As ideias têm o poder de aprisionar ou de libertar e isso depende de como escolhemos viver. Isso mesmo as palavras expressam a vida, o que sentimos, sonhamos, e como nos libertamos das grades do medo e da vergonha que impedem o desenvolvimento de nosso ser e de como lutamos para transformar a sociedade que vivemos de seus podres poderes. Necessitamos de luz, energia, alimento e água para viver. O resto podemos construir transformando nossa vida e a comunidade que vivemos.
Muitas vezes percorremos as mesmas ruas mas algo mudou ? As paisagens mudam ou mudamos nós? O tempo anda para frente ou para trás ? tudo ao mesmo tempo. Os fios vindo de todas as expressões de nosso ser quando reproduzimos comportamentos bons e ruins ou criamos novos, se ligam com os desafios e as diversas formas que a sociedade busca nos moldar com algumas formas de ser, pensar e viver que buscam nos encaixar em modelos pre determinados pelos poderes da época que vivemos ou nos libertar com nossa vontade interior e exterior.
Quanto mais e melhor expressarmos o amor nos libertamos do ódio, o saber nos libertamos da ignorância, a fé nos libertamos do vazio e do vácuo quando achamos que somos Deuses, as causas nos libertam dos podres poderes, a arte do que é feio e ruim, assim o belo, o bom, e o justo caminham juntos em nossa vida. A técnica modela o mundo e nos modela muito mais do que o trabalho por isso que precisamos de Ciência e sabedoria para viver. Sim também necessitamos do outro e dos outros que pensam diferente para sermos orquestra e juntos tocamos a música de uma vida , Universo em expansão e múltiplos e diversos desafios. Onde todos são importantes. Necessitamos empreender, sabendo e sentindo, agindo com a mente corpo num ecossistema do qual somos ele; pois só expressamos nosso ser no ambiente do qual somos ao mesmo ruptura e evolução.
Cada livro e cada autor tem o poder de nos educar com suas práticas pedagógicas, sociais , econômicas, ambientais, artísticas, científicas, tecnológicas e outras. Muito mais do que ideias elas expressam como esses seres mudaram a época em que viviam , eles resolveram escrever a história e não apenas vive-la, escolheram os caminhos da democracia e da liberdade de expressão, expressando suas dores, sonhos, ideias; e construindo e caminhando novas formas de ser, pensar, educar, viver e governar.
Se quisermos sermos livres temos que ter coragem de expressar nosso ser através de nossas vidas, necessitamos nos educar por múltiplos caminhos e dimensões humanas como o trabalho, educação, arte, tecnologia e por nossas relações políticas e sociais; e como compartilhamos nossa vida com nosso corpo, família, Deus e a natureza do qual somos frutos.
Empreendendo sonhos de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário