SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 9 de março de 2016

HEITOR FÉRRER , O PROPÓSITO NA POLÍTICA.


Quantos caminhos levam ao poder ? No Brasil vários caminhos e, como estamos vendo todos os dias, a grande maioria dos caminhos que os políticos seguem para chegar ao poder são podres. Quantos de fato passaram a vida, inclusive lutando contra estruturas de poder, na construção de um propósito ? No Ceará são poucos políticos que tem esta trajetória. Heitor Férrer é a principal referência.

No Brasil e no Ceará os absurdos são chocantes que, recentemente, antes de todas estas investigações, demonstrações à sociedade brasileira dos esquemas de corrupção e prisões envolvendo políticos, dirigentes partidários e empresas, a grande maioria da classe politica considerava que o caminho escolhido por Heitor Férrer era o errado; afinal, muitos políticos se vendem , são cooptados e se entregam ou são frutos dos esquemas de poder. Se não bastasse todo sofrimento da luta, muitas vezes lutar sozinho, o caminho do proposito é ironizado diante de um tal política real. Aqui a via crucis vira circo,mas, apesar de vocês amanha será outro dia, incluindo as ameaças de Governador, que Heitor terminaria sua vida politica sozinho sem exercer um cargo majoritário.

Quantos políticos são fabricados por esquemas de poder, famílias herdeiras do Estado ou Partidos ? Ganham eleição porque foram apoiados por estruturas de poder; não pelo seu mérito ou por sua luta. Políticos que são filhos de alguém, que recebem seus mandatos ou cargos públicos de presente .

Enfim, mas o que importa de verdade na politica e que todos nós buscamos encontrar no politico um propósito que nos une a ele. E quais os propósitos que o Heitor Ferrer constrói na política ? O propósito da moralidade e da luta contra a corrupção, o propósito da cidadania na luta pelos direitos de todos, o propósito da eficiência, efetividade e eficácia do Estado Publico na prestação das políticas publicas ao cidadão, o proposito da participação de cada cidadão na política em torno do qual construiu os mandatos, o propósito de inovar e construir novos caminhos nas políticas públicas, o propósito de lutar sempre contra as desigualdades e injustiças tendo o mandato como instrumento de causas, o propósito de fiscalizar os gastos dos poder executivo e cobrar transparência; enfim, a soma destes propósitos e de outros se revelam no desenvolvimento de seu plano de Governo para cidade de Fortaleza.

Um plano de Governo que não se reduz a visão de poucos políticos ou seus familiares sobre a cidade, uma cidade que se movimenta e cria suas alternativas que precisam ser reconhecidas como políticas públicas, as vozes dos bairros que precisam ser respeitadas sobre o cotidiano de suas vidas, os projetos dos técnicos e funcionários públicos que muitas vezes são atropelados pelos cargos comissionados e os interesses dos partidos, a transparência nos gastos da cidade como elemento básico na hora de discutir prioridades, uma gestão que busque criar instrumentos para atender os direitos de todos e não de alguns escolhidos pelas máquinas eleitorais, uma gestão que tenha capacidade e vontade de resolver nossos desafios coletivos e que consiga traduzir em projetos com impactos as demandas da cidade, a sinergia de integrar a atuação de vários setores de nossa sociedade buscando complementaridades, a otimização de recursos , ampliação dos impactos, a sustentabilidade das políticas públicas e a inovação como meio de superar as desigualdades e as injustiças que impedem a mesma chance, a igualdade de oportunidades, para que cada um possa ajudar a construir sua cidade independente da família ou partido que lhe exclui das oportunidades.

Heitor Férrer tem estes propósitos e historia de vida. Ele representa todo Fortalezense que luta por uma oportunidade nesta cidade, sem se vender, sem entregar a alma aos esquemas de poder, que busca desenvolver suas capacidades, seus direitos e a vida de sua família. Ele é fruto de alguns sonhos e propósitos de vida os quais não abandonou nem se rendeu aos interesses e poderes de alguns. Heitor, como as pessoas que vivem nesta cidade do sol, carregam dentro de si uma Fortaleza ética , humana e cidadã; que não cansa de lutar, sonhar e construir varias cidades dentro de Fortaleza que têm que ser compreendidas e respeitadas em seus direitos e particularidades. Estes são os propósitos que nos unem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário