SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Se podemos ainda falar de política talvez ainda podemos falar de amor .




Sabem quantos estão preocupados com o genocídio de jovens no Brasil ? com os milhões de desempregados ? com o avanço do crime organizado nas cidades ? com as mortes por falta de saúde publica ? com a melhoria da educação ou melhor a transformação do potencial de uma geração em capacidades criticas e criativas ?

Sabem quantos estão preocupados neste momento se vão se abraçar a gangue A ou B na eleição e esquecer quanto roubaram ou ajudaram a roubar as custas das vidas e mortes do povo brasileiro ?

Sabem quantos vão falar de esquerda ou direita sem ter compreendido mesmo o que defende ? ou lutado nas ruas com os mais pobres ou com a juventude ?

Guarda apenas uma dica as músicas ou poesias que escrevemos  e cantamos ou seja a arte  é mais profunda que qualquer movimento de esquerda no  Brasil pois quase nada neste país é de verdade. Em outros lugares direita é direita e esquerda é esquerda , onde de fato a vida mudou não foi na luta pelo Estado e sim na organização de vidas comunitárias que de BAIXO PRA CIMA construíram o Estado ou as instituições a luz de uma ética coletiva.

Algumas pessoas nos fazem apaixonar pelos sonhos delas ou pela forma como educam seus filhos ou constroem projetos com seus amigos são de verdade amores revolucionarios. A política se escreve na alma das pessoas e isto é muito mais do que Che ou Temer é de verdade e não cabe mais nos modelos de política por grupos . Seres podem iluminar milhares de outros mas as vezes não temos como adivinhar o que elas sentem de verdade sobre a dor do Outro.

Se são apenas discursos vazios ou brigas de torcidas ou pior briga de gangues.

Porque violencia, desemprego, educação, e saúde são vidas ou elas valem tudo ou não valem nada. Elas não são números ou votos. Muito menos cálculos de estratégias para chegar ao poder ou se manter de qualquer forma a qualquer preço.

Capitalismo ,  Socialismo ou um novo modelo econômico e social pode ser compartilhado mas não pode ser medido pela conta de quem dirige mas pelas vidas das pessoas que vivem nestes regimes.  As Desigualdades e a miséria no mundo hoje afirmam a todo momento que vivemos tragédias e que a solução não se dará pela repetição da historia

Por exemplo o Estado no Rio de janeiro caiu para o crime organizado nas favelas e no gabinete do governador assim como Estados nordestinos como o Ceara que mais mata jovens no Brasil , apesar de ter apenas dois por cento da população brasileira , caiu para o crime e as oligarquias que estão mais preocupados em fechar acordos e usar o dinheiro publico para seus projetos locais e nacionais do que salvar seu povo.

O Estado virou instrumento de guerra entre elites e na ponta poucos ainda sustentam o que chamamos de publico. Uns sustentam com sua alma , lutas e outros com suas dores.

Os privilégios bancados pelo Estado estão mais preocupados em manter seus privilégios com falsos discursos em nome do povo do que construir o Estado e as instituições que deveriam atuar alem dos pobres poderes de partidos ou gangues que regem a coroa e a corte sentados na casa grande mantidos por diversas formas de corrupção.


Senhores nada justifica o totalitarismo ou o neo facismo  de direitas, esquerdas , ou de oligarquias que nada são.  Nem uma vida pode ser destruído pela revolta de um outro que para se defender tem mais atacado que falado sobre seus atos. 

Se podemos ainda falar de política talvez ainda podemos falar de amor . Não se trata de religião eu sei,  nem de nação,  de partidos ou ideologias,  apenas do que nos torna humanos .  

Não podemos mensurar o valor das pessoas por sua utilidade ou pelo voto muito menos como correlações de forças ou como instrumento de guerra de príncipes.    

Sim somos diversos , diferentes e livres e por mais que alguns queiram não vão nos enquadrar na sua lógica de poder .  

Não somos amigos nem inimigos somos pais, mães , irmãos e filhos. 

Se amas teu filhos, pais e irmãos compreende que do outro lado da rua ou por ondes anda que o que ve são pessoas assim como você.  E assim como outros países sim temos capacidade de nos organizar e lutar , se for o caso para que a vida do outro seja respeitada como a sua porque assim que se define liberdade.

Politica que se constrói com atitudes e alma  para enfrentar interesses privados ou de gangues  que só olham para cima  ! Nós amamos construir de baixo para cima. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário