SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 28 de outubro de 2017

206 DIAS DE UMA GUERRA JUNTOS VENCEMOS!






Algumas lutas dependem de homens e mulheres para vencer . Em alguns momentos estarão sós longe de casa mas nunca estarão  sozinhos em suas causas pois milhares e milhões de pessoas estarão com eles na mesma causa.

Não serão políticos corruptos ou operadores de esquemas que barraram uma boa política publica como infelizmente tem acontecido no Brasil. Não serão pessoas que ocupam cargos públicos para defender os interesses de gangues partidárias com o dinheiro publico nem pessoas que sem a minima qualificação para área acabam dizendo quais são as prioridades e como deve ser gasto o dinheiro publico. Não é porque bajulam políticos que tem o direito de usar estruturas publicas em beneficio próprio ou centralizar processos buscando anular o trabalho de muitos por vaidades ou delírios que se promovem ao custo do trabalho de muita gente silenciada ou amordaçada pelo ego de poucos.

No Brasil assim como na Ditadura temos que gritar NUNCA MAIS ! Sei que ditadores continuaram existindo assim como corruptos.  Porem sabemos que muitos que se consideravam intocáveis como Marcelo Odebrecht, Eduardo Cunha, Sergio Cabral, e outros continuam presos apesar de seu poder e sua mega estrutura financeira e jurídica.  E tiveram mesmo com todo o poder suas vidas destruídas quando achavam que tinham todo o poder do mundo,  podem ate voltar e serem soltos mas nunca mais terão honra, respeito, dignidade porque todo brasileiro sabe como isto era comprado com muito dinheiro , porem estes valores não se vendem e não tem preço em virtude de algo chamado verdade.



Muitos candidatos a presidente , governador, prefeito ou mesmo deputados serem destruídos por uma pessoa que esta disposta a lutar contra a corrupção, pelas prioridades publicas e pela verdade.

60 mil pessoas mortas por ano é uma verdade que ninguém pode esconder ou justificar  principalmente políticos que tem a maquina publica em seu poder não podem calar ou tentar apagar esta tragédia usando dinheiro publico para outras prioridades inconfessáveis.  

Estas vidas mesmo no silencio denunciam com suas famílias todas as injustiças sofridas pela ausência ou falta de prioridades públicas mas mesmo no cemitério são mais corajosas do que se escondem em seus gabinetes e discursos das realidades cruciais que afetam a todos em nosso Brasil .



    
Por isso agradeço a todos que desde o inicio desta jornada e lutas reconheceram esta verdade.  A UFC nas pessoas dos professores Sandro Gouveia e Cristiana Parente. A Ana Varandas , Fernando e a equipe americana da INTEL  que reconheceu no Game uma Plataforma global pois jovens em proporções menores sofrem  as mesmas mortes em outros lugares do mundo ou nas mesmas proporções estão desempregados sem expectativas para suas vidas.  A Presidente da Microsoft  Paula , Lis e Rodolfo que desde o primeiro momento consideram o Game uma inovação única no mundo apesar de como todos sabem não temos pesquisadores nem grandes estruturas para ter criado e pensado o Game. Porem como todos sabem Deus é democrático ele distribui a inteligência,  a vontade de empreender , lutar e o sonho a todos e não somente a quem tem poder, dinheiro ou filhos de políticos que herdam o poder.  Por esta razão a Microsoft disponibilizou toda a estrutura de nuvem, programas , inteligência artificial e responsabilidade social para o projeto. A Google por seu apoio via Youtube, a ponte com a sede em Sao Francisco e o apoio também para implantação no Rio. Enfim as maiores e melhores empresas de tecnologia do mundo validaram o Game.






Gostaria de agradecer em especial ao Governador de Sao Paulo Geraldo Alckmim e Marcio França que recebeu um email  de um garoto que lutou com ele, Mario Covas e Franco Montoro pelas mesmas causas e abriu as portas do Governo para o Game aonde comecei a trabalhar no desenvolvimento do Game, todos os dias e todas as horas com sua equipe dedicada a mesma causa .  São eles Dalmo Viana ( o líder desta política publica ) Sueli Cavalhero, Marcio Pereira, Roberto Sekiya e outros que de diversas formas contribuem.  

Gostaria de agradecer ao BNDES e seu Presidente Paulo Rabello que encaminhou a solicitação de estruturar e gerir o Fundo do Game para Guilherme, Ana e Claudia visando encontrar caminhos. Ao Banco Mundial e seu Diretor no Brasil Martin Raiser, Pedro Olinto , Anna Fruttero e outros que desde o primeiro momento  validaram e apoiam o a inovação do Game também como instrumento de avaliação de impacto das políticas publicas. E lá no inicio há 15 anos atras a Dorte Verner , Erik Alda e a Ashoka. A Diretoria do Bradesco, Itaú e também ao Santander por estudar as possibilidades de viabilizar o cartão Energia Social e a conta bancaria como instrumentos de inclusão econômica e comercio em escala de produtos com menores preços de produtos e serviços necessários para desenvolver o potencial de nossa juventude para apreender, ter cidadania e desenvolver riquezas.  A ONU no Brasil e em Nova York onde começamos sesta jornada por abraçar o Game e sua interação com as metas do desenvolvimento sustentável e os programas por uma Cultura de Paz nas pessoas com Ieva , Moema e outros. A Sócia da Mckinsey Patricia por buscar caminhos para interação do Game com um Programa Global  da Mckinsey e a estruturação do Business Plan do negocio social.   E a Empresa, Governo, ONGs e Universidade Portuguesas pelo dialogo e construção conjunta no desenvolvimento do Game tendo como primeiro idioma o Português que beneficiara jovens brasileiros, portugueses e africanos para depois termos o inglês, espanhol, francês , alemão e por fim a Asia com Japão e China.  Todos em processos de negociação assim teremos milhões de jovens que ao invés de priorizar tirar selfies poderão planejarem e transformar suas vidas e das cidades onde vivem em 10 áreas unindo desafios pessoais e coletivos.














Aqui nao é possível relacionar todos os agradecimentos porem milhares de jovens e suas famílias pagaram com o preço de suas vidas a necessidade  de construir caminhos como este para que toda a sociedade e seus diversos setores possam trabalhar juntos visando realizar e potencializar suas vidas juntos ao invés de gastar mais de 300 bilhões por ano no Brasil com segurança privada e publica incluindo os malditos presídios que tem ajudado ao crime se organizar e buscar derrotar  e inviabilizar o Estado e a jornada humana que levou milhares de anos para ser erguida muitas vezes enfrentando visões escravocratas, colonialistas e predatórias de muitos Estados ora Capitalistas e Socialistas que mais mataram do que valorizam vidas em nome do poder e do capital.

Por isso agradeço a Educadores e ONGs como SIT/ UNESERES, EDISCA, RENAPS , Empresas juniores e outras ONGs lideradas por fellows Ashoka que ja mudaram milhares de vidas de jovens e o Game é baseado nestas experiências de impactos comprovados.  As Universidades e seus programs de extensão da UFC, FEA USP com a economia , UNESP e UNICAMP com cripto moedas. Empresas como Cia das letras pelo apoio inicial e outras dos setores de cinema , saúde,  vestuário ,  alimentação, esportes, lazer,  educação , idiomas,  cursos,  tecnologia e outras que estão se engajando na Jornada. Aos vários prefeitos de Sao Paulo e outros estados que estamos dialogando sobre o Game que assim como os jovens vão ter suas metas e objetivos nas Cidades da Sabedoria, os professores das universidades como mestres dos saberes para em suas áreas apoiarem e pesquisarem vidas aproximando a Universidade dos desafios sociais ;  e as ONGS por integrarem suas ações com governança e sinergia social com as políticas publicas otimizando recursos, ampliando impactos e a sustentabilidade  com atuação conjunta destes setores para transformar vidas em redes.  A empreendedores como Aurizio Freitas que tem me acompanhado toda esta jornada assim como Celso Grecco e outros fellows Ashoka. A artistas como Paulo Amoreira que tem desenvolvido o Universo em expansão da Terra da Sabedoria com centenas de personagens reais que vão interagir com as missões dos jovens no mundo real em varias áreas de suas vidas,  escrevendo suas próprias historias, desenvolvendo suas capacidades e alcançando seus objetivos.  A Marcus Botelho, Vicenzo e outros desenvolvedores de jogos que juntos com as empresas de tecnologia e a UFC nos ajudam no desenvolvimento do Game.  Aos outros Programas que estamos desenvolvendo integrados ao Game como Cidades da Sabedoria com Antonela Marzi da RECS ARCHITECTS e Andrea Dellamonica e sua equipe da Agora Cidades.  Os CONECTORES com Roberto Sekiya e a FEJESP.  A UNESERES com Bill Calhoun e Vanessa Andreotti da Universidade de Vancover.  O Fundo Energia Social e Social Bônus com Celso Grecco. A minha família e meu filho Joao Victor que apesar de todas as dificuldades e distancias que passamos pois me viu mais na luta do que em casa e foi a voz decisiva para que continuasse lutando e empreendendo o Game.  E a Deus pois o Game é apenas uma Rede que conecta todas as oportunidades de vidas a todos em um em seu nome e do amor pela vida de todos seus filhos que tem Direitos de viverem suas potências e singularidades ao mesmo tempo diversos e únicos.   







    


Mas não posso agradecer a vários  políticos que negam projetos como esse , que se calam diante da corrupção e que para manter seus podres poderes tentam inviabilizar projetos que libertam e potencializam vidas e que ousam desafiar as oligarquias e gangues que os mantém no poder as custas de brutais desigualdades, mortes e falta de prioridades publicas.  Existem outros que tentam silenciar a qualquer custo que estas palavras sejam ditas mesmo com todos estes apoios lutam para inviabilizar o Game.  Porem de forma muita clara e transparente podem me matar ou continuar matando milhares de jovens mas não calaram este projeto e nem milhares de vozes e olhos que nos acompanham no Brasil em vários Estados ou cidades pelo mundo porque graças a invenção dos jovens como a internet,  a arte , e os games podemos criar milhares de caminhos de liberdade e justiça com um toque pela internet. 

Como disse algumas lutas dependem de homens e mulheres para vencer . Em alguns momentos estarão sós longe de casa mas nunca estarão sozinhos em suas causas pois milhares e milhões de pessoas estarão com eles na mesma causa e casa pela internet num game na Terra da Sabedoria . Portanto as suas vozes em varias lugares servem para construir novos caminhos de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria para uma geração de brasileiros que precisam viver mas que também ter o poder de destruir maus caminhos que insistem em achar que suas vidas são mais importantes que a maioria da população e usam a política para negócios em beneficio de poucos usando e destruindo o que ainda sobra de publico nos Estados e em nosso Brasil



Esta Guerra de 206 dias apenas começou precisamos para sempre todos os dias ao invés de matar ,  salvar  vidas ,  ao invés de gastar mais em presídios e segurança privada investir em oportunidades de vida para crianças e jovens. Esta guerra se vence juntos e a tecnologia pode ajudar conectando o que cada um pode colaborar em rede em harmonia com outros setores da sociedade e em sinfonia com as vidas das pessoas .

sábado, 21 de outubro de 2017

Caminhe ! Lar... Difícil saber o que é se você nunca teve um ! U2 NO BRASIL!







E o amor não é uma coisa fácil

A única bagagem que você pode trazer

E o amor não é uma coisa fácil

A única bagagem que você pode trazer

É tudo o que você não pode deixar para trás


E se a escuridão está nos mantendo separados

E se a luz do dia parece estar muito longe

E se seu coração de vidro se partisse

E por um segundo você voltasse atrás

Oh não, seja forte


ande em frente, ande em frente

O que você conquistou eles não podem lhe roubar

Não, eles ainda nem podem sentir isso

ande em frente, ande em frente

Fique segura esta noite


Você está arrumando uma mala

para ir a um lugar onde nenhum de nós esteve

Um lugar em que tem que se crer para poder ser visto

Você poderia ter voado para longe

Um pássaro cantando em uma gaiola aberta

Que só voará, só voa para a liberdade


ande em frente, ande em frente

O que você conquistou eles não podem te negar

Não podem vender ou comprar

ande em frente, ande em frente

Fique segura esta noite


E eu sei que dói

E seu coração se partiu

E você só pode aceitar tudo

ande em frente, ande em frente


Lar... Difícil saber o que é se você nunca teve um

Lar... Não posso dizer onde é

mas sei que eu estou indo para casa

É onde a ferida está


E eu sei que dói

E seu coração se partiu

E você só pode aceitar tudo

ande em frente, ande em frente


Deixe para trás

Você tem que deixar isso para trás


Tudo aquilo que você desenha

Tudo aquilo que você faz

Tudo aquilo que você constrói

Tudo aquilo que você destroi

Tudo aquilo que você mede

Tudo aquilo que você sente

Tudo isso você pode deixar para trás


Tudo aquilo você raciocina, é só questão de tempo

E eu nunca vou suprir tudo que encontro

Tudo que você sente

Tudo que você esquematiza

Tudo que você veste

Tudo aquilo que você já viu

Tudo que você cria

Tudo aquilo que você arruina

Tudo aquilo que você odeia



Ela esta se sentido um ferramenta social inútil ? Green Day no BRASIL!



Ela

Ela grita em silêncio

Um distúrbio sombrio penetrando em sua mente

Esperando por um sinal

Para quebrar o silêncio com o tijolo do auto controle


Você está trancada num mundo

Que foi planejado para você?

Você está se sentindo como uma ferramenta social inútil?

Grite para mim até meus ouvidos sangrarem

Vou tomar cuidado com isso apenas para você


Ela

Percebeu que todas suas dúvidas

Eram idéias de outras pessoas

Acordando agora

Para quebrar o silêncio com o tijolo do auto controle


Você está trancada num mundo

Que foi planejado para você?

Você está se sentindo como uma ferramenta social inútil?

Grite para mim até meus ouvidos sangrarem

Vou tomar cuidado com isso apenas para você


Você está trancada num mundo

Que foi planejado para você?

Você está se sentindo como uma ferramenta social inútil?

Grite para mim até meus ouvidos sangrarem

Vou tomar cuidado com isso apenas para você



quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Em Saravejo ou no Brasil mesmo numa guerra sempre existira a beleza para olhar !




Há momentos para tudo, inclusive para tudo que estamos passando como nação .

Por mais absurdo que seja nossa política.

Por mais absurdos que nossos políticos façam.

Por mais crimes e violências que se cometam nas ruas, 

ou no Congresso ou Governos por atos e omissões.

Por mais pessoas que se matem por ano ja são 60 mil ,

Por mais corrupção que se tenha no Brasil já são Bilhões,

O maior assalto de um Governo ao seu povo na historia no mundo,

Por mais que ditadores, fascistas e militares se unam com ódio.

Por mais que oligarquias se perpetuem no poder mentindo e roubando,

um povo miserável que sofre a centenas de anos desigualdades brutais,

Por mais que nossa Educação castre ao invés de desenvolver seres humanos, 

que nossa saúde se alimente de doenças , descaso e falta de remédios,

ao invés de se nutrir de boa alimentação, esporte e qualidade de vida.

Por mais que gastamos Bilhões com segurança privada, presídios e policia ,

ao invés de apoiar vidas , direitos e sua capacidades de gerar riquezas,

Por mais que negamos a milhões de desempregados, 

as condições mínimas para viver e cuidar de suas famílias,

Sempre mesmo no meio destas guerras,

nossa opção não será matar ou morrer,

nāo venderemos nossa dignidade e consciência,

no mundo dos fakes ,  a verdade se tornou rara mas cada vez mais precisa.

Nāo seremos covardes diante de tantas dores e inocências destruídas pela crueldade ,

que atacam nossas crianças e jovens,  não fugiremos para outro país para falar mal do nosso,

e sempre construiremos e seremos caminhos e pontes entre diferentes,

sempre haverá belezas do nosso lado e dentro de cada um de nós ,

que nos fará amar,  sonhar, lutar e buscar construir o novo,

a historia nunca fugira de nossas mãos, nem repetira ou negara o passado,

porem nāo seremos presos aos futuros determinados por dogmas, 

pois as causas e os saberes que nos movem ,

iluminam as artes e a fé que carregamos,

para mudar a politica mais também a sociedade, a economia e a cultura,

a nossa saúde e espirito dependem deles, não somos apenas um ego,

ou o que consumimos ou comemos, somos gente que ama de forma simples e sincera,

somos brasileiros, resultado de diversas nações e etnias,

mas não somos nossas elites e nunca seremos,

não somos escravocratas nem ladrões, nem nobres oligarcas,

eles são poucos e são fracos e medrosos.  

somos cidadãos , somos nossa cultura,   somos nossos sonhos,  nossos amores,

somos a paixão, a alma e as razões que nos movem e libertam.

somos jovens , pais, filhos, irmãos e netos ao mesmo tempo 

de uma unica família chamada humanidade , que tem no Brasil,

a sua diversidade e natureza necessitando dialogar, apesar das guerras,

não desistiremos nem nos renderemos,

aos pobres poderes e interesses , que não se cansam de matar nosso povo,

mas nunca destruirão nosso orgulho e energia ,

porque la vem ela ...surreal com sua coroa,

nossas Rainhas , as mulheres brasileiras ,  

nós que somos seus filhos e herdeiros,

construiremos para novas gerações esta Nação bela e jovem.

Eu nāo consigo mais rezar de modo algum, 

Eu nao consigo mais esperar pelo amor de forma alguma,

Há momentos de valores comuns,

Há momentos de transformar a sua mente e coração, 

um momento para lutar e amar os direitos humanos ,

o povo brasileiro. 




domingo, 15 de outubro de 2017

Revolucionar o coração, a mente e os sonhos.






Sim quem nos dera ao menos uma vez com a mais bela tribo , dos mais belos índios, não ser atacados por ser inocentes.  Encantava as pessoas Renato Russo com suas musicas porque elas falavam três línguas e conquistava seus corações, mentes e sonhos.

Assim como a musica o amor , a verdadeira política e a educação ganham vida quando o coração , a mente e os sonhos tocam e andam  juntos. 

Porque nāo adianta dizer apenas eu te amo é preciso amar e assim também se educa com exemplos.

Não existe coração sem mente nem sonhos. Estas dimensões humanas estão interligadas se de fato você sabe o que deseja para sua vida e dos outros.

Vejo militantes auto intitulados defensores da humanidade que leram Marx , se filiaram em partidos, repetem palavras como dogmas divinos e pior ainda quer que acreditem nos delírios deles.  O motivo é simples poucos de fato  lutaram em movimentos sociais ou colaboraram na construção de suas comunidades, movimentos ou na defesa de outras vidas.  Mas se consideram esquerda ? ou não leram o livro todo ?

Marx talvez não amou seus filhos pois faltaram atitudes,  seus filhos morreram diante do abandono do pai, mesmo diante dos desafios impostos pela vida de um revolucionário.  Como disse Mandella " é bom ser pai de uma nação mas nada substitui a alegria de ser pai de sua família "  ou o que nos diria Gandhi antes de morrer ? talvez o que Jesus disse sobre amor.  Apesar de religiões distintas o amor é o consenso. 

Que tal morar em uma comunidade pobre,  dividir o pão, compartilhar a vida comunitária, entender na veia o que são as desigualdades e injustiças nas vidas das pessoas. Porque a razão não vai te explicar isso apenas pelo materialismo histórico mas assim como na Revolução Francesa ou outras revoluções compreenderam pelos sentimentos de quem passa fome, miséria, e dor.  Os sonhos nem sempre são por um mundo socialista ou comunista mas talvez pela dignidades e necessidades básicas satisfeitas em família ou em comunidades.

De que adianta um beijo ou fazer amor sem respeito e admiração pela pessoa amada. O beijo e o sexo pode ser socializado ou seja distribuir a matéria para todos mas não terá sabor, nem valor, se não tiver sentimentos e isto não se produz em escala como também vende o capitalismo para empurrar os produtos.

Por maior que seja o ego do capitalista ele pode ser acordado ou assustado por revoltas e injustiças porque mais que queira também suas razões nunca serão maiores ou distantes dos sentimentos da maioria muito menos de seus sonhos.

Quando buscamos educar uma criança o caminho mais fácil do dever é pela alegria ou pela compreensão do quanto é importante a vida e os direitos dos outros quantos os seus.  Porem isto não se ensina apenas pela razão são os sentimentos compartilhados e os sonhos despertos que nos educam ou seja são as sementes plantadas do qual emergem a colheita em sociedade. 

A pureza dos índios nascem todos os dias em nossas crianças e jovens mas aonde podem exercer sua bondade em nossa sociedade ? Se continuam atacados em suas vidas apesar de sua inocência.

Porem alguns diriam como resposta tive uma ideia vamos fundar um partido ? que tal esperar 200 anos para que as condições materiais evoluam enquanto discutimos teses e cenários ? será que chegaremos no consenso único sobre o melhor caminho para humanidade ? CLARO QUE NÃO ! Enquanto milhares de injustiças podem ser resolvidas e estão do nosso lado e dependem de nossas atitudes, do nosso amor, educação e da política juntas; ou seja de nossos corações, mentes e sonhos.  

Porque gostamos de falar tanto apenas entre os que pensam igual se melhor seria dialogar com quem pensa diferente ?  Se a razão mesmo nos movimentos ditos progressivos ou revolucionários mais adestra que liberta ? A guerra do homem contra o homem destrói a sociedade e castra sonhos mais solidários porque estes emergem de sentimentos de liberdade, igualdade e solidariedade que não podem ser empacotados em biscoitos ou em palavras .

O amor não precisa de casamento para ser de verdade assim como a educação de diploma. Porem eles podem ser comprovados se é que se exige isso ? quando apenas amamos ou apreendemos. São simples atitudes que revelam o quanto há de concreto e verdadeiro nos relacionamentos, na educação e na política.  O silêncio te convida a calar e apenas sentir ,  ver e agir para ver o que de verdade dizem nossas palavras mesmo que em silêncio. 

Talvez elas falem mais do que nossos sonhos.  Conquistar o sonho, o imaginário e o futuro com ideias , profecias e políticas publicas são essenciais para despertar os sentimentos que mobilizam as lutas assim como das razões que organizam. 

Educar é imaginar o dia perfeito assim como amar é  vive-lo!


quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Se podemos ainda falar de política talvez ainda podemos falar de amor .




Sabem quantos estão preocupados com o genocídio de jovens no Brasil ? com os milhões de desempregados ? com o avanço do crime organizado nas cidades ? com as mortes por falta de saúde publica ? com a melhoria da educação ou melhor a transformação do potencial de uma geração em capacidades criticas e criativas ?

Sabem quantos estão preocupados neste momento se vão se abraçar a gangue A ou B na eleição e esquecer quanto roubaram ou ajudaram a roubar as custas das vidas e mortes do povo brasileiro ?

Sabem quantos vão falar de esquerda ou direita sem ter compreendido mesmo o que defende ? ou lutado nas ruas com os mais pobres ou com a juventude ?

Guarda apenas uma dica as músicas ou poesias que escrevemos  e cantamos ou seja a arte  é mais profunda que qualquer movimento de esquerda no  Brasil pois quase nada neste país é de verdade. Em outros lugares direita é direita e esquerda é esquerda , onde de fato a vida mudou não foi na luta pelo Estado e sim na organização de vidas comunitárias que de BAIXO PRA CIMA construíram o Estado ou as instituições a luz de uma ética coletiva.

Algumas pessoas nos fazem apaixonar pelos sonhos delas ou pela forma como educam seus filhos ou constroem projetos com seus amigos são de verdade amores revolucionarios. A política se escreve na alma das pessoas e isto é muito mais do que Che ou Temer é de verdade e não cabe mais nos modelos de política por grupos . Seres podem iluminar milhares de outros mas as vezes não temos como adivinhar o que elas sentem de verdade sobre a dor do Outro.

Se são apenas discursos vazios ou brigas de torcidas ou pior briga de gangues.

Porque violencia, desemprego, educação, e saúde são vidas ou elas valem tudo ou não valem nada. Elas não são números ou votos. Muito menos cálculos de estratégias para chegar ao poder ou se manter de qualquer forma a qualquer preço.

Capitalismo ,  Socialismo ou um novo modelo econômico e social pode ser compartilhado mas não pode ser medido pela conta de quem dirige mas pelas vidas das pessoas que vivem nestes regimes.  As Desigualdades e a miséria no mundo hoje afirmam a todo momento que vivemos tragédias e que a solução não se dará pela repetição da historia

Por exemplo o Estado no Rio de janeiro caiu para o crime organizado nas favelas e no gabinete do governador assim como Estados nordestinos como o Ceara que mais mata jovens no Brasil , apesar de ter apenas dois por cento da população brasileira , caiu para o crime e as oligarquias que estão mais preocupados em fechar acordos e usar o dinheiro publico para seus projetos locais e nacionais do que salvar seu povo.

O Estado virou instrumento de guerra entre elites e na ponta poucos ainda sustentam o que chamamos de publico. Uns sustentam com sua alma , lutas e outros com suas dores.

Os privilégios bancados pelo Estado estão mais preocupados em manter seus privilégios com falsos discursos em nome do povo do que construir o Estado e as instituições que deveriam atuar alem dos pobres poderes de partidos ou gangues que regem a coroa e a corte sentados na casa grande mantidos por diversas formas de corrupção.


Senhores nada justifica o totalitarismo ou o neo facismo  de direitas, esquerdas , ou de oligarquias que nada são.  Nem uma vida pode ser destruído pela revolta de um outro que para se defender tem mais atacado que falado sobre seus atos. 

Se podemos ainda falar de política talvez ainda podemos falar de amor . Não se trata de religião eu sei,  nem de nação,  de partidos ou ideologias,  apenas do que nos torna humanos .  

Não podemos mensurar o valor das pessoas por sua utilidade ou pelo voto muito menos como correlações de forças ou como instrumento de guerra de príncipes.    

Sim somos diversos , diferentes e livres e por mais que alguns queiram não vão nos enquadrar na sua lógica de poder .  

Não somos amigos nem inimigos somos pais, mães , irmãos e filhos. 

Se amas teu filhos, pais e irmãos compreende que do outro lado da rua ou por ondes anda que o que ve são pessoas assim como você.  E assim como outros países sim temos capacidade de nos organizar e lutar , se for o caso para que a vida do outro seja respeitada como a sua porque assim que se define liberdade.

Politica que se constrói com atitudes e alma  para enfrentar interesses privados ou de gangues  que só olham para cima  ! Nós amamos construir de baixo para cima. 


segunda-feira, 9 de outubro de 2017

VIVA A ARTE ! Os sonhos de uma geração ilumina uma nação.




Vivemos numa cultura apunhalada, uma educação asfixiada e um povo adormecido. Sim mas seus filhos clamam por mudanças no mundo e esperanças  em suas vidas.

Victor Hugo durante Assembleia Nacional na Revolução Francesa há mais de 200 anos conclamou a França para Liberdade, Igualdade e Fraternidade olhando para juventude de sua época :

“As reduções propostas no orçamento especial das ciências, das letras e das artes são duplamente perversas. São insignificantes do ponto de vista financeiro, e nocivas de todos os outros pontos de vista” e “nas épocas de crise é que se deve dobrar o orçamento para a cultura!”.


Vivemos hoje o desafio de tentarem apagar não apenas o futuro com um genocídio de uma geração sem oportunidades mas de destruir também o passado aniquilando a educação e a cultura.  Não existe pessoas sem cultura o que existe é destruição de tudo que nos torna humanos.    

A economia e a sociedade tende a valorizar apenas o que considera útil .  Isto é a barbarie porque tem corrompido nossos conhecimentos, relações sociais, afetos e valores.  A arte, cultura e a educação é nossa maior resistência as barbáries e as desigualdades brutais que tem transformado a violência em linguagem de comunicação em nossa sociedade.   

Violência e egoísmos se unem numa agenda privada do ego que se acha maior que a lei, o amor e cidadania.  Seres vazios que achem que podem tudo inclusive destruir ou negar a arte ou as políticas sociais que garantem direitos a todos . E nossa referencia neste caso não é Cuba mas Alemanha, Canada, Europa, Japão e outros aonde a qualidade vida , a arte, educação, saúde são inegociáveis . A posse, o útil, o ego nunca substituíram-se o amor e a verdade. 

Os sonhos de uma geração podem iluminar o caminho de uma nação.

Amigos jovens mais do que diplomas vocês necessitam de sonhos. A Independência alcançada pelo conhecimento e o valor da sua vida é inegociável.  

Grita Rimbaud na a consciencia da juventude que ela lute com seus corpos para não render sua  alma e que ilumine uma nação e que realize suas vidas e os torne eternos nos caminhos da historia. 

Uma geração que desenvolve sua capacidade de enlouquecer falsos poderes que mentem, iludem e negam seus dons. Nunca deixe de buscar e encontrar o que ha de mais precioso em ti ! Não seja escrava do consumo nem de imagens mas sejas capaz de produzir e recriar tua vida, imagens , e ate mesmo produtos que não transforme sua corpo e alma em objetos que carregam suas marcas mas que você deixe sua marca no mundo e escreva com tua vida a historia.  Encontrara a ti e será  livre e eterno como Rimbaud que aos 17 anos  se multiplicou com suas palavras e escreveu outros mundo enfrentando seus desejos, dores, sonhos , angustias...  

Viva a arte que nos dá vida e a liberdade . 

Ela foi encontrada!
Quem? A eternidade.
É o mar misturado
Ao sol.

Minha alma imortal,
Cumpre a tua jura
Seja o sol estival
Ou a noite pura.

Pois tu me liberas
Das humanas quimeras,
Dos anseios vãos!
Tu voas então...

— Jamais a esperança.
Sem movimento.
Ciência e paciência,
O suplício é lento.

Que venha a manhã,
Com brasas de satã,
O dever
É vosso ardor.

Ela foi encontrada!
Quem? A eternidade.
É o mar misturado
Ao sol.

Arthur Rimbaud



sábado, 7 de outubro de 2017

Terra da Sabedoria convida criador russo de criptomoeda para integrar o projeto




Terra da Sabedoria convida criador russo de criptomoeda para integrar o projeto.

O professor da Unicamp Serguei Popov foi um dos fundadores da Iota, uma moeda digital de alcance global


O game Terra da Sabedoria está com força total, e a cada dia fortalece e recebe mais parcerias para a execução do projeto que visa transformar a vida de jovens por meio da tecnologia e de uma rede de conectividade. Dentro desse algoritmo que estrutura o jogo, está previsto também o uso de criptomoedas, as chamadas moedas digitais, como a Bitcoin, por exemplo.

Com o objetivo de conhecer mais sobre o assunto, a equipe do grupo de trabalho do aplicativo se reuniu com o professor de estatística da Universidade de Campinas (Unicamp), o russo Serguei Popov, que foi um dos fundadores da Iota, uma nova moeda virtual.


A Iota é um moeda usada para transações digitais, que foi instituída com o caráter de registro descentralizado, e que permite que o gráfico de transações efetuadas seja acompanhado em tempo real pela internet. O sistema foi baseado em IOT (Internet of Things), que em português quer dizer Internet das Coisas. O que isso significa? Essa estrutura permite a troca de objetos e serviços pela rede.


Diante da eficácia e qualidade do sistema, o professor foi convidado pela Eco Digital para colaborar no trabalho. O diretor e autor do game, Egídio Guerra, pediu que Serguei Popov verifique a possibilidade de ajustes na moeda Iota para uma versão dela especial para o Terra da Sabedoria, de modo que seja uma economia exclusiva do game. O professor achou muito interessante o aplicativo, e vai se reunir com a equipe fundadora da Iota para pesquisar sobre as possíveis inserções no projeto.


Não é de agora que o grupo de trabalho instituído para a viabilização do jogo vem pesquisando sobre novas tecnologias que possam não só serem aplicadas ao game, mas que também ajudem na economia moderna. No dia 23 de agosto, a equipe levou ao auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), uma palestra do maior pensador de economia Blockchain da atualidade, o canadense Don Tapscott. A parceria foi firmada entre o governo paulista e o governo canadense. Após a apresentação do conceito Blockchain, que significa internet dos blocos, onde as transações digitais se conversam através de blocos, a Secretaria assinou junto ao Canadá um protocolo de intenção de adesão ao BRI – Blockchain Research Institute.


Participaram da reunião sobre a Iota representantes da Secretaria Estadual de Governo, Unicamp, do departamento de Ensino Superior da SDECTI e do setor de Economia Criativa.


Mais informações:

Aline Porfírio

Jornalista

(11) 94354-1110

parolaassessoria@gmail.com

Projeto Terra da Sabedoria realiza reunião com o Grupo de trabalho



Projeto Terra da Sabedoria realiza reunião com o Grupo de trabalho que estão em rede juntos empreendendo o projeto.

Desde o mês de agosto o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), instituiu um grupo de trabalho destinado à criação e viabilização do projeto Terra da Sabedoria. O grupo, liderado pelo proprietário da Eco Digital e autor do projeto, Egídio Guerra, e pelo representante do setor de Economia Criativa da SDECTI, Dalmo Viana, realizou na última semana de setembro a segunda reunião da comissão, com o objetivo de construir as parcerias necessárias para a execução do protótipo do game. Dessa vez, o encontro foi com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

A gerente do escritório regional do Banco em São Paulo, Claudia Bird participou da reunião junto a Silvia Maria Guidolin, economista e também representante do escritório da capital paulista. Após a apresentação da missão da plataforma Terra da Sabedoria, foi discutido eventuais possibilidades de investimento para a criação de bolsas sociais, que irão ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social a terem melhores oportunidades para ingressarem nos projetos previsto dentro do game.

Claudia Bird parabenizou a iniciativa, e afirmou que irá levar toda a explicação a diretoria do BNDES no Rio de Janeiro, que irá avaliar as possibilidades de participação.

Além da instituição financeira, também participaram da reunião a antropóloga Mariana Vieira, que desenvolve projetos na Universidade de São Paulo (USP) para mapeamento de perfis de jovens na periferia de São Paulo, e o professor e filósofo Luiz Contador Borges, docente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP), que também desenvolve projetos de cunho social e analítico. Ambos destacaram a importância do game, que deverá social e analítico. Ambos destacaram a importância do game, que deverá impactar fortemente na cultura e educação de jovens, que, muitas vezes, não possuem incentivos e acesso às ferramentas de qualificação educacional e profissional.

A subsecretária de Ensino Superior da SDECTI, Elizabeth Correia, destacou que uma ação do tipo é extremamente necessária para que o governo possa atingir uma parcela da sociedade que ainda está confusa sobre suas escolhas, e acabam se tornando um potencial público propenso a violência evulnerabilidade social. Além disso, Elizabeth reforçou a importância de ensinar o jovem a empreender, apoiando as iniciativas e ideias que partem desse público.

A representante do Banco Mundial, Ana Fruteira, acompanhou a reunião por meio de videoconferência, visto que a consultora está atualmente em Washington – Estados Unidos, onde presta serviços a instituição. Ana demonstrou interesse pelo projeto, por esse se tratar de uma revolucionária ferramenta de política pública. A consultora também está estudando junto ao Banco Mundial em qual setor a entidade poderá contribuir.

O diretor do ICA – Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, Sandro Gouveia, também participou por vídeo e reafirmou que a Universidade está de portas abertas e preparada para a realização de algumas etapas do game. Sandro citou o campus tecnológico de Quixadá, no sertão do Ceará, que é referência local para o desenvolvimento de novas tecnologias.  Próximas reuniões estão previstas para o mês de outubro, com o objetivo de agilizar a estrutura para o desenvolvimento do protótipo do Terra da Sabedoria.

Mais informações:

Aline Porfírio
Jornalista
(11) 94354-1110
parolaassessoria@gmail.com

Terra da Sabedoria: uma transformação de vida por meio de um game





Por Parola Comunicação

Terra da Sabedoria: uma transformação de vida por meio de um game

Projeto é de autoria da empresa cearense Eco Digital e incubado pelo Governo de São Paulo. Iniciativa pretende conectar jovens a uma rede de oportunidades e serviços, e, com isso, diminuir drasticamente a violência no País

Imagine um aplicativo do qual você poderá planejar sua vida a médio e longo prazo, e nele ter acesso a oportunidades de serviços, cursos, estágios, empregos, entre muitas outras coisas. Embora complexo, o projeto deve se tornar realidade muito em breve. O game Terra da Sabedoria já está sendo desenvolvido pela empresa Eco Digital, e viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O projeto visa a transformação e superação da vida de jovens em suas comunidades através de uma interação digital. A ideia do cearense, empresário e cineasta Egídio Guerra, prevê que jovens possam descrever virtualmente seus planos de vida, e dessa forma, sejam conectados com uma cadeia de parceiros que proporcionem serviços e projetos voltados para as áreas de interesse de cada um desses usuários. A ideia nasceu durante sua jornada na Universidade Federal do Ceará, onde cursou cinema e apresentou um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema, do qual chamou a atenção do corpo diretor da Universidade. Após muitos estudos e parcerias, Egídio apresentou o projeto ao Governo de São Paulo, que decidiu incubar a ideia.

A principal motivação para a criação desse aplicativo, segundo Egídio, vem da preocupação com a violência. Os custos com segurança pública e sistema prisional no Brasil chegaram a R$ 258 bilhões, cerca de 5,4% do PIB. Estima-se ainda que cada jovem custe ao menos R$ 20 mil mensais para continuarem em sistema de detenção. O Terra da Sabedoria tem a missão de mudar essa realidade, de transformar a vida de jovens para que eles não sejam conduzidos à marginalidade. O projeto tem como objetivo diminuir o gasto público com o sistema prisional investindo em política educativa, prevenção e oportunidade, as vertentes que o Terra da Sabedoria tem como base para seu desenvolvimento.

A estrutura do aplicativo prevê a inserção de 24 games digitais online, em um ambiente onde o usuário tenha acesso a 10 diferentes áreas da vida, chamadas no Terra da Sabedoria de mundos. São eles: Trabalho, Educacional, Social, Cultural, Ambiental, Familiar, Espiritualidade, Saúde, acesso as novas tecnologias, e Político-cidadão. Enquanto jogador, o jovem contará em uma espécie de diário sobre seus planos e vivências. Dessa forma, ele será apresentado e integrado a grupos que realizam trabalhos em áreas semelhantes, o que lhe proporcionará oportunidades de emprego, estágio, de cursos, ações culturais, etc.

Essa conectividade acontece por meio de parcerias governamentais, não governamentais e empresariais, projetos de extensão das Universidades, ONGs onde apoiadores do projeto colocam à disposição do game cursos de capacitação, oportunidades de estágio, cursos culturais, oportunidade de avaliação médica, entre outros. Os integrantes do Terra da Sabedoria serão ainda estimulados a gerirem seu dinheiro. A economia do jogo será composta por criptomoedas (moedas digitais), e, em alguns casos, social bônus, que é uma bolsa destinada para jovens em situação de vulnerabilidade social. Conforme o jogador for cumprindo suas missões ele acumulará moedas, que poderão ser trocadas por serviços e lazer. O usuário poderá negociar, poupar e aplicar o seu dinheiro da forma que melhor lhe convém dentro desta rede de contatos. Por exemplo, uma universidade poderá oferecer um período de um curso de extensão. Já uma empresa parceira poderá oferecer estágio. Um usuário que fale inglês poderá trocar serviços com outra pessoa que fale espanhol, e assim por diante.

Todos esses jovens serão monitorados em tempo real por uma equipe de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, gestores públicos, entre centenas de outros profissionais. Isso facilitará a elaboração e aplicação de políticas públicas específicas para a juventude brasileira.

Desenvolvimento: A ideia que nasceu no Ceará chegou a São Paulo, e foi incubada pelo Governo do Estado. Inicialmente o projeto será aplicado a 5 mil jovens de 15 a 29 anos, sendo 2.500 jovens em liberdade assistida (que já estiveram em casa de detenção provisória) e outros 2.500 estudantes de escola pública de diferentes perfis sociais. Alem dos jovens das Universidades Paulistas. Um grupo de trabalho já está discutindo aporte, parcerias e as plataformas do game, do qual o protótipo deverá ser entregue em 2018.

Parcerias – O Terra da Sabedoria agradece as parcerias com os governos dos Estados de São Paulo, Universidade Federal do Ceara além do apoio do Banco Mundial, BNDES, ONU, Intel, Google, Microsoft e Renapsi - Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração.

O aplicativo é realizado por meio da Eco Digital em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Universidade Federal do Ceará, FEA Júnior – Universidade de São Paulo (USP) e Malemolência Narrativas Criativas.

Mais informações:

Aline Porfírio

Jornalista

(11) 94354-1110


parolaassessoria@gmail.com

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

PROSPERA por Giovanna Caldas.





Junto com o nascer desta Lua Cheia em Áries, nasceu também o meu primeiro 'objeto' no ambiente da Prospera (www.prsp.me)

🌐 O "ENCONTRO ABUNDANTE" 🌐
👬👭👬👭👬👭👬

* SÍNTESE: realização de encontros entre Nós afins de expandir o campo de interação para livre aprendizagens e/ou materializações a partir da presença.

* VAI PROSPERAR JUNTO e exponencialmente qualquer NÓ(s) iniciador(es) de uma nova edição do 'Encontro Abundante' em qualquer espaço físico ao redor do globo:

A) Que convoque(m) interações no campo físico para livre aprendizagens e/ou desenvolvimento e materialização de objeto(s).

B) Que queira(m) facilitar processos, vivências ou aulas presenciais a partir dos temas-intenções à seguir:

* a Prospera;
* a vida em rede;
* o paradigma da abundância;
* prosperidade;
* exponencialidade;
* colaboração;
* processos distribuídos;
* integração das dualidades;
* blockchain e criptomoedas como forma de financiar a criatividade da inteligência coletiva.

📃🎯🌱💡🌐

* MAIS DETALHES:
https://goo.gl/9qh8DV

* GRUPO NO WHATSAPP:
https://chat.whatsapp.com/0jESrdBkF0c6jIjDB4hipf