que dar espaço para pessoas criarem uma nova cidade que possa emergir de seus sonhos, dons e potencial. Davis precisam nascer todos os dias para lutar por nossa Fortaleza.
Essa dinâmica interna se soma aos desafios externos que nos tornam a cada dia mais fortes e velozes produzindo mudanças rápidas e profundas. Antecipamos assim o futuro buscando novos caminhos interativos, agregando aos que já deram certo. Essa flexibilidade é nossa Fortaleza, ela gera em seu seio a busca por uma paz social, a busca de uma ausência de competição brutal e violências, aonde vários grupos e identidades sociais possam apreender a construir juntos, coexistir e compartilhar desafios comuns! Esse é o caminho gerado por um verdadeiro líder que se propõe a ser maestro de uma Fortaleza, infelizmente desigual, mas ao mesmo tempo humana, rica, dinâmica, complexa e ecológica. Necessitamos apreender a conectar fios diferentes e tecer novos futuros que transforme vidas, ao mesmo tempo que com as capacidades e dons das pessoas mudem a cidade que vivemos.
Mesmo diante do cenário atual, de Pandemia do Corona e de brutais violências e corrupção criminosa, assaltando a cidade de todas as formas. Necessitamos a partir da perspectiva ecológica e sistêmica compreender as transformações ambientais, tecnológicas, urbanas, econômicas e politicas de nossa época. Conectar e compreender os porquês numa visão sistêmica do afrouxamento das regulamentações governamentais, a explosão das desigualdades sociais, o colapso ecológico, e a ascensão do populismo.
Infelizmente não existe uma cidade comum que nos una, fomos excluídos pelas Oligarquias corruptas que se julgam donas da cidade, vivemos em diferentes Fortalezas, observamos a explosão das desigualdades, violências e corrupção. Porem ao invés de deixar que falsas companhas e promessas como sempre nos desorientem! É PRECISO ESCOLHER UM LUGAR COMUM AONDE POSSAMOS CAMINHAR JUNTOS E CONHECER ESTAS DIFERENTES FORTALEZAS. Criar uma Mapa de novas paisagens e possibilidades na qual são redefinidos não apenas o amor a vida pública de verdadeiros líderes como Davi mas o papel que cada cidadão tem na reconstrução de nossa cidade destruída e roubada. Resgatar em cada um de nós a coragem de empreender e lutar por uma Fortaleza que vive em cada um de nós, motor de reflexões, ações e mudanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário