SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 9 de novembro de 2019

Salve se quem puder, independência, morte, ordem e progresso.



Por ironia do destino Salve se quem puder é um provérbio português.


Vamos jogar futebol ? mas não tem regras, cada um com sua bola, pode roubar quantos gols puder, pode ser violento, nem precisa se preocupar com a torcida pode comprar quantos puder trocando por cargos, dinheiro ou favores. Bem o nome disso não é futebol nem política. No Brasil tem vários Reis sem Democracia. Um deles o crime organizado continua a crescer em seu poder bélico, econômico e político. Existe o PT que faz tudo pelo poder, os evangélicos, a mídia como um dos palcos dessa guerra, as elites e Bancos protegendo seus patrimônios independente do preço que os brasileiros tenham que pagar com brutais desigualdades e injustiças, a classe política e a justiça que vive da troca de moedas entres os poderes, os interesses internacionais no Brasil, as oligarquias e as gangues partidárias que vivem de vender o Estado em troca de privilégios e corrupção e as corporações que usam as empresas públicas a serviço dos seus umbigos. 


No mesmo Brasil você pode morar numa cidade ou comunidade dominada pelo crime sem lei, em outra que há décadas vendem seus votos trocando por miséria para manter os mesmos no poder como é comum no Nordeste, em outras tem trabalho, transporte público mas falta saúde, outras tem boas escolas mas pouco acesso a cultura e lazer. Porém todos os reis e seus exércitos citados acima de várias cidades e comunidades diversas se encontram num único lugar para discutir sobre o Brasil: A internet e seus WhatsApp, redes sociais, you tube e outras. 

Ricos e pobres, pretos e brancos, esquerda e direita, artistas, militares, militantes, educadores e empresários, discutindo, brigando ou conversando sobre várias questões. Em sua maioria por pautas impostas pela mídia que variam desde tragédias, corrupção, frases de um outro político mas uma pauta nunca desaparece corrupção, pobreza, violência e falta de educação, saúde e outros. Quais têm sido os resultados desse debate e os caminhos de nossa Democracia ?  

  
Temos planos para superar nossos principais desafios educacionais, sociais e ambientais ?  Temos uma ética mínima ou regras que possam valer para todos ? Temos algo comum como o fato de sermos brasileiros que seja maior que nossas diferenças? Quais as reais condições que novas lideranças possam emergir no decorrer de nossa história que representem uma agenda diferente das gangues partidárias, elites e oligarquias que vivem do Estado ? Quais as reais condições num país que todos querem ser milionários independente das dores e sofrimentos da maioria ? SALVE SE QUEM PUDER ? 


O Crime organizado e a corrupção vão recuar no Brasil ? A qualidade de nosso debate vai melhorar ? Vamos ter uma agenda comum e prioritária que apesar das nossas diferenças vamos seguir ? Muitas das respostas para os questionamentos aqui colocadas não vão ser resolvidos pela política como o Brasil configura suas respostas. Algumas respostas dependem de nossas condições de criar instituições e as mesmas regras e leis para todos. Outras que nossos Governantes tenham clareza de nossos prioridades dificilmente sem uma educação de qualidade, trabalho, saúde, saneamento, e redução da violência, corrupção e do crime organizado teremos o mínimo para sermos uma Nação que respeite a Constituição com os mesmos Direitos e Deveres para todos. 


Algumas coisas porem tenho certeza a noção do coletivo ou lidar com os diferentes é algo que não se apreende pela internet. O Estado não tem as condições financeiras para lidar com todas as nossas demandas urgentes imagine com corrupção. Os mais espertos, ladrões, mentirosos sempre estiverem por aqui desde a colonização eles se uniram com os mais violentos para reprimir qualquer tentativa de mudança real em nosso Brasil. Aqueles que acreditam pelo trabalho num país justo sempre pagaram com suas vidas os privilégios de alguns. Grande parte dos Fundos doados pelos mais ricos para os pobres brasileiros são resultados da economia que paga a maior taxa de juros do mundo e portanto eles doam uma pequena parte do que recebem que sai do dinheiro público que falta a maioria da população. 


Essas equações não fecham e em outros lugares do mundo resultaram em revoluções, golpes, ou a destruição e colapso de sociedades, Estados e cidades em Guerras. Temos que redimensionar nossas energias com velocidade para fazer acupuntura em nosso país em pontos que podem recuperar nosso equilíbrio e foco em questões estratégicas. Uma agulha para líderes que estão preocupados com suas facções ou partidos, outras para prevenir, punir e recuperar as várias corrupções que acontece ao Estado brasileiro nas cidades, estados e país. Outras para geo localizar as diferenças dos problemas, ativos e soluções brasileiros porque eles dependem da colaboração mútua entre várias pessoas e setores de nossa sociedade. Outras agulhas para educação, saúde e principalmente trabalho. Essas são as doenças do câncer democrático brasileiro.


Independência ou morte ! Ontem eu vi alguém gritando pela internet uns querem ordem e progresso com Ditadura, outros liberdade, igualdade e fraternidade pelos caminhos da Revolução. Outros não tem tempo nem dinheiro para pensar e mudar o Brasil. Outros sabem que sem justiça sem regras não existe Nação. Uns pregam amor mas agem pelo ódio, outros falam em Deus mas não seguem suas leis, muitos só conhecem a linguagem da violência ou da corrupção. Enquanto isso vamos nos divertir pela internet porque as soluções elas começam pela sua família, casa, escola, comunidade, empresa, igreja....pelos seus sonhos e capacidade de imaginar e Empreender um novo Brasil porque nossos limites pessoais e de sociedade esgotaram seus limites. 

Independência ou morte ! Chegou a hora de fundar a República para estas e as novas gerações. Essa é nossa prioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário