Como dizia Renato Russo a Via crucis virou circo! Há mais de 2 meses lutamos pelo funcionamento de algumas condições básicas na Escola pública junto a SME, SINDIUTE, UFC, Câmara de Vereadores e Ministério Público. Será que se o filho de algumas dessas autoridades estudaria numa escola nessas condições? ou numa escola privada seria aceita essas condições pelos pais? Mas é para os mais pobres não tem problema? Pode rasgar dinheiro público NO SAMBA CAÓTICO DA GESTÃO ESCOLAR DA SME?
Escola Municipal Yolanda Queiroz. Imagina uma Escola pública com centenas de alunos sem coordenador? Em reforma física, sem prazo, ao mesmo tempo que coloca em risco a saúde de alunos e professores mexendo com livros e materiais antigos. Eu tenho dado aula nos últimos dois meses doente com febre, tossindo, e ontem não consegui dormir tossindo 50 vezes sem parar, o que seguindo a última consulta pode ser um fungo ou bactéria. Mas algumas conquistas foram possíveis do que reivindicamos há meses, como finalmente mandaram pedir os nomes das crianças que não estão alfabetizadas em sala de aula. Imagina ensinar matemática para crianças da 5 série que não sabem ler? Outra luta a SME começou a mandar apoio a crianças que necessitam por suas necessidades especiais. Porém falta muito! Nós Professores de Matemática fizemos um grupo de PRB para planejar nossas aulas com melhores práticas pedagógicas, mas como dar aulas de educação infantil sem brinquedos, jogos nem espaços para eles brincarem? Como dar aulas a crianças com violências e indisciplinas sem nenhuma prática de gestão escolar apenas do SAMBA CAÓTICO DA GESTÃO ESCOLAR DA SME!
Agora multiplica isso acontecendo em várias escolas ao mesmo tempo qual impacto que essa educação terá na vida de milhares de crianças? Talvez o mesmo que temos há décadas com metade de nossa população vivendo na miséria, matamos mais gente que São Paulo, o crime avança, enquanto políticos e tecnocratas se beneficiam dessa situação. Por que centenas de novos professores concursados abandonaram o concurso? Porque quem se acostuma com esse caos e se cala deixou de enxergar a realidade e faz parte do espetáculo?
Várias instituições como a UFC, Ministério Público, e Vereadores pedem reunião com a SME sem resposta! O SINDIUTE como Sindicato tem feito sua parte e lutado por essas pautas a vida toda. Mas nós não sabíamos que a SME são donos do dinheiro público e se omitem de suas responsabilidades de prestar contas? DE DIALOGAR o que há anos não resolve. É melhor a gestão do samba caótico da SME? A SME tem secretaria, distritos, equipe administrativa e gerencial é tão difícil ter um plano com as necessidades de cada escola? cuidar do básico que inviabiliza a escola e a sala de aula? O Ministério Público aguarda a resposta para audiência com SME e essas instituições para construir juntos ou preferem destruir as escolas, inviabilizar o ensino e aprendizagem em sala de aula e destruir vidas de alunos e professores? em nome da gestão caótica? Os Vereadores como Gabriel e outros Professores vão visitar as escolas para ver de perto é preciso multiplicar e divulgar esse debate para toda Fortaleza.
Para que serve coletar dados se eles não geram planejamento, ações com prazos e impactos urgentes? Cadê os resultados dos bilhões gastos? De que adianta gerir educação infantil em Fortaleza com professores e gestores que vêm do Ensino médio e do Estado sem conhecer educação infantil, nem alfabetização, empurrando na marra um modelo para educadores capitães do mato? que nem escutam os problemas e querem gerir como Ditadores sem participação?
Um falso debate é inaugurado pelos educadores capitães do mato. O problema é o sistema, os professores ou a pobreza? Ainda bem que a história, a ciência, outras escolas no Brasil e no mundo resolveram o básico há muito tempo. Os problemas são objetivos, têm dados, informações e métodos para lidar com eles, em especial um planejamento por escola e gestores que sirvam à comunidade escolar e não aos seus egos e poderes políticos às custas do sofrimento de milhares de pessoas. O problema é a gestão caótica da educação em Fortaleza sem escutar as escolas, professores e alunos, existe a necessidade urgente de não tratar esses problemas como a torcida de um jogo entre Ceará e Fortaleza, ter um pensamento mais complexo e dinâmico, menos linear, e uma atuação não fragmentada e sim em rede. E nunca esquecer que educação é PIAGET, VIGOTSKY, FREIRE, MORIN, WALON, MALAGUTI E NUNCA SERÁ NEM PINOCHET NEM BOLSONARO!
Prezados Educadores capitães do mato o dinheiro é público e não para destruir vidas num “tarefismo” que inaugura escolas com centenas de escolas públicas em comunidades pobres sem condições de funcionar, que coloca salas de aula com tecnologia que não funciona, que falta o básico nas escolas até lápis, material de limpeza e higiene para crianças, falta alfabetização, e várias coisas para o mínimo funcionar. Chegou a hora de priorizar o que é urgente! Ditadores só o grito de milhares os fará escutar a voz dos professores, alunos, famílias, é importante urgente que Fortaleza conheça o que acontece na sala de aula e na escola, essa é a razão de ser da educação, ensinar e aprender, mudar a vida das pessoas e a sociedade. Isso não acontece em Fortaleza.
A clareza de sua palavras e denúncias impactam profundamente a realmente se importa com educação. Quem conhece e vivencia diariamente a rotina da sala de aula, aplaude suas denúncias de pé.
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