Enquanto os hospitais se preparam para receber mais pacientes com o coronavírus, eles precisam urgentemente de equipamentos que salvam vidas: ventiladores que ajudam os pacientes a respirar, máscaras faciais e equipamentos de proteção. O problema é que não há o suficiente. E não há capacidade de fabricação suficiente para aumentar facilmente a produção.
É aqui que entra a comunidade de bricolage na Espanha: sob o nome de Coronavirus Makers, nas últimas semanas, milhares de cidadãos se conectaram on-line para combater a escassez de equipamentos que salvam vidas. De suas salas de estar e porões, eles mexem com idéias e projetos, os compartilham, constroem protótipos e os imprimem com impressoras 3D.
O companheiro de Ashoka, David Cuartielles, e César García, ambos inovadores no espaço de código aberto, estão ajudando a curar o Fórum de Fabricantes de Coronavírus que eles estabeleceram em 13 de março, quando a crise estava piorando. O Fórum tem uma visão geral de todas as atividades da comunidade, conecta membros, extrai insights e constrói pontes para instituições e especialistas em saúde - para acelerar soluções que podem salvar vidas.
Eu os encontrei no Zoom para saber mais.
Today In: Empreendedores
David, Cesar, obrigado por disponibilizar tempo, eu sei que são 21h na Europa!
Cesar: Obrigado, ainda temos outro telefonema de duas horas agora, e depois trabalharei a noite toda enquanto David se desligava e volta on-line amanhã de manhã. Depois tentarei dormir algumas horas. Estamos trabalhando o tempo todo.
O que você tem feito hoje?
David: Estamos em constantes chamadas hoje. Para dar um exemplo, conversamos hoje com médicos que precisam desesperadamente de ventiladores. Agora, um ventilador é uma máquina muito complicada. É impossível imprimir em 3D no seu porão. Mas acontece que existem muitos pacientes em hospitais com sintomas mais leves. E eles podem funcionar bem com ventiladores mecânicos mais simples. Os médicos nos disseram: Olha, meu ventilador tem 100 parâmetros, mas funcionará bem para certos tipos de pacientes com apenas 5. Você pode me ajudar? E a resposta é: Talvez possamos!
Cesar: A comunidade de criadores está trabalhando nesses produtos mínimos viáveis. Um de nossos subgrupos de bricolage chamado reesistencia está progredindo muito rapidamente na construção de um protótipo de respirador.
Quem são os membros do seu grupo?
Cesar: Tem todo mundo: engenheiros, estudantes, pais, mães, filhas, filhos, pessoas que trabalham em empresas, professores, carpinteiros. É a comunidade de criadores de código aberto. Também médicos de lugares como México e Argentina se uniram para tentar antecipar o que está chegando aos seus países. Os médicos espanhóis não têm a mesma quantidade de tempo no momento, todos trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana.
David: Todos os membros da nossa comunidade têm algo em comum: eles estão canalizando sua energia para fazer algo positivo. Estamos trancados aqui na Espanha, você não pode sair, então é melhor ajudar de outras maneiras para combater o vírus.
O campo da medicina é fortemente regulamentado - mas parece que você está focado de propósito em hardware que é relativamente simples de fazer, como máscaras ou como você disse em ventiladores mecânicos.
Cesar: Sim. Cada grupo é auto-organizado para criar algo útil com base no feedback que recebe. Quando soubemos que poderia haver falta de respiradores na Espanha, um grupo decidiu enfrentar o desafio e começar a produzi-lo. À medida que a lista de necessidades crescia, outros grupos começaram a explorar dispositivos de código aberto mais simples, como máscaras. Nesta comunidade, todos estão contribuindo e fazendo o que podem para mitigar a crise.
O que você está aprendendo da vista aérea de seu pássaro?
David: No momento, o transporte é um gargalo grande. Como há um bloqueio, não podemos simplesmente sair. Você será multado. Digamos que alguém imprima um protótipo de máscara facial em sua casa - como eles o levam a enfermeiras e médicos, para obter feedback para a próxima iteração? Algumas pessoas pediram aos parentes que trabalham no hospital para levar as coisas, mas não pode ser isso. Percebemos que somente na cidade de Múrcia, existem 120 pessoas com máquinas 3D e elas estão prontas para imprimir. Grupos regionais foram criados para organizar a produção e ajudar milhares de pessoas em toda a Espanha, o que é ótimo, porque precisamos imprimir regionalmente. Mas precisaremos dos dados e resolveremos o problema de transporte.
O que pode ser feito? Tudo isso está acontecendo tão rápido - você está online há pouco mais de uma semana!
David: Sim, está acontecendo muito rápido, e nosso trabalho é filtrar todas as informações e aprendizados relevantes de milhares de conjuntos de dados que são inseridos diariamente e conectar pessoas que estão trabalhando em problemas semelhantes, mas nunca conversaram entre si. . Em relação ao transporte, precisamos da ajuda da UPS, TNT, para oferecer transporte gratuito para o equipamento que está sendo produzido. Isso é muito importante.
As empresas estão percebendo o que você faz?
David: Sim. E as empresas também estão interessadas por razões comerciais. Eles não têm tempo para pesquisa e desenvolvimento agora, portanto estão chamando. Eles estão procurando que a pesquisa e o desenvolvimento venha da nossa comunidade, para eventualmente pegá-lo e ampliá-lo para ajudar.
Suponho que a probabilidade de soluções criativas e prontas para uso provenientes da comunidade DIY seja alta.
David: Sim. Eu acho que estamos realmente perto de ver algum tipo de inovação lateral inesperada, não necessariamente do lado do ventilador. Por exemplo, um membro de um dos grupos estava dizendo: "Dada a natureza do vírus, se você fizer uma coluna de um metro de altura com sabão e se filtrar o ar através dessa coluna com bolhas, o vírus poderá morrer. " E então outros pegam isso e experimentam.
Cesar: Como as pessoas estão trancadas em casa, estão investindo toda sua energia nisso. As pessoas são muito criativas e colaborativas em todas as disciplinas. Por exemplo, esse grupo trabalha com máscaras faciais e alguns estão lendo artigos científicos e trazendo esse conhecimento de volta ao grupo. Não focamos em notícias, não focamos em política. Nós nos concentramos em fatos, ciências e tecnologias que podem resolver problemas. E espero que isso ajude a todos nós a ganhar tempo enquanto a curva dos pacientes se achata, para que possamos evitar um colapso do sistema de saúde bastante ruim. Graças ao esforço coletivo, achamos que podemos ajudar isso a acontecer e, eventualmente, salvar vidas.
David: A tecnologia é uma maneira de ser útil, reconectar e trabalhar em conjunto nos momentos mais difíceis.
____
Você pode acompanhar o trabalho de David e Cesar e outras iniciativas contra o Covid-19 no Twitter @ AIRE_Covid19.
David Cuartiellies é o co-fundador da plataforma de hardware Arduino, uma das principais plataformas mundiais de eletrônicos DIY. Ele colaborou com várias universidades e é pesquisador no Centro de Internet das Coisas e Pessoas da Universidade de Malmo, na Suécia, ensinando sobre tecnologia interativa. Ele está mudando a maneira como as escolas de espanhol se envolvem com a tecnologia, permitindo que as crianças brinquem, testem e projetem. Tornou-se membro da Ashoka em 2017.
César García Sáez é um pesquisador independente especializado em fabricação digital, Internet das Coisas, processos de design aberto e cidades inteligentes. Ele co-fundou a Makespace Madrid e compartilha as últimas notícias sobre o movimento maker em seu canal de podcast / Youtube La Hora Maker.
Nenhum comentário:
Postar um comentário