"Não sou imparcial. Sou parcial a tudo que prometa nos tirar desta triste rotina de oligarquias eternizadas e privilégios intocáveis, ou miséria eternizada e sub-missão intocável, e a esta outra triste rotina de governos de esquerda abatidos no nascedouro - quando não se autodestroem. E, claro, ao Internacional e ao Botafogo, mesmo quando não merecem. No Brasil, ser objetivo é quase uma forma de cumplicidade". Luís Fernando Veríssimo.
É aos escravos, e não aos homens livres, que se dá um prêmio para os recompensar por se terem comportado bem.
Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.
É necessário dizer que não é a quantidade de informações, nem a sofisticação em Matemática que podem dar sozinhas um conhecimento pertinente, mas sim a capacidade de colocar o conhecimento no contexto.
--- Francisco Varela
Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a seriedade.
"A linguagem é polissêmica requer interpretação em fatores linguísticos e extralinguísticos. Para entender o que o outro diz, não basta entender suas palavras, mas também seu pensamento e suas motivações."
Nas teorias semióticas de Jakob von Uexküll e Thomas A. Sebeok , umwelt (plural: umwelten; do alemão Umwelt que significa "ambiente" ou "envolvente") é o "fundamento biológico que se encontra no próprio epicentro do estudo de ambas as comunicações e significação no animal humano [e não humano]". O termo é geralmente traduzido como "mundo egocêntrico", ou, "perspectiva do ser em si mesmo". Uexküll teorizou que os organismos podem ter umwelten diferentes, mesmo que compartilhem o mesmo ambiente. O termo umwelt, juntamente com os termos complementares Umgebung(um Umwelt visto por outro observador) e Innenwelt (o mapeamento do eu para o mundo dos objetos), têm especial relevância para filósofos cognitivos, roboticistas e cibernéticos, pois oferecem uma solução para o enigma da regressão infinita do Teatro Cartesiano. A teoria designa, de modo geral, que a percepção de si mesmo e do mundo é afetada pela própria conformação (constituição) do ser.[1]
Umwelt é um mundo especial de percepção e ação, o mundo que cada espécie biológica e um indivíduo nele constrói para si mesmo, ao qual se adapta e que determina o modo de seu comportamento nele. Umwelt é uma determinada parte do mundo, pois cada ser vivo escolhe entre todas as muitas cores, polifonias, muitos gostos, muitos cheiros do mundo, de toda a variedade de sensações táteis associadas a possíveis contatos com objetos externos no mundo, apenas esses estímulos e esses sinais que correspondem às possibilidades dos órgãos dos sentidos desse ser vivo e atendem às suas necessidades de sobrevivência e atividade bem-sucedida.[2]
Enfim, o fundo do poço da vergonha foi atingido quando a informática, o marketing, o design, a publicidade, todas as disciplinas da comunicação apoderaram-se da própria palavra conceito e disseram: é nosso negócio, somos nós os criativos, nós somos os 'conceituadores'!
As cem linguagens da criança
A criança
é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem
modos de escutar
de maravilhar e de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir.
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(e depois cem, cem, cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias
de amar e de maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir um mundo que já existe
e de cem roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas
que não estão juntas.
Dizem-lhe enfim:
que as cem não existem.
A criança diz:
Ao contrário, as cem existem.
Loris Malaguzzi
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