SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 5 de abril de 2009

O PRIMEIRO CICLO DO PROTETOR ( 88.2 A 92.2 ) - Uma explosão de múltiplos personagens em mim- O Elemento ar.


OS PRIMEIROS PASSOS NA VIDA NOS MARCAM PARA SEMPRE!

Ha 7 anos escrevi sobre minha trajetória aonde emergem vários desafios e ciclos de vida com sonhos à empreender. Nunca é fácil mas é o impossível que me determina a construir novos horizontes nas vidas de milhares de pessoas com projetos que ousam desafiar poderes tradicionais que se alimentam de vaidades a custa da dor do outro. Nunca o problema é recursos sempre é quem rouba o dinheiro publico para outras prioridades inconfessáveis.


A cada nota em Busca da Simetria e Sinergia da música da vida !

Literalmente estava Isaac voando em todos os sentidos, incluindo entre o que passava em sua mente e coração, as nuvens ao lado, as previsões e tensões do futuro que este momento plantava em sua vida.

Depois da despedida de Samantha, este será o primeiro reencontro. Ele só lembra-se da casa onde ela morava e quem tem que passar todos os dias para relembrar o amor, as brincadeiras , a infância apaixonada pela vida e a despedida. Quando viu pela última vez o carro indo embora, e depois soube que ela se acidentou no caminho, era como se essa história nunca precisava ter acontecido nem contada. Porém a vida é mais do que mesmo imaginamos. Talvez não precisasse eu ter que imitar o Menudo para chamar a atenção dela, nem que um Cururu pousasse de monstro no banheiro para que eu desafiasse correndo por lado oposto, nem precisava pegar catapora para mostrar na pele a profundidade de meu amor, muito menos o desespero de seu mundo desabar sem ao menos ter dado um beijo nela . O fato é que estas histórias aconteceram...

Isaac só se lembrava do Teatro, da morte de sua amiga , onde estarão agora seus amigos ? e os sonhos e planos de sua Tribo ?
Quais as lições, desafios, mistérios e segredos este ciclo da vida deixa marcas e poderes na gente?

Aos poucos através do amor, dos amigos do bairro e da escola , do futebol fui apreendendo me relacionar . Encontrar meu espaço, desenhar os traços de minha identidade neste mundo. Fui apreendendo linguagens, criando outras, misturando tudo, realidade e imaginário, comportamentos novos e tradições históricas da cultura e do meu DNA. Isaac estava sempre lá, mas não era um personagem, é uma mistura do que eu sou e quero ser, é o resultado dos desafios que enfrento e o que consigo colher nesta jornada de aprendizagem de palavras, sentimentos, valores, sonhos, idéias...conectando a amigos, atividades, lugares, mitos, ritos e símbolos que em alta velocidade passamos dentro deles e eles dentro de nós. Isto gera mais mistérios para que possamos a continuar a desfiar a vida e mais segredos confessos e inconfessos capazes de libertar o proibido e ousarmos amar.

Claro que Hamlet estava em Shakespeare, claro que em mim está muitos personagens que eu sou. Muitas faces que constroem Isaac em seus amigos e todos eles em mim, aonde a arte se encontra com a realidade, aonde tudo se mistura para dar vida a um novo ser que vai se construindo através de ciclos.

Interpretar linguagens, desvendar segredos, fazer a arqueologia da vida através de quadros, lugares, músicas, filmes, viagens, saberes, valores que se misturaram em nossa pele, consciência, coração e alma. O que ficou em nossa vida em cada ciclo registrada as vezes por algo que no momento não consideramos relevante ou por algo que de tão profundo não conseguimos alcançar apenas pelos sentidos. Entender a história , a época em que vivemos, as instituições , as relações éticas, ecológicas , espirituais que compartilhamos. Como geramos a nossa educação e como nos libertamos dela, o que a Economia fez de nossa vida e como nos libertamos dela, a nossa capacidade de gerar estratégias para empreender nossa vida são faces, papeis , ângulos de um mesmo personagem múltiplo em várias dimensões da intensidade de sua vida; é o que somos e aprendemos todos os dias e em ciclos que se renovam e temos que ter á capacidade de compreende-los , regulá-los e ousar.

Neste atual ciclo entender as causas e a forma como construímos o nosso primeiro amor é mágico. Lembrar das primeiras tribos que fizemos parte e que papeis assumimos nela, qual a dança que compartilhamos em vários momentos é essencial.

A vida é uma eterna busca de simetria pessoal e Sinergia Social com o mundo . Significa que quando encontramos " a batida perfeita " é como um passo que damos em direção ao paraíso. Sintonizar na freqencia de nossa música, de nossa história e sonhos de vida, os vários papéis e atitudes que exerço nesta sociedade não é tarefa fácil. É como compor uma música temos que acertar a primeira nota da melodia que está em nossa cabeça, depois a segunda , sem perder o ritmo e a simetria daqueles tons e versos. Poderia dizer que é como o corpo evolue , célula por celula de acordo com o DNA. Este também foi o desafio de como vários elementos quimicos diferentes foram formando a matéria e depois cada animal, planta ou montanhas até chegar o que hoje é o Universo. Pense que Sifonias belas são essas , e que instrumentos e partituras foram tocadas, mas aonde está o Maestro ? No DNA, em outro planeta , em todos os lugares. Eu acredito mais na Maestria de Deus , na beleza de sua sinfonia, que temos apreendido muito pouco sobre ela ou tocado muito mal nossas vidas do que em mim mesmo.

Por isso o desafio de compreender os cromossomos, os atomos, as notas sem perder o macro do Universo, da vida , da música é a simetria e sinergia que devemos buscar com tudo e com todos. Apreender a enxergar a formação de nosso eu, dos grupos de pessoas que fazemos parte, dos projetos, comunidades, cidades e redes que estamos inseridos é um desafio permanente que a real educação para vida nos oferta. É como se o ritmo da dança ou da música e seus refrões nos ditasse ciclos que vamos apreendendo a nos sintonizar , a buscar simetrias , mesmo sabendo que tem momentos de caos, de aceleração , de desordem aparente como formas de equilibrar os desequilibrios que nossas atitudes fazem emergir.

Fazer amor, ter alegrias , sorrir , apreender algo, o sentido da fé , o descanso e o sono mercido, a conquista de vitórias, a realização de objetivos, uma mudança histórica, uma poesia, uma música e um filme que nos complementam são as notas e os cromossomos da vida. São através deles que cantamos e vivemos nossa musica neste mundo desvendo-o e encontrando sua mágica vamos desenvolvendo nossos poderes. Cada etapa , cada ciclo, um momento de nossa jornada , notas atocar, moleculas para juntar , lições que aprendemos, pontos que marcamos e a felicidade de comemorar com prazer , amor e até com a dor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário