SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Depois de séculos de Histórias, o destino agora é o mundo ! UM NOVO CICLO DA TERRA DE 1000 DIAS VAI COMEÇAR !




Sim Moisés estava lá quando o mar vermelho se abriu para seu povo passar, em seu DNA carregava a coragem de Davi e a sabedoria de Salomão, mas em sua alma o amor a Deus e criar novas leis para reencontrar o Paraíso quando descobrimos o divino que carregamos em nossas vidas e histórias.  


Estas histórias leva pelos séculos a destinos inesperados com as palavras de um poeta político, Victor Hugo como buscamos ser, a jornada de um povo de escravos que se tornam miseráveis poderiam ser sertanejos, presos nos feudos dos castelos das casas grandes, gritos de liberdade explodem com a Revolução Francesa junto com os sorrisos de crianças derrubando as  bastilhas de sua época.

"Julgar-se-ia bem mais corretamente um homem por aquilo que ele sonha do que por aquilo que ele pensa." 


Nesta historia a espiritualidade se transforma em politica que vira arte. A história da Vitória da loucura de Van Gogh. A mesma história, só que agora ela se expressa em cores para colorir o mundo com novas paisagens e estéticas, o amor que se une ao bem e ao belo para ampliar nosso ser e existências divinas.  Segundo Van Gogh, "procura compreender o que dizem os artistas nas suas obras-primas, os mestres sérios. Aí está Deus. " 

Seguindo Van Gogh "O amor é eterno - a sua manifestação pode modificar-se, mas nunca a sua essência... através do amor vemos as coisas com mais tranquilidade, e somente com essa tranquilidade um trabalho pode ser bem sucedido."  Encontrei na Holanda inspiração divina em Spinoza que no seu livro ensina a prova geométrica da existência de Deus, a rebeldia capaz de expressar seu ser e sua ética, todos os dias escrever sua historia por caminhos de liberdade ." É aos escravos, e não aos homens livres, que se dá um prêmio para os recompensar por se terem comportado bem."


Em Nova York apreendemos a liberdade como o caminho da vida e da História e importa bastante as múltiplas jornadas e conexões que realizamos com quem amamos ou sozinhos pela terra, mar ou pelo ar, a Terra é uma só, os destinos são incalculáveis. Éramos um povo quando saímos da Africa, fugimos do Egito, viajamos para Europa e Estados Unidos, mas nos tornamos outros entre nós, querendo colonizar o mundo. Redescobrimos a Democracia de Atenas nas Américas, quando os delírios e as vaidades da nobreza na Europa se tornaram insuportáveis, porém mais uma vez os selvagens éramos nós, matando índios e escravizando negros, escrevemos outros capítulos da nossa História de ignorâncias e maldades. Estudar as origens de nossas culturas, desigualdades, racismos, pobreza é tão importante quanto nossa Ciência, Tecnologia, Economia e Arte para nos educar e construir novos destinos e Histórias.  


Compreender que tudo virá dinheiro, valor de troca, riqueza e consumo incluindo as Máfias, as drogas, crimes e corrupção. Mais violências, mais escravidão, produzidas em nome de Deus e da raças, pelos governos, sistema financeiro, e exércitos. Sobreviver estas jornadas e compreender que os ciclos de poder se destroem e com eles seus impérios. Ao re encontrar o mesmo quadro, agora no museu, nos ensina que tudo virá história e até mesmo a arte virá dinheiro no mesmo lugar cercado de touros capitais; mas se andar mais um pouco apreendera que as vozes e a arte não se calam e voltam para ruas para protestar agora em forma de rap e dos mesmos grafites que surgiram na cavernas.     



Fotos distintas em tempos diferentes mas a história segue suas jornadas, seus destinos, novos ciclos se escrevem e inovam para mudar os lugares, as pessoas, os sonhos, as vidas educando novas formas de ser, viver e governar de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. O olhar muda com ele, as palavras, os gestos, as atitudes, a imaginação silencia os poderes para criar novas realidades. Enquanto canto, encanto, escrevo, filmo. Novas famílias, amigos , relações com a natureza e com a vida, vivo meus sonhos desperto para despertar outras pessoas e liderar novas histórias. 



Estréia na Europa e no continente chinês, outras artes criadas en redes com jovens do mundo todo. Amor por onde passo, caminho, já não estou mais sozinho, além do meu povo, família, filho, amigos, caminho com outros povos, culturas, destinos em busca da sabedoria, rebeldia, luz que ilumine novos desafios, sorrisos, amores, alegrias, e não me canso de dizer que te amo Deus e a todos que possamos juntos caminhar nossa jornadas únicas. 


Encontrei a Bjork na Islândia, gente independente como os Finlandeses, os Servos, os Dinamarqueses que vivem em países pequenos e empreenderam grande nações. Sei que existe lições em nossa jornada que podemos apreender sozinhos, outras apenas coletivamente como nações, e depois como planeta Terra. Apreendemos a construir nossa vidas, nações e Terra ao mesmo tempo quando orquestramos nossas redes numa cidadania global. 


Sem esquecer nossa identidade como judeus sempre podemos voltar para Alemanha e redescobrir suas Universidades, literatura e música em outros ciclos sem guerra e nazismo mas infelizmente a paz nunca será a mesma depois do Holocausto, das bombas atômicas e usinas nucleares. Não subestime a humanidade, os ódios e a maldade evoluem também junto com nossas especies, tecnologias e o Universo em expansão. De que adianta nossas instituições como Universidades, Governos, Empresas se poucas pessoas tem condições de domina-las em nome do mal e de podres poderes? Necessitamos expandir nosso ser, unir nações, integrar saberes e  setores de nossa sociedade, unindo nosso corpo e natureza ao planeta Terra em nossa jornadas.  
  

Difundir e propagar para o mundo e para mídias, incluindo as novas redes sociais, inteligência artificial, big data, games, realidade virtual e expandida, usando arte e ciência para multiplicar nossas mensagens, tornando cada um de nós personagens de sua propria História. Novos filmes, livros, músicas, danças, teatros, games que expressem ao mesmo tempo saberes, ficção, realidades, pedras, animais, plantas, humanos e robôs, criando uma nova civilização aonde ainda não exercemos nenhum papel definido apenas criá-la; sendo os primeiros habitantes de uma Terra da Sabedoria.  



Fellows Ashoka, Consultores do Banco mundial, Empresários juniores, executivos de empresas globais, Empreendedores de startups, Lideres políticos, Educadores, Cientistas, Artistas, Ambientalistas, Espiritualidades planetárias, tudo conectado em redes que compartilham e compreendem os desafios globais ao mesmo tempo que transformam suas vidas, comunidades e cidades .   


São Paulo, Nova York, Londres, Pequim, Moscou, aonde existe amor no último pau de arara é pra lá que vou e volto, vivendo em várias casas, apenas um rapaz judeu, latino americano, brasileiro, descendente de sertanejos.  Lutando para integrar as inovações tecnológicas para reduzir as desigualdades, a pobreza e as mudanças climáticas que vivermos. Cercado e apoiados por mestres de saberes experimentados com coragem ética, visão interdisciplinar e internacional.  


Sim sou um dos caras mais felizes do mundo, menos rico e menos poderoso. Sou um dos caras que amou muito e portanto continua amando porque os amores verdadeiros são eternos e felizes apesar dos sofrimentos. O orgulho e amor de educar um filho que também ama o mundo, a vida e busca transforma-lo numa grande orquestra aonde todos vivam bem seus destinos incluindo pedras, animais, plantas, humanos e robôs no antropoceno. Uma era aonde mais dos que tecnologias precisaremos de antropólogos para fundar uma nova civilização e filma-la on line seu despertar. Antropólogo e Cineasta, pai e filho educadores, de um novo ciclo da humanidade ciborgue na Terra viajando pelo Universo.    
   

Porem toda essa jornada foi planejada, pensada, sonhada e empreendida desde os 15 anos antes mesmo de empreendermos as empresas juniores, outras ONGS, movimentos políticos e sociais, Empresas e projetos na Cooperação internacional, pesquisas e palestras nas universidades, buscando sempre inovar em várias cidades cearenses, estados brasileiros e países pelo mundo. As sementes sempre estiveram lá plantadas e os jardins imaginados por milhares de livros e filmes que iluminaram com sol e água nossa jornada. Nas brincadeiras, amigos de infância, jogando futebol e criando milhares de vínculos e amizades que permanecem até hoje são os fermentos que multiplicaram a colheita.



Depois da infância, juventude, séculos de Histórias, o destino agora é o mundo, antes da velhice chegar ! UM NOVO CICLO DA TERRA DE 1000 DIAS VAI COMEÇAR ! Outras sementes, ideias, histórias, inovações, sonhos começam a florir sem planejar como resultados da qualidade da colheita.  Sem roteiro, a vida escreve novos destinos e horizontes. A câmera dos seus olhos, o computador da sua mente, a sua voz para liderar, os sentimentos para emocionar, a alma na conquista da sabedoria.  


O futuro no passado e no presente quem constrói somos cada um de nós. Ninguém segura a história nem todo poder do mundo, já vimos grandes poderes desaparecem e serem enterrados, apesar do silencio do omissos e da morte dos inocentes. As fotos que viu e as palavras que leu não são o passado são o futuro, são cenas de um filme que continua rodando, a diferença é que as surpresas e as incertezas elas aparecem no começo da Historia. 


O jogo continua tem hora de parar e recomeçar, de jogar e torcer, de formar times e redes para novos desafios e inovações, ser tecnico dos times que impactam sobre a miséria de milhões, novos ciclos em que as partidas e o apito final duram 1000 dias para consolidar novas conquistas e alicerces, agora no mundo mais presente nos desafios locais e nacionais. 



A Terra da sabedoria sempre foi minha Terra do Nunca em busca da sininho e lutando contra os Capitães ganchos. Isso porque esta história nasceu de outras histórias mais linda: o amor de um escritor ao ver uma mãe viúva criar seus 4 filhos sem eles perderem a infância e a imaginação. A Terra do Nunca é lugar aonde imaginação, realidade e sabedoria se unem. Estes jovens e adultos, assim como eu depois de conquistar nossa Terra do Nunca, nunca deixamos de ser crianças inocentes e sempre estamos com fome e sede de sabedoria . Cada uma de nossas ideias, projetos, organizações e empresas que fundamos e participamos teve a mágica de construir o meu ser e o mundo que vivo, porém eles nunca foram um ponto de chegada sempre de partida, peças de um mesmo mosaico quebra cabeça, aonde cada projeto levou a outro desafio maior, até que várias barreiras politicas e econômicas foram tentando impedir de realiza-los principalmente corruptos, mas tivemos e temos coragem de enfrenta-los desde que não leve a becos sem saídas, projeto vazios de poder, a minha missão é transformar vidas, é isso que sou e que amo.  Eu carrego comigo milhões de sonhos em rede de milhões de jovens capazes de transformar suas vidas enquanto mudam o seu mundo, de suas famílias, comunidades e cidades da sabedoria.     



terça-feira, 26 de novembro de 2019

Rebelião Nordestina de heróis por um dia!




“E nenhum tempo, nem poder fará ruir! A forma moldada que evolui, vivida.” Goethe. 




A história é escrita pelas pessoas, onde menos se espera, um deserto florir. Visitei uma cidade chamada Cruz que tem uma linda praça gastronômica apesar de ser uma cidade nova com pouca população e recursos assim como ao lado dela tem um Castelo em pleno sertão. Voltaire se tornou a primeira celebridade do mundo com suas ideias e fez florir a Revolução Francesa assim como GabiGol em minutos muda a historia das Libertadores, do Flamengo e de sua torcida. Porem apesar de suas rebeldias que os tornam heróis, alguns apenas por um dia , outros pela eternidade, nenhuma flor nasce sozinha, nenhum jardim se perpetua com uma flor para escrever a Historia. 


Porém elas nascem ao mesmo tempo, em varias cidades do Nordeste ou na alma e coração dos nordestinos, que estão vivendo uma guerra pela liberdade, autonomia em guiar seu destino diante das histórias cada vez mais tristes das oligarquias, elites, burocratas e gangues partidárias que não demonstram nenhum amor por suas vidas e sonhos. Chegou a hora de multiplicar as rebeldias que geram pães, trabalho, arte, saúde, educação, tecnologias, preservação da natureza, famílias, comunidades e cidades com novas formas de ser, viver e governar. 


Tenho me dedicado a compreender brilhante análise do cientista político de Harvard, Robert Putnam, das tendências econômicas, sociais e políticas ao longo do século passado, demonstrando como passamos de uma sociedade individualista do eu para uma sociedade mais comunitária do "nós" e depois voltamos novamente - e como podemos aprender com essa experiência para virar a esquina em direção a uma nação mais forte e mais unificada, do autor de Bowling Alone e Our Kids.

Desigualdade profunda e acelerada; polarização política sem precedentes; discurso público vitriólico; um tecido social desgastante; narcisismo público e privado - os americanos e brasileiros de hoje parecem concordar em apenas uma coisa: este é o pior dos tempos. 


Mas já estivemos aqui antes. Durante a Era Dourada do final do século XIX, as Américas eram altamente individualistas, totalmente desigual, ferozmente polarizada e profundamente fragmentada, exatamente como é hoje. No entanto, quando o século XX começou, os Estados Unidos e o Brasil se tornaram - lenta, desigual, mas constante - mais igualitários, mais cooperativos, mais generosos; uma sociedade mais focada em nossas responsabilidades uns com os outros e menos focada em nosso interesse próprio mais restrito. Em algum momento da década de 1960, porém, nossa nação virou outra esquina, e todas essas tendências foram revertidas, deixando-nos na desordem de hoje.

Em uma ampla visão geral de mais de um século de história, com base em sua combinação inimitável de análise estatística e narrativa, Robert Putnam analisa uma notável confluência de tendências que nos levaram de uma sociedade "eu" para uma sociedade "nós" e depois voltamos novamente . Ele tira lições inspiradoras para o nosso tempo desde uma época anterior, quando um grupo dedicado de reformadores endireitou o navio, colocando-nos no caminho de nos tornarmos uma sociedade mais uma vez baseada na comunidade. Cativante, revelador e oportuno, este é o trabalho mais ambicioso de Putnam até o momento, uma pedra angular adequada para uma carreira brilhante. 


Enquanto essas paisagens se modificam, outras feudais permanecem intocáveis no Ceará e no Nordeste. Por exemplo quando Tasso era Governador do Ceara, os jornais publicaram que a Receita Federal ia fiscalizar o Grupo Edson Queiroz e logo depois Edson Queiroz Neto que se propunha uma alternativa a Tasso deixou a politica. Nem mesmo entre nossas elites que tem todas as condições financeiras para disputar a democracia, em terras feudais de oligarquias, impera o terror e o medo. O Governo Federal hoje sem o controle e independente da oligarquia cearense, fato inédito em nossa história, fará um enorme favor a população cearense, se puder iluminar com transparência, o pagamento de impostos, incentivos fiscais e financiamentos públicos das empresas cearenses que são beneficiadas pelo Estado público em detrimento há décadas da maioria de nossa população. Afinal no Ceará a classe política feita de Deputados e Senadores Empresários, poder legislativo, judiciário, imprensa e outros todos se calam para corrupção no Ceara nas várias denúncias e pedidos de CPIs do Deputado Heitor Ferrer como Aquário, Tatuzões, JBS e outras. No Ceará não é povo que vive do Estado é a Oligarquia. O que nos distingue brutalmente de outros processos democráticos individualistas ou comunitários porque impera a Ditadura das Oligarquias sem lei. 


Por esta razão as rebeldias dos heróis nordestinos começaram em várias cidades e os jardins a florir, estamos em guerra pela vida, pelo direito de sonhar, expressar suas dores e sofrimentos, criar e empreender novas formas de ser, viver e governar. Cada semente plantada, cada ato de rebeldia, de denúncia de corrupção, da coragem da verdade, em mostrar como as oligarquias atuam e se reproduzem no poder nos seus feudos cidades e na distribuição dos cargos e orçamentos estaduais revelam as piores praticas de poder inviabilizando a democracia somada ao silêncio sobre corrupção. 


Não é possível segurar um, centenas, milhares, milhões, é possível aprisionar vereadores, Deputados, burocratas, juízes, jornalistas, e pessoas que dependem de serviços da prefeitura e do Estado para viver. Porem é impossível segurar a revolta, a rebeldia, as causas, as ideias, os sonhos, a luta contra a escravidão e a ditadura que impera no Ceara dos Coronéis Ciro e Tasso.  

A rebeldia cada vez mais explode de onde menos se espera das quebradas, dos presídios, dos evangélicos, de milhões de nordestinos e seus descendentes espalhados pelo Brasil que fugiram e continuam fugir da seca, miséria, desigualdades e violências das oligarquias, que desde seus antepassados, avôs, pais e agora os juniores sem currículo que herdaram privilégios e cargos públicos. Porém são esses rebeldes originais, os verdadeiros heróis artistas, jogadores de futebol, educadores, empreendedores e outros profissionais que sem dinheiro e com seu talento construíram com os imigrantes outros Brasis mais solidários e comunitários com a pobreza e desigualdade da maioria. Porém mesmo olhando e mudando o nosso local estaremos cantando com o mundo que não tem medo da liberdade, igualdade e fraternidade. Chegou a hora de unir o Brasil rico com o pobre e quebrar nosso muro de Berlim! Cada um pode quebrar com ousadia um pedaço do muro que nos divide sendo herói por um dia.



segunda-feira, 25 de novembro de 2019

A ética na Guerra sobre lealdade, desafios e sonhos. 965 dias.




Você tem coragem de ir para guerra e lutar pelo seu país ? ou você prefere morrer por uma ideologia ? ou pela sua empresa ? dar sua vida como fez Demócrito do Jornal O Povo para que ela pudesse continuar com sua voz ? Sei que amamos nossos filhos, família, parentes e até amigos porém esses laços não são suficientes para construir uma nação. De alguma forma amar nossa cidade e comunidade, nosso povo, é compreender que cada um de nós somos soldados de uma nação em guerra que necessita nossa lealdade e compromissos para superarmos alguns desafios e conquistar nossos sonhos. 



Todos nós queremos viver num país rico, próspero, garantindo qualidade de vida para todos e as futuras gerações incluindo seus direitos e deveres. Quando olhamos para o mundo e observamos o Canadá, Japão, Dinamarca, Finlândia, Alemanha e outros países admiramos suas conquistas e queremos alcançá-las. Sim queremos ser o país mais feliz do mundo mas todos passaram por suas guerras. Porém esquecemos que para alcançar estes objetivos temos que nos preparar para enfrentar várias guerras e elas nos exigem uma ética e um trabalho em conjunto. 


Exige algumas guerras internacionais como crescer nossa economia e distribuir renda com igualdade de oportunidades, o nosso mercado consumidor é muito importante nesse sentido, como está fazendo a China , aproveitando a sua escala, transformando pobreza em mercado. Nesta direção as batalhas da ciência e tecnologia são vitais e nosso Exército são nossas Universidades e pesquisadores, eles não são nossos inimigos. Da mesma forma enfrentamos guerras contra o tráfico internacional e a corrupção e esse são nossos maiores inimigos incluindo brasileiros que lutam em prol de seus interesses e projetos de poder contra a nação. 


O sonho de todo comandante é ter os melhores soldados ao seu lado, as melhores informações, tecnologias e com isso planejar e executar a melhor estratégia. O sonho de todos os soldados de uma nação é ter o melhor comandante que respeite e valorize seus esforços, dedicação, e que estão colocando suas vidas a serviço da Nação. Porém alguns líderes acha que a Nação está a serviço de sua ideologia de esquerda ou de direita, que a nação deve proteger corruptos porque estes ocuparam cargos públicos, alguns acham que alguns soldados incompetentes tem o direito de levar a Nação a derrotas. 



Porém não se constrói um exército sem solidariedade entre os soldados, sem diálogo sobre as batalhas, sem corrigir nosso erros e melhorar nosso desempenho, sem uma visão do que queremos conquistar e sempre lembrando que fazemos tudo isso por quem amamos incluindo nossa Nação.  

Lógico que sei que não vivemos num paraíso como todas os países que citei também não são, as pessoas pensam diferente, cada um tem seus interesses, sonhos diversos mas existe algo em comum como uma ética, a lei para todos, as prioridades na nação, e os desafios urgentes a serem enfrentados.


Existe o brilho nos olhos e o sorriso de que a luta vale a pena não porque estou fazendo isso para manter um corrupto, uma oligarquia, uma gangue partidária no poder. Tenho orgulho de pagar os impostos porque os serviços prestados pelos funcionários públicos bem pagos são de excelência e além de seus salários e carreiras estão preocupados com os resultados que afetam a nação.



Temos que ter bastante clareza a importância de um professor para Nação assim como a dignidade de um lixeiro. Clareza do papel essencial de empresários que são competitivos pela inovação, boa gestão e bons salários e não porque vivem de receber financiamento público, incentivos fiscais e não querem pagar impostos; assim como todo trabalhador deve buscar a excelência e melhorar a qualidade e produtividade. Nossos artistas são vitais para produzir riquezas, imaginação e humanizar nosso povo assim como os que lutam para preservar a nossa natureza.




Os problemas sociais é um problema de todos e não apenas de alguns porque impactam nosso exército na hora das batalhas. Da mesma forma a vitória pertence a todos e não apenas alguns assim como a colheita de nossas conquistas.

Sim o nosso exército é o Brasil e não apenas os que estão no quartel. A nossa ética é não ter medo de lutar nem de sonhar com compromisso e lealdade a nação e não a corruptos, oligarquias e gangues partidárias. E assim como o exército de Israel as melhores idéias vale mais que a hierarquia porque elas salvam vidas e geram riquezas e vitórias para todos. A maior patente de uma nação é a ética, o sorriso de suas crianças e a sabedoria de compartilhar nossos desafios e riquezas incluindo nossa capacidade de gerar líderes para estas guerras que estamos enfrentando e as futuras.