Sim quem nos dera ao menos uma vez com a mais bela tribo , dos mais belos índios, não ser atacados por ser inocentes. Encantava as pessoas Renato Russo com suas musicas porque elas falavam três línguas e conquistava seus corações, mentes e sonhos.
Assim como a musica o amor , a verdadeira política e a educação ganham vida quando o coração , a mente e os sonhos tocam e andam juntos.
Porque nāo adianta dizer apenas eu te amo é preciso amar e assim também se educa com exemplos.
Não existe coração sem mente nem sonhos. Estas dimensões humanas estão interligadas se de fato você sabe o que deseja para sua vida e dos outros.
Vejo militantes auto intitulados defensores da humanidade que leram Marx , se filiaram em partidos, repetem palavras como dogmas divinos e pior ainda quer que acreditem nos delírios deles. O motivo é simples poucos de fato lutaram em movimentos sociais ou colaboraram na construção de suas comunidades, movimentos ou na defesa de outras vidas. Mas se consideram esquerda ? ou não leram o livro todo ?
Marx talvez não amou seus filhos pois faltaram atitudes, seus filhos morreram diante do abandono do pai, mesmo diante dos desafios impostos pela vida de um revolucionário. Como disse Mandella " é bom ser pai de uma nação mas nada substitui a alegria de ser pai de sua família " ou o que nos diria Gandhi antes de morrer ? talvez o que Jesus disse sobre amor. Apesar de religiões distintas o amor é o consenso.
Que tal morar em uma comunidade pobre, dividir o pão, compartilhar a vida comunitária, entender na veia o que são as desigualdades e injustiças nas vidas das pessoas. Porque a razão não vai te explicar isso apenas pelo materialismo histórico mas assim como na Revolução Francesa ou outras revoluções compreenderam pelos sentimentos de quem passa fome, miséria, e dor. Os sonhos nem sempre são por um mundo socialista ou comunista mas talvez pela dignidades e necessidades básicas satisfeitas em família ou em comunidades.
De que adianta um beijo ou fazer amor sem respeito e admiração pela pessoa amada. O beijo e o sexo pode ser socializado ou seja distribuir a matéria para todos mas não terá sabor, nem valor, se não tiver sentimentos e isto não se produz em escala como também vende o capitalismo para empurrar os produtos.
Por maior que seja o ego do capitalista ele pode ser acordado ou assustado por revoltas e injustiças porque mais que queira também suas razões nunca serão maiores ou distantes dos sentimentos da maioria muito menos de seus sonhos.
Quando buscamos educar uma criança o caminho mais fácil do dever é pela alegria ou pela compreensão do quanto é importante a vida e os direitos dos outros quantos os seus. Porem isto não se ensina apenas pela razão são os sentimentos compartilhados e os sonhos despertos que nos educam ou seja são as sementes plantadas do qual emergem a colheita em sociedade.
A pureza dos índios nascem todos os dias em nossas crianças e jovens mas aonde podem exercer sua bondade em nossa sociedade ? Se continuam atacados em suas vidas apesar de sua inocência.
Porem alguns diriam como resposta tive uma ideia vamos fundar um partido ? que tal esperar 200 anos para que as condições materiais evoluam enquanto discutimos teses e cenários ? será que chegaremos no consenso único sobre o melhor caminho para humanidade ? CLARO QUE NÃO ! Enquanto milhares de injustiças podem ser resolvidas e estão do nosso lado e dependem de nossas atitudes, do nosso amor, educação e da política juntas; ou seja de nossos corações, mentes e sonhos.
Porque gostamos de falar tanto apenas entre os que pensam igual se melhor seria dialogar com quem pensa diferente ? Se a razão mesmo nos movimentos ditos progressivos ou revolucionários mais adestra que liberta ? A guerra do homem contra o homem destrói a sociedade e castra sonhos mais solidários porque estes emergem de sentimentos de liberdade, igualdade e solidariedade que não podem ser empacotados em biscoitos ou em palavras .
O amor não precisa de casamento para ser de verdade assim como a educação de diploma. Porem eles podem ser comprovados se é que se exige isso ? quando apenas amamos ou apreendemos. São simples atitudes que revelam o quanto há de concreto e verdadeiro nos relacionamentos, na educação e na política. O silêncio te convida a calar e apenas sentir , ver e agir para ver o que de verdade dizem nossas palavras mesmo que em silêncio.
Talvez elas falem mais do que nossos sonhos. Conquistar o sonho, o imaginário e o futuro com ideias , profecias e políticas publicas são essenciais para despertar os sentimentos que mobilizam as lutas assim como das razões que organizam.
Educar é imaginar o dia perfeito assim como amar é vive-lo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário