Projeto é de autoria da empresa cearense Eco Digital e incubado pelo Governo de São Paulo. Iniciativa pretende conectar jovens a uma rede de oportunidades e serviços, e, com isso, diminuir drasticamente a violência no País
Imagine um aplicativo do qual você poderá planejar sua vida a médio e longo prazo, e nele ter acesso a oportunidades de serviços, cursos, estágios, empregos, entre muitas outras coisas. Embora complexo, o projeto deve se tornar realidade muito em breve. O game Terra da Sabedoria já está sendo desenvolvido pela empresa Eco Digital, e viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
O projeto visa a transformação e superação da vida de jovens em suas comunidades através de uma interação digital. A ideia do cearense, empresário e cineasta Egídio Guerra, prevê que jovens possam descrever virtualmente seus planos de vida, e dessa forma, sejam conectados com uma cadeia de parceiros que proporcionem serviços e projetos voltados para as áreas de interesse de cada um desses usuários. A ideia nasceu durante sua jornada na Universidade Federal do Ceará, onde cursou cinema e apresentou um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema, do qual chamou a atenção do corpo diretor da Universidade. Após muitos estudos e parcerias, Egídio apresentou o projeto ao Governo de São Paulo, que decidiu incubar a ideia.
A principal motivação para a criação desse aplicativo, segundo Egídio, vem da preocupação com a violência. Os custos com segurança pública e sistema prisional no Brasil chegaram a R$ 258 bilhões, cerca de 5,4% do PIB. Estima-se ainda que cada jovem custe ao menos R$ 20 mil mensais para continuarem em sistema de detenção. O Terra da Sabedoria tem a missão de mudar essa realidade, de transformar a vida de jovens para que eles não sejam conduzidos à marginalidade. O projeto tem como objetivo diminuir o gasto público com o sistema prisional investindo em política educativa, prevenção e oportunidade, as vertentes que o Terra da Sabedoria tem como base para seu desenvolvimento.
A estrutura do aplicativo prevê a inserção de 24 games digitais online, em um ambiente onde o usuário tenha acesso a 10 diferentes áreas da vida, chamadas no Terra da Sabedoria de mundos. São eles: Trabalho, Educacional, Social, Cultural, Ambiental, Familiar, Espiritualidade, Saúde, acesso as novas tecnologias, e Político-cidadão. Enquanto jogador, o jovem contará em uma espécie de diário sobre seus planos e vivências. Dessa forma, ele será apresentado e integrado a grupos que realizam trabalhos em áreas semelhantes, o que lhe proporcionará oportunidades de emprego, estágio, de cursos, ações culturais, etc.
Essa conectividade acontece por meio de parcerias governamentais, não governamentais e empresariais, projetos de extensão das Universidades, ONGs onde apoiadores do projeto colocam à disposição do game cursos de capacitação, oportunidades de estágio, cursos culturais, oportunidade de avaliação médica, entre outros. Os integrantes do Terra da Sabedoria serão ainda estimulados a gerirem seu dinheiro. A economia do jogo será composta por criptomoedas (moedas digitais), e, em alguns casos, social bônus, que é uma bolsa destinada para jovens em situação de vulnerabilidade social. Conforme o jogador for cumprindo suas missões ele acumulará moedas, que poderão ser trocadas por serviços e lazer. O usuário poderá negociar, poupar e aplicar o seu dinheiro da forma que melhor lhe convém dentro desta rede de contatos. Por exemplo, uma universidade poderá oferecer um período de um curso de extensão. Já uma empresa parceira poderá oferecer estágio. Um usuário que fale inglês poderá trocar serviços com outra pessoa que fale espanhol, e assim por diante.
Todos esses jovens serão monitorados em tempo real por uma equipe de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, gestores públicos, entre centenas de outros profissionais. Isso facilitará a elaboração e aplicação de políticas públicas específicas para a juventude brasileira.
Desenvolvimento: A ideia que nasceu no Ceará chegou a São Paulo, e foi incubada pelo Governo do Estado. Inicialmente o projeto será aplicado a 5 mil jovens de 15 a 29 anos, sendo 2.500 jovens em liberdade assistida (que já estiveram em casa de detenção provisória) e outros 2.500 estudantes de escola pública de diferentes perfis sociais. Alem dos jovens das Universidades Paulistas. Um grupo de trabalho já está discutindo aporte, parcerias e as plataformas do game, do qual o protótipo deverá ser entregue em 2018.
Parcerias – O Terra da Sabedoria agradece as parcerias com os governos dos Estados de São Paulo, Universidade Federal do Ceara além do apoio do Banco Mundial, BNDES, ONU, Intel, Google, Microsoft e Renapsi - Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração.
O aplicativo é realizado por meio da Eco Digital em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Universidade Federal do Ceará, FEA Júnior – Universidade de São Paulo (USP) e Malemolência Narrativas Criativas.
Mais informações:
Aline Porfírio
Jornalista
(11) 94354-1110
parolaassessoria@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário