O Banco do Nordeste, o Banco do Brasil e outros Bancos públicos e privados acham que vão sobreviver as Fintechs e mudanças tecnológicas com seus custos e juros altos, as custas do desemprego de milhões e uma economia com baixa competitividade por falta de acesso a crédito principalmente para pequenas e médias empresas. Essa mesma disrupção tecnológica, somada a indignação e revoltas populares, deve acontecer no Estado e na politica brasileira que esta completamente podre em suas estruturas partidárias e governamentais ou seja ela como os Bancos há tempos não cumprem sua missões com a sociedade. Apenas são estruturas que servem para proteger alguns interesses, incluindo suas burocracias e dirigentes, que sobrevivem as custas de escalas e publicidade que escondem os alicerces podres da sociedade brasileira que se alimenta de tragédias.
Podemos mencionar as cem mil mortes pela pandemia mas tem outras bem piores como mais de um milhão de pessoas foram mortas por armas de fogo nos últimos 30 anos, e se conseguimos calcular as mortes geradas por doenças e outros problemas sociais provocados pela miséria e corrupção, os números são maiores do que guerras mundiais acontecendo apenas no território brasileiro!
Quem se importa com milhões de vidas ? Políticos corruptos membros de Oligarquias e gangues partidárias, Bancos, Mídia, Burocratas governamentais, Elites econômicas e outros? Claro que não! O tamanho da ignorância, insensibilidade e injustiças sociais são proporcionais as mortes de milhões de vida, a busca de um convívio humano, cidadania e vínculos sociais não chega as periferias e zona rurais brasileiras.
O problema não é dinheiro são 300 bilhões gastos com presídios, segurança e polícia, outros bilhões gastos com corrupção e campanhas milionárias , e outro trilhão gasto com politicas publicas fragmentadas e sem impacto social. Isso todo ano! Da mesma forma que todo ano milhares de pessoas morrem por homicídios e miséria.
É tão difícil que pessoas tenham uma boa casa para viver e cuidar de seus filhos e terem espaço para estudar e brincar ? É tão difícil as pessoas terem o comer e não ter doenças provocadas pela fome ? É tão difícil as pessoas terem acesso a arte e educação e não ficarem reféns do crime e da violência ? Essas são as verdadeiras revoluções que o Brasil precisa!
Apreender a cuidar de seus filhos sem privilégios e sem corrupção para alguns as custas de milhões. Essa revolução além de menores custos com hospitais e segurança, irá gerar produção de riquezas e mercado consumidor que tornara nossas elites mais ricas como assim fizeram vários países pelo mundo como EUA, Inglaterra, Canadá, Israel, Japão e outros. Porem a verdadeira conquista será vivermos como uma nação e compartilhar a vida de uma grande família com dignidade, amor pela sua vida e do outro, proteção e cidadania para sua família e do outro, enfim uma ética e estética coletiva e não apenas individual do salve se quem puder !
O Brasil acha que a politicagem segura a história que nossos reis das Oligarquias e gangues partidárias podem impedir as transformações tecnológicas, ambientais, econômicas e sociais. O que temos feito é ampliar nossas tragédias em escala ao mesmo tempo que tentam calar a rebeldia com mais insensibilidades e ignorâncias de pessoas que se acham donos do Brasil . No meio desse caos surge uma nação que cumprira sua justiça e missão histórica com milhões de pessoas que foram mortas por brutais desigualdades. O caminho será sempre pela nossa capacidade de nos tornar mais humanos, justos, e livres superando nossos desafios coletivos não pela politicagem das gangues ou oligarquias A , B, ou C e sim por pessoas simples mudando suas famílias, comunidades, bairros, cidades, Estado e Brasil; assim como sementes geramos uma nova colheita com a qualidade de nossos valores e dons. Uma inteligência que se manifesta em novas ideias e atitudes indo alem do que nossas Escolas e Universidades tentam reduzir ou controlar com saberes que infelizmente não ganham vida e transforma vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário