Existem alguns economistas e empresários que querem pensar a Economia como se tivéssemos em uma situação apenas atípica mas estamos numa Guerra. Todos os pressupostos de uma economia de mercado ou socialista desaparecem numa Guerra. Economias com maior capacidade que as nossas já entenderem isso, não é que da noite para o dia Trump virou Keynesiano em ampliar a ação do Estado, apenas é a alternativa que resta a todos. Porém não podemos falar também de Keynes porque não estamos no fim da guerra mas no inicio. Não é a demanda por saúde, remédios, leitos, aparelhos de respirar que esta aumentando e sim a necessidade de milhões de pessoas sem condições de pagar preços altos ou baixos. Portanto não é mercado nem sistema de saúde estatal que funciona como estamos vendo na Italia, Espanha e outros. O que tem que ser feito é uma operação de guerra e montarmos um exército de profissionais de saúde, equipamentos, leitos ( suas armas de guerra ) e nos prepararmos para batalhas diárias que vão aumentar.
Enquanto uma mistura de imbecis e idiotas estão fazendo abaixo assinado para impeachment do Presidente eleito são tão absurdos quantas as palavras de Bolsonaro sobre a pandemia. Primeiro porque não estão na guerra e sim fazendo politicagem no momento em que o que importa é quem pode fazer mais, melhor e agora de qualquer lugar que ocupe em nossa sociedade de forma orquestrada. Não existe comícios na Guerra, e sim apoiar quem esta na linha de frente como profissionais de saúde, caminhoneiros, moto boys, fábricas essenciais, produtores de alimentos, estes e outros estão colocando a vida em risco. Outra prioridade de guerra é reduzir as baixas de nosso povo que esta lutando contra um inimigo invisível porem já sabemos como o Japão, China, Coreia e outros estão vencendo a guerra e podemos aproveitar algumas estratégias de guerra.
Nós estamos numa guerra mundial que não é nuclear mas contra um vírus que não temos nenhum sistema para enfrenta-lo. Mobilizar e formar profissionais para lidar com ela, buscar cura, acompanhar as pessoas usando google, aplicativos no celular e outros instrumentos tecnológicos para identificar quem esta sentindo algum sintoma é urgente. Podemos usar o WhatsApp e as redes sociais para mapear, apoiar e isolar essa pessoa. AGORA!
Agora podemos falar de Economia porque tudo isso que falamos é ECONOMIA. Na guerra temos que garantir as condições de sobrevivência de todos, e todos podem de casa fazer algo em benefício da vitória da Nação e não de um politico A ou B. A renda mínima que a Europa aprovou e talvez os EUA sigam o mesmo caminho é urgente e necessária no Brasil . A Europa ou Japão depois da segunda guerra mundial com seus países destruídos, e uma parte da população morta , conseguem reconstruir seus países em 30 anos se tornando as maiores economias do mundo. Porem não foi roubando com corrupção como muitos agora que falam de soluções no Brasil para esse momento, muito menos os que estão há décadas no poder como oligarquias e gangues partidárias que independente dos problemas que eles mesmos geraram, fazem de conta que chegaram ao poder agora e tem as melhores soluções. Senhores FDP os senhores são os problemas há décadas e porque continuam soltos ?
Nossa estratégia tem que ser ofensiva e não defensiva ! Temos que isolar o vírus e derrota-lo. Falo isso porque as melhores ideias e soluções numa guerra não vão vir dos que estão há anos no poder e querem manter suas estruturas e benefícios como fazem há décadas, usando ate a guerra como argumento. Os grandes lideres surgem em sua capacidade de liderar e vencer os desafios e batalhas da guerra. Planejar a economia e manutenção dos empregos para guerra é uma coisa, outra é querer segurar seus investimentos, fortunas, privilégios e outros. Numa guerra as prioridades são claras e a economia cumpre seu papel estratégico que é muito maior que as merdas que alguns políticos falam. Nesta Guerra nossos Generais são profissionais de saúde e cientistas que estão buscando a cura e assim como no Exercito de Israel não importa a patente e sim a melhor ideia e seu impacto em nos dar vitorias em campo.
Cada dia os dados importam para reposicionar a estratégia, o esforço econômico e as frentes de batalhas nos hospitais , mas também no abastecimento da população, suas condições de viver, na vigilância de todos para focar na estratégia e evitar fraudes, desvios, corrupção porque no Brasil que eu vivo, infelizmente vai acontecer, e esta acontecendo agora ate na venda de álcool gel; e as putas politicas que fizeram isso a vida toda para se manter no poder porque agora vai fazer diferente ? Nunca se preocuparam com vidas principalmente dos mais pobres e sim enricar a si e amigos empresários pelo Estado.
Os senhores corruptos são inimigos da Nação da mesma forma que o Corona vírus que mata menos que sos senhores. Os senhores são falsos lideres que chegaram ao poder roubando ou comprando votos portanto não falem em Democracia. Em Guerras lideres como Churchill e pensadores como George Orwell surgem para evitar que ficamos reféns de Nazismo ou Ditaduras de gangues partidárias que usam o Estado a seu favor.
Não é uma guerra pela Economia ou por políticos e suas gangues, sim pela vida, liberdade e a verdade. Portanto antes de discutir Economia quero discutir o que os levaram ao poder ou como enricaram pelo Estado porque estes recursos hoje fazem muita falta e simplesmente esta Guerra não se trata de mante-los no poder e sim salvar vidas; e para isso precisamos conhecer a verdade sobre a pandemia e suas consequências independentes dos interesses .
A economia e a politica brasileira tem que compreender o que é uma Pandemia e seguir as estratégias para enfrentar o inimigo. A estratégia de Guerra é colocar a economia e a politica ao seu serviço e não o inverso. Na eterna disputa de interesses de um Brasil que nunca foi Nação e que nunca se preocupou com a vida de todos os brasileiros, apenas mais uma vez eles em seus camarotes, depois de ter feito muita merda com dinheiro público, estão protegidos enquanto o Estado paga suas contas. A maioria do povo brasileiro esta na Guerra apesar da nossa Economia e política a serviço de algumas elites, oligarquias e gangues partidárias que vivem do Estado.
O que é pior: permitir que o coronavírus se espalhe sem parar ou pausando a economia? Economistas dizem que pandemia é mais prejudicial
https://www.ibtimes.com/whats-worse-letting-coronavirus-spread-unabated-or-pausing-economy-economists-say-2947417?amp=1&fbclid=IwAR0y8nRjZc_okKxwFq6qBdrHiPBljfnlGTKid5rWYrOJT6YbzWTq40EJORI
Pesquisadores do Federal Reserve e do Massachusetts Institute of Technology alertaram na quinta-feira que a economia dos EUA será melhor servida ao tomar medidas drásticas para conter a pandemia de coronavírus do que tentando reverter a economia antes que a propagação do COVID-19 seja contida.
O economista Sergio Correia, membro do Conselho de Governadores do Federal Reserve, pesquisador do Fed de Nova York Stephen Luck e Emil Verner, professor associado de finanças da MIT Sloan School of Management, publicou um white paper examinando as consequências de uma pandemia. "Descobrimos que as cidades que intervieram mais cedo e de forma mais agressiva não apresentam desempenho pior e, se alguma coisa, crescem mais rapidamente após o término da pandemia", disseram os autores. "Nossas descobertas indicam, assim, que os NPIs [intervenções não farmacêuticas] não apenas reduzem a mortalidade, mas também mitigam as conseqüências econômicas adversas de uma pandemia".
Os autores analisaram a pandemia de gripe de 1918-19, que matou cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo depois de infectar um terço da população mundial. Nos EUA, 675.000 morreram. Os modelos indicam que permitir que o coronavírus seja ainda mais infeccioso e se espalhar sem interrupção pode matar de 200.000 a 1,7 milhões de pessoas em um ano. Até agora, o coronavírus infectou pelo menos 69.700 americanos, matando mais de 1.000.
Correia, Luck e Verner disseram que descobriram que as áreas mais severamente afetadas pela gripe de 1918 viram "um declínio acentuado e persistente na atividade econômica real". “Segundo, descobrimos que os NPIs iniciais e extensos não têm efeito adverso nos resultados econômicos locais. Pelo contrário, as cidades que intervieram mais cedo e mais agressivamente experimentam um aumento relativo na atividade econômica real após a pandemia ”, disseram eles. Os autores disseram que intervenções precoces “não pioram a crise econômica. ... Reagir 10 dias antes da chegada da pandemia em uma determinada cidade aumenta o emprego na indústria em cerca de 5% no período posterior. Da mesma forma, a implementação de NPIs por mais 50 dias aumenta o emprego na indústria em 6,5% após a pandemia. ”
O presidente Trump vem pressionando para suspender as diretrizes emitidas em 16 de março, com o objetivo de ter a economia funcionando plenamente até o domingo de Páscoa, apesar das indicações de que o vírus não terminou de crescer. O Dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, disse à CNN que não podemos impor uma linha do tempo ao vírus.
"Você precisa ser realista e entender que não faz a linha do tempo; o vírus faz a linha do tempo ”, respondeu Fauci.
Nenhum comentário:
Postar um comentário