por Egidio Guerra
Qual o melhor ângulo para se filmar o poder ? O de um quebra-cabeça a ser montado peça por peça ? Feitas por um personagem principal ao mesmo tempo autor e ator que simbolize com seu universo todos os fragmentos do poder ? Do novo poder que a mídia inaugurará sobre o dinheiro, o cotidiano, as grandes decisões políticas e a vida dos homens? Este é o convite que Orson Wells nos faz ao entrar no Palácio de Xanadu, conhecer a decupagem do poder na história de Charles kane.
Assim como Charles Kane, Orson Wells terá sua ascensão pela mídia , em um programa de rádio contando a invasão de extraterrestres ao nosso mundo; lógico uma ficção. O presente que ele ganha por esta façanha é realizar seu filme. Ele escolhe filmar Citzen Kane aonde ele vai contar a história do mundo que a própria mídia cria! A ficção que se transforma em realidade ou a realidade que vira ficção ? Está e a metáfora que nos persegue, aonde a escolha dos personagens, os diálogos, os cenários ...são ingredientes necessários para nos contar como o poder da mídia de Kane ou seria Orson Wells nos conta a história do inicio ao fim. Como um dos diálogos diz “não acredite no que o rádio diz, leia Inquire” O mundo começa a conhecer o poder dos jornais e de seus magnatas
Proibido a entrada é um aviso enigmático que abre e encerra nossa jornada pelo mundo de Orson Wells e seu cidadão Kane. Sim ele é um mistério, e tudo que o cerca carrega este ar do poder representado por músicas , objetos e cenários que são decupados por sua presença forte , misteriosa e emblemática; tornam-se assim extensões do personagem que em ca
da cena ganha poder com suas ordens , dinheiro e lógico o domínio da imprensa em formar as opiniões. Aqui o preto ao invés da luz é o que dá tom ao que importa no filme. Assim como nos jornais preto e branco da época. O mundo ainda não tinha cores nem TV !
Assim Impérios e seus reis são criados na história , na mídia e nos filmes! Começa a ser relatados , como diria um dos diálogos do filme “mais importante que as notícias era saber que o Charles Kane estava por trás de todas elas“. A mídia era ele ! Apesar dos jornalistas, que podem e são comprados durante o filme, a investigação tem endereço certo, gerar esta última reportagem Assim ao mesmo tempo que é um filme poderia se dizer que é quase um documentário sobre a Realidade que vivemos ? Ou uma grande reportagem ? A verdade tem limites do que pode se mostrado ou dito e o que permanece obscuro! O filme torna-se assim uma grande reportagem que vai resgatar seu passado , seus feitos , as opiniões de todos sobre ele. Uma investigação jornalística para verificar não a veracidade dos fatos ou as estranhas do poder, mas algo mais ameno a ultima palavra que ele disse antes de morrer : Rosebud, o que significa ? Este é um dos grandes enigmas do filme , como a mídia também se transforma , agora a TV tem como prioridade divertir o trabalhador ? Ou será um brinquedo de infância quando a sua vida era mais real que a ficção em forma de palácio que construí-o para si ? Cidadão Kane como diz era apenas um americano e acha que será divertido tem um jornal como um brinquedo de criança.
Charles Kane não significa nada no começo mas aos poucos as imagens , sim as imagens do poder que de uma forma profética vai dominar o mundo durante décadas ,vão ganhando forma, juntando seus pedaços. Tudo que ele quer , ele possui , zoológico, quadra de tênis, obras de arte...Tudo na mesma casa com apenas um significado , poder.
A saga de um jornal nos é contada, perder um milhão por ano e quebrar não é um problema. Existe uma outra mágica que justifica isto mas ainda não podemos ver! É preciso colocar nele algo mais que texto e fotos , uma declaração de princípios! No jornal e no filme é esta a dualidade que caracteriza esta jornada, “ eu farei uma luta sem trégua por seus direitos como cidadãos e seres humanos” Ele mesmo assina , ele mesmo publica, ele mesmo dirige! Sua vida vira agora, noticia de jornal e filme. A verdade esta só!
Os jornais sensacionalistas não podem esquecer suas origens, o Sun tem um pai: Charles Kane.
Ninguém agora pode ter opinião diferente dele! Ele busca o amor que nunca teve , será também um drama psicológico ? O quanto os escândalos passaram a modificar a forma como as histórias são contadas ? Ele agora é candidato a Governador, o amor dos seus eleitores será mais importante que seu jornal ? Os que ganham mal ou comem mal pode acreditar nele ?
Somente Charles Kane ou Orson Wells pode dar a versão final do seu filme, enquanto nós pobres mortais, a opinião pública, repetira os ângulos e a decupagem que ele nos dá sobre o poder do autor, jornalista ou cineasta sobre nossas mentes.
Porem ele esta só , assim como Orson Wells esta à frente de seu tempo e quantos entenderiam sua mensagem ? Os efeitos hoje do grupo Time Warner no mundo , ou o papel que a Rede Globo desempenhou durante anos no Brasil?
Quanto tempo duraria para ver várias Suse Alexander cantar opera sem talento; inflada pelo poder e os magnatas da mídia ? E quantos destes serão políticos construídos pela mídia ?
Bem infelizmente Orsen Welles aprendera que as imagens podem ser usadas da forma que quiser mesmo contra à vontade do cidadão Kane. Assim como no filme a Política impede a mídia ou o cinema de seguir em frente! Em outro filme ,Welles foi impedido pelo Governo Americano e Getulio Vargas de continuar a filmar no Brasil as duras realidades que registrava. Assim como hoje na Venezuela.
Sabe Susan ou agora o novo cidadão comum da opinião pública tem outros desejos , ela quer consumir , e a mídia tem que vender , o que cadê vez menos interessa é a noticia . Ela quer ir a Nova York e não ficar no Xanadu recebendo pessoas , o poder muda de forma .
Será o poder um quebra-cabeça a ser encenado com suas peças feitas de vaidades, vontade de potência, desejos ? Espero que assim como no filme , prédios suntuosos e estatuas virem lixo , e assim possamos contar outra história de justiça social e a verdade possa ser dita já que Kanes são enfraquecidos a cada dia pelo poder da Internet, a verdade de muitos , uma nova mídia, talvez outra história a ser contada. Espero que a opinião publica goste, agora não é mais jornal, postei no meu blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário