SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 10 de novembro de 2019

Sabedoria para escolher os caminhos certos, coragem para lutar e empreende-los, amor para incluir todos nesta jornada. 950 dias




Eu passei muito tempo de minha vida buscando apreender com as ideias e as histórias através de livros e filmes isso foi mais importante que a Universidade para compreender a mim e o mundo em que vivo ampliando os horizontes. Essas ideias me permitiu inovar pensar novas formas de ser, viver e governar empreendendo projetos, organizações e políticas públicas. Viver em vários setores da sociedade muitas vezes ao mesmo tempo me possibilitou uma visão sistêmica sobre nossa sociedade e seus desafios.

Essa jornada também exige de contrapartida mil coisas que poderia ter feito principalmente as mais simples que todos fazem mas eu não fiz. Por exemplo morar numa única casa durante um tempo, ter relacionamentos duradouros, uma turma de amigos, me preocupar com bens materiais e outros que continuam exigindo de mim a devida atenção.


Claro que eu não gostaria de ter me envolvido tanto na política e na luta contra corrupção mas são poucos caminhos de quem busca não limitar sua vida e horizontes, empreender novos caminhos para expressar suas ideias, sonhos e compartilhar desafios que podem mudar vidas. Buscar poder e dinheiro é diferente de transformar vidas mas é preciso de dinheiro e poder que é controlado por alguns que usam em benefício próprio. Escolhi lutar ao invés de negociar espaços e se acomodar no status quo que é permitido desde que fique calado. Aos poucos se apreende que o sistema é quase todo podre e portanto novos caminhos emergem por outsiders empreendendo em vários locais conectados em redes globais.

A mudança exige que seja integrada e sistêmica, as pessoas precisam ampliar seus horizontes mas precisam ter renda, educação, cidadania global, viver em comunidades e cidades que busquem a sabedoria, criando novas leis e difundindo estas práticas e personagens de uma nova história pela internet criando novas formas de ser, viver e governar. Esse é meu propósito de vida mas coexiste uma agenda pessoal  que envolve família, saúde, espiritualidade, apreender as novas tecnologias e formas de lidar com as mudanças climáticas.  


Porém como fazer isso em sociedades que cada um pensa em si com objetivo de ser milionário, não importa o caminho se pelas drogas, corrupção ou várias outras formas de violências. A maior violência que sofremos é contra nossa alma, valores, humanidade e sonhos. Lutar, se indignar, revoltar é a expressão de seres que apreenderam outros caminhos e não aceitam as mesmas brutais desigualdades e injustiças que vêm a maioria de nossa população passar.   

É difícil olhar para si e esquecer o coletivo, sair de um ciclo que se renova num eterno retorno como escreveu Nietzsche tornando se um super homem, tomar decisões como Rimbaud que deixou de ser poeta para caçar diamantes na África quando compreendeu o capitalismo. Acho que Mandela, Gandhi e outros líderes foram empurrados pela história e fizeram algumas poucas escolhas que lhe restavam diante de grandes desafios. Assim como Bill Gates e Steve jobs ao dedicar a vida ao dinheiro e tecnologia criaram suas próprias prisões e da humanidade em forma de impérios. Ser Presidente, Governador ou Deputado te aprisiona na lógica de poder da mesma forma que artista na liberdade de criar ou padre em professar a Bíblia.   


Hoje observamos grande parte da população querer participar da politica o que inviabiliza a democracia representativa e por isso a necessidade urgente de criar novos caminhos. Da mesma forma que milhões de artistas que antes não apareciam emergiram na plataforma youtube e redes sociais, cada um expressando a sua arte e pautando a grande mídia. A Igreja católica não consegue barrar mais o avanço dos evangélicos e outras expressões religiosas e espirituais cada um tem liberdade de conversar com Deus. Observamos as Escolas e Universidades perderam hegemonia do saber e da inovação porque afinal não são prédios e grades que definem mais o que é saber, poder, Deus, e até mesmo dinheiro com os blockchain e moedas virtuais. Aos poucos, cada vez mais pessoas descobre que saúde não é hospitais, remédios e sim alimentação e vida. As novas tecnologias estão desmontando grandes setores de nossa economia na mesma velocidade que impacta novas formas de ser, viver e governar. Nada vai parar as mudanças tecnológicas assim como as mudanças climáticas, econômicas, politicas e sociais são irreversíveis.

O crime organizado, o mercado financeiro, os grandes ricos, e os ditadores tem imposto formas de organizar a sociedade baseada na violência, repressão e miséria .     Portanto torna se urgente que milhões de líderes possam emergir com suas ideias, histórias, e novos caminhos para humanidade, atuando em suas cidades e comunidades conectados por redes locais, nacionais e internacionais.


A jornada de um tem o poder de purificar, modificar e transformar milhares de vidas quando a semente é de qualidade a colheita se multiplica. O sonho e a imaginação hoje são tão necessárias quando o ar que respiramos. Somos a geração que mais passou por transformações na historia da humanidade e ela nem começou . O abismo entre ricos e pobres assim como as diversas violências necessitam de ações urgentes para que estas pessoas não entregue suas vidas ao crime organizado e ditadores.

Portanto 950 dias, 1000 dias ou a vida toda é uma longa caminhada para que possamos juntos construir nossa felicidade e alegrias de um pequeno grande terra a Terra da Sabedoria. Sabedoria para escolher os caminhos certos, coragem para lutar e empreende-los, amor para incluir todos nesta jornada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário