SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sexta-feira, 20 de março de 2020

CURA CORONA VÍRUS!



Primeiro a alegria cura mais que o medo e as preocupações como escreveu Bono Vox mesmo numa guerra existem algo belo acontecendo ao seu redor. Procure a Miss Saravejo.

A Corona vírus pode nos ajudar a compreender melhor como o mundo funciona se refletimos quando tudo para? o que acontece? Várias coisas que estão funcionando errado e podem ser bem melhor para todos. A principal delas quando vamos aprender a lidar com as causas de consequências que geram corona vírus, calor letal, desastres naturais e miséria ? Os pobres pagam com a vida, enquanto os ricos fingem que se preocupam, mas fazem pouco ou quase nada para mudar!  O egoísmo gera hipocrisia e isso destrói a humanidade e a vida mais que os vírus.

Alguns consequências são diretas, já outras temos que estudar para compreender como a atitude de um tem um impacto em rede sobre o mundo.

Existem lugares e pessoas que concentram maior risco de se contaminar e morrer. A distribuição geográfica das mortes é maior na mesma faixa de idade como idosos, profissionais da saúde, bairros e cidades nos países mais afetados como China, Lombardia na Italia e São Paulo no Brasil. Estas cidades tem aeroportos conectados com o mundo todo, metrôs que conectam várias áreas da cidade, shoppings e outros que amplia a probabilidade de difusão e contaminação. Porém no Brasil e várias cidades dos estados brasileiros, 81% delas tem menos de 30 mil pessoas, a sua imensa maioria, são cidades com baixa urbanização e sem contatos diretos com nenhuma pessoa que tem o vírus por ser pequenas sem aeroportos, metros e outras conexões econômicas e sociais que as ligaria fisicamente as trajetórias do vírus.  Sim nós estamos conectados pela internet globalmente e o pânico se espalha na mesma proporção, incluindo o medo, como se todos tivessem a mesma probalidade de morrer! Não temos ! mas por isso que temos que nos isolar para evitar que ela se espalhe enquanto produzimos a cura. O que o caos espalha se seguir seu curso ... 


Outra questão é que não podemos parar a produção de bens essenciais para a população assim como setores da economia direta ou indiretamente relacionados a saúde, comunicações, manutenção de equipamentos públicos e industriais que geram risco a todos entre outros.

Porem essa fase da cura depende inicialmente de cinco doses de estudo ou seja ler bastante. A maioria das doenças são zoonose, ou seja são oriundas de vírus de animais, que ao destruímos seus habitats proliferam nos humanos. Portanto precisamos entender a saúde ecológica. Segundo como podemos viver no mundo com profundos desequilíbrios ambientais devido as mudanças climáticas que também são provocados pelos delírios de alguns as custas das vidas de milhões. Terceiro necessitamos de inovações tecnológicas mas cada vez mais de inovações sociais, artísticas e ambientais para repensarmos as formas como nos organizamos e governamos a sociedade para lidar de forma mais veloz com desafios complexos como pandemias e outras. Quarto é preciso voltar a sonhar principalmente diante das "tragédias gregas" que vivemos, onde necessitamos extrair as lições não cientificas apenas, a sabedoria de novos tempos e um mundo melhor para não cairmos sempre nas mesmas armadilhas que armamos em nossas formas de ser, viver, nos organizar, trabalhar, morar.. .Quinto é não ultimo amar é tão importante quanto rezar! A melhor linguagem divina é o amor. E o passado ensina a não revive-lo no futuro. Sem o coro trágico ou seja várias vozes não existe verdade, não é apenas o conhecimento cientifico que vai solucionar o problema ou gerar a cura, ela depende de outros fatores que estão na rede de onde emergiu as mutações do Corona vírus.  E talvez como relata o Mapa Fantasma de Steven Johnson, como a luta de dois homens, um médico transdisciplinar e um padre, contra a cólera mudou o destino de nossas cidades e vidas. Talvez possamos mudar a historia do Século XXI de seu poder trilionário e avançado tecnologicamente tragicamente derrotado com milhares de mortes em países ricos por um vírus invisível no mundo da visibilidade. Necessitamos inovar e tornar as politicas ditas públicas serem de fato.   



Um resultado de nossa tragédia é que com a parada dos aeroportos, empresas, shopping, as pessoas em casa sem andar de carros, o consumo de energia diminui bastante e assim reduzimos o aquecimento global; que tem como consequências: desastres naturais, urbanização desenfrada em habitats naturais, o que ocasionou as mutações de vírus que produziu o Corona vírus. O ciclo e seus feedbacks caóticos que nunca iremos controlar.  O sonhos de todos os ecologistas foi atendido por um vírus já que nossos governantes em Paris nem uma criança sensibilizando as pessoas pelo mundo foram suficientes. Destruir o planeta é bem pior que o Corona vírus se conseguimos apreender com nossas tragédias.

Nessa fase de estudo lembre- se sempre que o Planeta é um só independente das divisões que criamos entre nações, ricos e pobres, saberes, religiões, partidos e ideologias politicas, setores da economia  e outras no meio de pandemias o medo é um só. Aprenda o que é essencial como ficar perto da família, estudar, dançar ou cantar mesmo que sozinho, gravar vídeos compartilhando historias que podem nos tornar mais humanos, alegres e solidários com a dor dos outros.

Espero que nessa jornada possamos apreender juntos como a corrupção e má gestão pública tira recursos, competências e velocidade para agirmos como nação nos fins públicos que impactam todos. Sim podemos ser muito melhor nestes desafios, usando informações e tecnologia, apreendendo cada vez mais a trabalhar nas nuvens para termos mais tempo com nossas famílias, aprendermos a humanizar as novas tecnologias, interagir com a natureza, conhecer mais sobre nossa saúde e ecologia, novos idiomas, cuidar de seu lar, praticar esporte, ampliar a sua espiritualidade e saber que a pandemia vai passar mas você pode se tornar neste período um ser muito melhor.

Ao invés de criar pânico, mentir, vender álcool gel caro, super lotar os hospitais, podemos gastar tempo naquilo que gerou a maior parte desses problemas: a incapacidade de compreende-los em toda a sua complexidade e agir em rede para muda-los mas principalmente precisamos mudar a nossa sensibilidade e transforma-la em amor. Muitos nessa hora pedem a Deus a cura mas ela esta em cada um de nós.  



E se virá
Será quando menos se esperar
Da onde ninguém imagina
Demolirá toda certeza vã não sobrará
Pedra sobre pedra
Enquanto isso
Não nos custa insistir
Na questão do desejo
Não deixar se extinguir
Desafiando de vez a noção
Na qual se crê
Que o inferno é aqui
Existirá e toda raça então experimentará
Para todo mal, a cura

Nenhum comentário:

Postar um comentário