Enquanto assisto as Olimpíadas no Japão, fui comparando o resultado de nossos atletas que ocupam esses espaços pelo talento e suor com pouco ou nenhum apoio comparados com outros países e suas respectivas Economias e Educações , ou seja como a politica afeta todas áreas do nosso Brasil. O Brasil é o celeiro do mundo enquanto 19 milhões de pessoas passam fome. 14 milhões de desempregados enquanto na política brasileira prosperam os que mais roubam e mentem há décadas. O absurdo é que diferente de outros países de economias desenvolvidas, eles não podem ser presos nem em primeira nem segunda instância, são alimentados por fundos bilionários por partidos sem democracia onde dirigentes se perpetuam vivendo do Estado brasileiro. Não temos direita nem esquerda pois ambos negociam seus votos e apoios, independente de ideologia, se mantendo no poder a qualquer preço. O nome disso no mundo todo ou estudados nas Universidades é Sociedade de ladrões ou Máfias compostas por Oligarquias políticas, elites e gangues partidárias que trocam moedas entre si enriquecendo pelo Estado.
Como pensar a economia e a educação neste Brasil ? Sem regras e sem leis, salve se quem puder, cada um nos seus feudos. Infelizmente possuímos instituições públicas aparelhadas incluindo Escolas, Universidades, Bancos públicos e outros. Muitos funcionários públicos se julgam donos das instituições e fazem acordos com políticos, gangues partidárias e elites para definir prioridades e demandas privadas com recursos públicos. Em qualquer país do mundo isso inviabiliza a economia, produtividade, acesso e igualdade de oportunidades. Porque mais importante que ter um Doutorado ou ter estudado no Brasil é ter um amigo, aliado político, ou ser membro de um partido ganhando ou herdando privilégios, contratos, cargos ou sendo empresário membro de um esquema de corrupção.
Eu gostaria de frisar as desigualdades, criminalidades e violências ; isso gera crime organizado de drogas e outros. Os cartéis são apenas mais uma das Máfias existentes, incluindo empresariais, políticas, judiciárias, e outras que se associam entre si, produzindo uma Sociedade de Ladrões. Infelizmente em nossas Escolas e Universidades não se ensina muitas vezes o verdadeiro, o bem, o belo, o justo, os valores da cidadania. Até a Escola e Universidade é aparelhada por interesses corporativistas ora dos funcionários públicos, ora de empresas, ora de políticos, ora de igrejas, quase nunca dos direitos e deveres constitucionais daquele cidadão que lá estuda. Não é novidade para ninguém que a mesma casa ou comunidade pobre que uma pessoa nasceu há décadas vai morrer lá em piores circunstâncias sem ascensão social muitas vezes escravizada e violentada de diversas formas apesar dos discursos da direita e esquerda brasileira.
As políticas públicas econômicas, educacionais e outras são ilusões para grande maioria pois elas atendem minorias de forma fragmentada, apesar de bilhões gastos com a mídia para alimentar egos e disputas de interesses entre a sociedade de ladrões. Hoje sabemos que morreram mais de 550 mil pessoas pela Covid mas ninguém comenta 1 milhão de jovens mortos nos últimos anos porque numa Sociedade de ladrões, as vidas não importam apenas o circo e o teatro que cada um representa sem esclarecer ao povo todas as consequências de seus roubos pagos com vidas e brutais desigualdades.
O que outras sociedades fizeram diante de um banquete para poucos e fome e miséria para maioria? Fizeram a Revolução Francesa e cortaram a cabeça do rei. O que outras sociedades fizeram diante de tanta pobreza e violências ? Fizeram as Revoluções russa, cubana, chinesa e outras em benefício de burocracias partidárias, e fome e miséria para maioria. Outros países mesmo saindo de guerras como EUA, Japão, Alemanha, Canadá e outros preferiam investir de verdade em suas economias, educação e leis. Sim eles prenderam os ladrões ou sonegadores de impostos como Al Capone. No Brasil empresários enriquecem com incentivos fiscais e financiamentos públicos escondidos em caixas pretas de bancos públicos dominados por burocratas com ensino superior. Nos países com economias desenvolvidas como Europa as políticas educacionais se somam com políticas sociais, saúde, alimentos e crédito para que as pessoas alcancem o desenvolvimento humano e alavanquem sua economia. Uma receita simples mas que depende de que a maioria assuma o controle do Brasil e não os ladrões. Por exemplo, quem mantém o futebol no Brasil são milhões de torcedores e sonhos das crianças, mas uma minoria controla a CBF.
Bem eu tive um sonho com milhões de pessoas olhando para um pedaço de carne que não podiam comer, enquanto os bois voavam, outros massacrados por sua cor, outros estavam presos por crimes bem menores do que os cometidos por políticos que mentiam sem falar de como são eleitos e como ficaram ricos mesmo falando em justiça, outros milhões estavam presos em suas próprias casas cercados pelo crime sem viver, em situações semelhantes as vividas no México e Colômbia, vi igrejas lotadas onde pastores roubam seus fiéis em nome de Deus, vi funcionários públicos em Bancos e Universidades silenciaram sobre corrupção e aparelhamento em suas instituições falando de esquerda e democracia, eu vi empresários ricos financiando campanhas em troca de privilégios, contratos, e financiamento falando de mercado, enquanto a maioria das empresas disputa cada centavo no mercado com seus clientes e pagam impostos. Não era um sonho, é a verdade de como se vive numa sociedade de ladrões e Máfias no Brasil.
Eu acordei há tempos e fui vendo como pequenas comunidades e cidades mesmo com a luta de poucos começaram a mudar sua realidade não apenas para si, mas para todos que lá vivem ou visitam como Gramado e aprendi a lutar, vi como educadores conseguem desenvolver as capacidades criticas e criativas de seus alunos que hoje fazem a diferença nos espaços que ocupam, e aprendi e estudar não penas por notas e sim por cidadania, vi funcionários públicos se rebelarem e denunciarem poucos que dominam e corrompem as empresas públicas, e aprendi a apoia-los, vi empresários negarem facilidades e corrupção, questionarem contratos públicos e denunciarem Bancos públicos em busca de transparência, e aprendi a denunciar corrupção, eu vi políticos de direita e esquerda serem presos, vaiados e abandonarem a politica como devem fazer Coronéis de direita e esquerda, Oligarquias e gangues partidárias que vivem do Estado há décadas gerando pesadelos na vida da maioria do povo brasileiro. E aprendi a votar.
Eu despertei e aprendi principalmente a empreender, inovar e construir novos caminhos com milhares de pessoas em vários projetos de liberdade, igualdade e fraternidade na economia, educação, social, arte, saúde, esporte, tecnologia, meio ambiente, habitação, apoio às famílias transformando o maior número de vidas em diversas cidades e estados brasileiros; gerando novas formas de ser, educar, viver e governar.
Eu acordei bem cedo e vi a Fadinha do Skate NORDESTINA e o surfista brasileiro E NORDESTINO, Ítalo Ferreira, ganharem medalhas na Olimpíada de Tokyo mesmo disputando com outros atletas de Economias e Sistemas educacionais bem melhores que as nossas. Esses atletas nos lembram que mesmo diante da Sociedade de ladrões e Máfias que ainda domina nosso país que esses poderosos, ricos, doutores ou não são apenas ladrões e mentirosos sem ética e mérito; e que seus lugares não são liderando nosso Brasil e sim presos e expulsos como fizeram outros países porque só assim ganharemos medalhas de ouro por mérito e não por roubo como fazem os poderosos em nosso Brasil. É OURO PELO TALENTO E SUOR !
Nenhum comentário:
Postar um comentário