Alguns falam em amor a primeira vista, a imagem daquela garota, que parou o tempo. Aquele quadro do pintor que ficou gravado em minha memória mas não quero falar da imagem mas daquele instante em que tudo muda. Aquele ato ou atos isolados colocados em movimento, ao mesmo tempo de pessoas ou multidões, que desencadearam revoluções. As imagens na vida se movimentam como no filme, porém em várias direções ao mesmo tempo, gerando em cada instante infinitas possibilidades.Tudo muda dentro de nós e ao nosso redor num fluxo vital.
Todo este fluxo esta conectado as nossas percepções e processos cognitivos, a nossa capacidade de enxergar o bem, o belo e o verdadeiro em nós e ao nosso redor. Os nossos modelos mentais muitas vezes reduzidos por nossas fontes de aprendizado e informação castram nossas percepções ou reduzem elas a conceitos ou preconceitos de mundos estáticos sem amor, sem beleza, sem vida. São barreiras que nos impedem de nos transformar ou potencializar desejos ou buscas por sentidos ou qualidades que nos faltam e ampliariam nossa compreensão do ser e do mundo em que vivemos.
Sim eu posso recortar minha vida ou o mundo em imagens estáticas e viver de memórias ou conceitos. Porem posso a cada instante interagir com o mundo e desmanchar os sólidos psicológicos, emocionais, educacionais, políticos, e culturais que nos impedem de fluir, de ser e viver. Enfrentar suas reais condições de vida e suas relações com outros seres humanos. Dissolver aquilo que persiste no tempo como uma barreira impedindo o fluxo que nos move em busca de imagens e instantes significativos em nossas vidas. Menos dependência e mais interação em nossas vidas é o que buscamos. Se é que nossa percepção e conceitos nos deixa imaginar outros mundos e infinitas possibilidades em nossas vidas?
Ir além da razão, quebrar as correntes das verdades e certezas, despertar nossa percepção a cada instante para o pulso da vida, conectar-se ao fluxo de imagens e sentidos. Experiência esta que não é adquirida por meio do conhecimento intelectual e racional mas pela sensibilidade; de preferência a flor da pele. A verdade busca o bem e o belo para despertar nossas atitudes nos instantes mais importantes de nosso ser e do mundo que nos cerca.
Educar nosso olhar para não ser o centro do espaço dando lhe ordem de acordo com nossos conceitos; pode libertar nossos horizontes para viver o tempo de nossas vidas para além dos espaços e instituições que buscam adestrar nossas vidas sem tempo. Ampliar nossa percepção em imagens em movimento de filmes ou em instantes na vida real nos ajuda a desconstruir pressupostos culturais, políticos, e econômicos da época em que vivemos. Iluminar as trevas da razão! Deixar de se manipulado pelos interesses ideológicos do capital ou de outros Deuses. A realidade não é independente das mudanças e do devir a não ser aquela que construímos e queremos eternizar em nossas mentes. A realidade se abre as infinitas possibilidades que dependem de apreendermos novas percepções e dos instantes que nos permitimos viver.
Sempre teremos que nos fazer e nos desfazer, ao mesmo tempo, ao viver outros caminhos que inauguram novos instantes em nossa vida; em infinitas possibilidades nos atualizar as mudanças dentro de nós e ao nosso redor. Chega a hora de interagir e se relacionar em tempo real. Construir diálogos nos fluxos da vida, nos sonhos, nas lutas, no amor. Conectar suas imagens e imaginações em mosaicos que empreendam novas realidades e possibilidades em nossas razões e espíritos. Construir mundos novos juntos. Novas formas de ser e viver dependem de nossas percepções e dos instantes que inauguram em tempo real novos fluxos de acontecimentos em nossa vida. Relação, comunicação, colaboração, dançar juntos o fluxo e os ritmos da vida. Desenvolver nossa visão sistêmica sobre os problemas e os desafios nos fara apreender novos caminhos no mundo e potências em nosso ser. Apreender com o fluxo de nossa consciência que se amplia quando interage com o fluxo da realidade.
Isto nos permitira dissolver poderes banais que nos escravizam em instantes quando cortamos sua influência sobre nossas ideias e comportamentos. Libertando nossos saberes, percepções, causas políticas, arte, espiritualidade, talentos que deviam emergir de forma natural no fluxo da vida. É a hora que nos libertamos dos modelos e receitas que podemos escolher os ingredientes que dão sabor a nossa vida, de gravar e montar as cenas que importam de verdade no filme de nossas vidas, nas histórias, músicas e conceitos que queremos contar, ensinar e cantar.
Sabemos que nada é continuo na vida, em um instante mudamos e tudo muda, temos que saber a hora de cortar para iniciar um novo fluxo. Criar imagens, sonhos, formas de ser e viver, novas realidades e infinitas possibilidades. Conectar-se aos diferentes e diversos pensamentos e percepções às vezes nos levam a caminhos incertos e imprevisíveis que nos educam enquanto experimentamos a jornada. A vida como a arte nos desenha enquanto desenhamos ela desde que o encanto nos encante por um instante tudo muda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário