SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 4 de fevereiro de 2023

GOLPISTAS, CORRUPTOS E OLIGARQUIAS EM SELVAS SEM LEI NEM DEMOCRACIA.



Se eleger com dinheiro roubado comprando votos é prática comum no Brasil e o orçamento secreto é apenas mais um exemplo. Oligarquias se mantém no poder controlando seus currais eleitorais, e fazendo um pacto com outras famílias e políticos, incluindo ditos de esquerda, para que atuem em espécies de máfias quando dividem o Estado e feudos entre eles. Oligarquias tem esses feudos sobre controle das famílias e os recursos públicos que lá chegam, não importa as prioridades e o acesso da população a eles, e sim que obedeçam e submetam o povo as Ditaduras e corrupção das oligarquias. Isso também é um golpe permanente contra a Democracia que dura décadas com as mesmas famílias e elites privatizando o estado sem lei.  



Vamos entender o Ceará: O Prefeito de Fortaleza Sarto do PDT e o Vice do PSB tiram uma foto da aliança política com o Senador Eduardo Girão Bolsonaro. Os Partidos PDT e PSB são aliados no Governo Federal do PT, assim como no Governo do Ceará vários cargos foram ocupados pelo grupo de Ciro Gomes que atacou Lula com tudo nas eleições presidenciais, sem problemas? pois são aliados do PT há décadas no poder. É como se Lula e Bolsonaro compartilhassem o mesmo Governo, água e óleo se misturam no Ceará. Os irmãos Ferreira Gomes se “dividem” visando ocupar todos os espaços políticos evitando ameaças, inviabilizando a democracia, usando cargos, orçamentos públicos e o dinheiro federal para se manter no poder sempre, às custas da pobreza da maioria do povo cearense há décadas e das políticas públicas sem impacto que são usadas para trocar moedas. Ideologia, plano de governo, mudar vidas, impacto pouco importa! Agora corrupção, farsa, mentiras, violências políticas, esse é o jogo, usando inclusive o dinheiro da cooperação internacional. 



Por esses motivos as leis devem ser aplicadas com o mesmo rigor aos golpistas e corruptos, mas porque as oligarquias continuam impunes apesar de bilhões em corrupção e usam o Estado e o dinheiro público para se manter no poder sempre?


A cultura de enriquecer pelo Estado se enraizou no Ceara, o alpinismo e prostituição politica como forma de vida, a incompetência e o desperdício de recursos públicos, gastando bilhões da cooperação internacional, liberando bilhões em incentivos fiscais, sem reduzir a pobreza e ampliando as violências e desigualdades. Enquanto médicos podem matar pessoas por seus erros médicos, as oligarquias matam milhares de pessoas durante décadas impunemente, cometendo os mesmos erros entre amigos e parentes donos do Estado. Isso afeta a Economia, a produtividade, o Estado de Direito, a cidadania e a Democracia de milhões de cearenses.  


 

A disputa na Democracia é saudável e a alternância de poder é necessária. No Ceará não é assim! As oligarquias ocupam os partidos, independente de quem vencer as famílias estão nos governos nas últimas décadas: os Ferreiras Gomes, Santanas, Benevides, Arrudas, Domingos, Aguiar, Albuquerque's, Acylons, e outros enganando o Governo Federal para o qual entrega algumas bolachas para os aliados da vez. Eles controlam recursos, feudos, mantendo a corrupção intacta com o aumento da pobreza e violências. Sistemas como esses geraram primaveras árabes, revoltas no Chile, apartheid na África do Sul, as castas na Índia porque não se trata de Democracia e sim de Ditaduras que inviabilizam a Democracia, o mercado, a justiça social e a cidadania  excluindo a maioria da população para beneficiar as oligarquias e elites que enricam pelo Estado. Como diria Hanna Arendt, “na qual o homem, aonde quer que vá, só encontra a si mesmo” Desta forma o ego, as violências e delírios da Oligarquia continua sem limites e sem lei usando o Estado apesar dos absurdos da corrupção, pobreza e mortes em seus governos, tornam se refém de seus umbigos e projetos de poder dos Coronéis Ciro Gomes e Camilo com suas respectivas famílias que estão há mais de três décadas no poder sendo pior que a Venezuela. No Ceará o domínio da Banalidade do Mal na politica da Oligarquia é absurda e trágica para o o povo cearense.   






Nenhum comentário:

Postar um comentário