A ciência mais linda do mundo é a História e sua beleza é a falta de leis universais. A qualquer momento a Historia pode mudar quando se liberta das correntes dos poderosos. Uma pessoa pode mudar a História e reescrever suas leis. Porém uma coisa é liderar uma empresa ou um partido outra é liderar a História. Importante lembrar que partidos, empresas, movimentos religiosos e artistas escreveram a História porém eles estavam sintonizados com os desafios de sua época. É fácil falar que a música pode mudar o mundo depois do Beatles, ou que a tecnologia gera revoluções depois de conhecer a história da Apple e Microsoft. O difícil é quando estas sementes estavam sendo plantadas prevê a colheita ou seja quando estas pessoas começaram a liderar suas vidas, ideias e organizações é possível imaginar aonde isso ia levar toda humanidade ?
Quando começamos há quase 30 anos atrás a empreender as empresas juniores ou nesse mesmo período a primeira ONG de impacto social, a Sociedade Executivo Global , meu sentimento era de que podíamos fazer algo interessante e inovador que mudaria nossas vidas mas o que nos movia era uma causa ou propósito que tinha como objetivo gerar mudanças em nossa sociedade. O mesmo sentimento quando 8 anos atrás fundei a minha primeira startup a Ecossistemas digital. Empresa júnior, Empreendedorismo Social, Startups e outras hoje fazem parte do nosso cotidiano mas quando nasceram eram apenas ideias e sementes plantadas por algumas vidas que se transformaram em revoluções e mudaram a História. Realmente nessa jornada eu não sei , se o que me move, são as injustiças e sofrimentos que observamos ou a nossa capacidade de imaginar e criar novos mundos possíveis. O que eu sei é quando chega a hora de lutar e empreender!
Alguns passam a vida toda tentando compreender o mundo ou tentando encontrar um propósito que vale a pena viver e lutar. O meu problema sempre foi quais dos propósitos dedicar determinadas épocas de minha vida isso porque o mundo muda e com ele a gente. Empresa junior vira Empreendedorismo Social que vira cooperação internacional, sociedade civil, startup mas independente dos nomes e paredes que definem e separam, os processos e as causas são as mesmas. Como disse no início compreender a História se sintonizando com os desafios de sua época é a melhor mágica que podemos dedicar nossa vida. Outros infelizmente ficam apenas em busca de dinheiro e poder sem se questionar a razão porque vivem e qual legado vão deixar para estas e as futuras gerações.
A Luta como a vida é um sorriso espontâneo, simples, legítimo, ele acontece assim como as ideias e atitudes. Alguns tentam fabricar a história com toda força do poder e do dinheiro mas produzem milhares de tragédias para tentar concentrar o poder ou dinheiro em suas mãos. Quando vejo o Flamengo de Jesus jogar ou os primeiros vídeos de apresentações do Beatles eles não estão copiando ninguém apenas expressando seus talentos ou vivendo com coragem seus sonhos. Eles não pediram autorização aos seus chefes ou líderes e nem mesmo a História. Eles assim como os Hackers como Steve Wozniak que ajudaram a fundar a Apple ou Hippies como Steve Jobs era a contracultura e souberam reunir as energias, dores, ideias de sua época para reescrever a História.
Durante minha vida tive muito pouco para comemorar de verdade porque apesar das inúmeras lutas, elas sempre foram meu cotidiano, ou seja nunca tive paz ou riquezas que justificasse ficar parado vendo o vento passar. A realidade brutal que vivo no Ceará e no Brasil permite que alguns loucos poderosos e ricos definam para maioria da população o que é História ou como ela se escreve através deles. Quando algo acontece que sai do controle ficam furiosos porque não admitem que nada saia do seu controle. Já diziam alguns sábios tamanha ignorância é a sede de poder e ela não pode ser saciada sem provocar guerras e perseguições como nos ensina Ditadores como Hitler e Stalin. Existem poucas pessoas na América Latina que estejam tanto tempo no poder como o caso da Venezuela ou da Bolívia só mesmo no Ceará com Tasso Jereissati e Ferreira Gomes com mais de trinta anos no poder competindo com Cuba e ganhando do Sarney que já perdeu o poder.
Por isso que resolvi lutar porque o acúmulo de ideias proibidas não usadas pelos Governos somados aos sofrimentos da maioria do povo cearense e ausência de Democracia com a maquina da corrupção durante décadas significa que temos muita energia na contracultura em oposição ao marketing, modelos oficiais, silêncio para corrupção e troca de moedas entre os poderes e as famílias. É hora de sintonizar essas vidas com a História que estamos vivendo no Brasil com a luta contra a Corrupção no Ceara e no Nordeste, a liberdade e autonomia da população em relação a classe política das oligarquias e seus feudos, gangues partidárias e elites que enriquecem pelo Estado e usam em seu benefício .
É hora de lutar e ir para cima dos mesmos Coronéis poderosos que se perpetuam no poder quando as estruturas das oligarquias estão podres trocando moedas, cargos e incentivos fiscais do Estado entre si, quando as justificativas se deslocaram da vida da maioria das pessoas, quando todos se calam para corrupção mas também quando chegou o tempo das ideias em sintonia com a Historia para inovar e libertar as pessoas, seus sonhos que nunca morrem e suas capacidades de lutar.
Cada um tem todo direito de ensaiar a vida toda ou não lutar mas em nosso caso significa não viver. A luta e a coragem da verdade é essencial para vitoria e não importa se como Gandhi luta sem armas ou como Mandela se lute da prisão o que importa é que a luta seja justa por uma causa ou propósito do mesmo tamanho ou maior que as injustiças e brutais desigualdades que a maioria sofre para manter no poder os mesmos, transformando cidades em feudos, assembleia que nada fiscaliza e executivo dividido entre partidos e oligarquias todos calados para corrupção no Ceara .
A luta se constrói em cada passo que damos e no aprendizado que isso gera sempre olhando e se comunicando com o mundo e o resto do Brasil porque as mentiras se escondem em quatro paredes, os acordos que mantem os privilégios e repartem o Estado público entre si tornado privado .
Hora de começar a jornada e liderar escutando o som da História não importa quantos se calem, se rendam ou estejam surdos em suas almas e sonhos. O que importa é que cada acontecimento chegou a hora de se unir e construir outros futuros agora, unindo gerações de sertanejos que vivem na seca ou fogem para grandes cidades para não morrer.
O que importa quando a repressão não segura e a repressa deixa a agua fluir é saciar a forme e sede de todos enquanto o sol ilumina novos caminhos de liberdade de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário