Vivemos numa cultura apunhalada, uma educação asfixiada e um povo adormecido. Sim mas seus filhos clamam por mudanças no mundo e esperanças em suas vidas.
Victor Hugo durante Assembleia Nacional na Revolução Francesa há mais de 200 anos conclamou a França para Liberdade, Igualdade e Fraternidade olhando para juventude de sua época :
“As reduções propostas no orçamento especial das ciências, das letras e das artes são duplamente perversas. São insignificantes do ponto de vista financeiro, e nocivas de todos os outros pontos de vista” e “nas épocas de crise é que se deve dobrar o orçamento para a cultura!”.
Vivemos hoje o desafio de tentarem apagar não apenas o futuro com um genocídio de uma geração sem oportunidades mas de destruir também o passado aniquilando a educação e a cultura. Não existe pessoas sem cultura o que existe é destruição de tudo que nos torna humanos.
A economia e a sociedade tende a valorizar apenas o que considera útil . Isto é a barbarie porque tem corrompido nossos conhecimentos, relações sociais, afetos e valores. A arte, cultura e a educação é nossa maior resistência as barbáries e as desigualdades brutais que tem transformado a violência em linguagem de comunicação em nossa sociedade.
Violência e egoísmos se unem numa agenda privada do ego que se acha maior que a lei, o amor e cidadania. Seres vazios que achem que podem tudo inclusive destruir ou negar a arte ou as políticas sociais que garantem direitos a todos . E nossa referencia neste caso não é Cuba mas Alemanha, Canada, Europa, Japão e outros aonde a qualidade vida , a arte, educação, saúde são inegociáveis . A posse, o útil, o ego nunca substituíram-se o amor e a verdade.
Os sonhos de uma geração podem iluminar o caminho de uma nação.
Amigos jovens mais do que diplomas vocês necessitam de sonhos. A Independência alcançada pelo conhecimento e o valor da sua vida é inegociável.
Grita Rimbaud na a consciencia da juventude que ela lute com seus corpos para não render sua alma e que ilumine uma nação e que realize suas vidas e os torne eternos nos caminhos da historia.
Uma geração que desenvolve sua capacidade de enlouquecer falsos poderes que mentem, iludem e negam seus dons. Nunca deixe de buscar e encontrar o que ha de mais precioso em ti ! Não seja escrava do consumo nem de imagens mas sejas capaz de produzir e recriar tua vida, imagens , e ate mesmo produtos que não transforme sua corpo e alma em objetos que carregam suas marcas mas que você deixe sua marca no mundo e escreva com tua vida a historia. Encontrara a ti e será livre e eterno como Rimbaud que aos 17 anos se multiplicou com suas palavras e escreveu outros mundo enfrentando seus desejos, dores, sonhos , angustias...
Viva a arte que nos dá vida e a liberdade .
Ela foi encontrada!
Quem? A eternidade.
É o mar misturado
Ao sol.
Minha alma imortal,
Cumpre a tua jura
Seja o sol estival
Ou a noite pura.
Pois tu me liberas
Das humanas quimeras,
Dos anseios vãos!
Tu voas então...
— Jamais a esperança.
Sem movimento.
Ciência e paciência,
O suplício é lento.
Que venha a manhã,
Com brasas de satã,
O dever
É vosso ardor.
Ela foi encontrada!
Quem? A eternidade.
É o mar misturado
Ao sol.
Arthur Rimbaud
Nenhum comentário:
Postar um comentário