SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

TE DESEJO SEMPRE QUE SE TORNE ÚNICO! ESSA É NOSSA RAZÃO E CAUSAS PARA ESCREVER 864 ARTIGOS NOS ÚLTIMOS 14 ANOS.



Eu escrevo textos não para serem vendidos, nem para Doutorado ou conquistar votos, mas por causas. Eu escrevo textos para lhe incentivar a viver sua liberdade de pensar e agir. 



Vocês imaginem Rousseau andando pela floresta, a alegria que sente ao pensar e iluminar sua vida. A mesma de Dostoiévski mesmo escrevendo histórias tristes ao expressar seu ser libertava suas dores.



A alegria de Mandela mesmo preso, mas sabendo que seu povo estava nas ruas lutando por liberdade. A alegria de Gandhi ao ir dormir, depois de caminhar com milhões de pessoas em paz dizendo a verdade. A alegria de cientistas quando descobriram vacinas que salvaram a vida de milhões de pessoas. A alegria de Darwin quando descobriu a teoria da evolução ou de Einstein imaginando o espaço e o tempo para criar a teoria da relatividade. A alegria de Martha Luther King ao dizer "eu tenho um sonho" para milhões de pessoas sonharem e lutarem juntos. 



Essas alegrias não podem ser compradas, nem vendidas, nem substituídas por um carro ou uma casa nova. Elas não são passageiras enquanto lança um novo Iphone. Elas alimentam a alma e a consciência para sempre, fazendo com que siga sua jornada sem medo, visando multiplicar essas alegrias para as mentes e corações de outras pessoas. O nome dessa alegria que une todas elas é Educação em seu sentido mais amplo e vivo. 



Alguns vão desejar que nossos políticos vençam as eleições com corrupção. Outros vão desejar que fique com aquela mulher mesmo sem amor. Os mesmos de sempre que alcançam suas conquistas usando vários tipos de violências. Muitos desejam racismos ou que a pobreza e a fome façam parte das vidas dos outros para que poucos possam comer ou consumir sem limites. Esses desejos expressam " a ignorância é vizinha da maldade" como diz um provérbio milenar que Renato Russo publicou na capa de seu disco. 



A ignorância não é uma questão de educação apenas, nem de valores, mas de não se permitir viver outras experiências de vida que lhe ensinaram pelo corpo a aprender com a vida, outras lições e outras alegrias. Se permitir compartilhar a vida com os pobres, com quem sofre racismo e diversas outras violências, te ensinaria mais que ler livros ou um Doutorado. Te permitir dialogar com quem pensa a política de forma diferente como no Brasil entre Lulistas, Bolsonaristas e Moros te dá a alegria e não o ódio com que pensa diferente, encontrando caminhos comuns capazes de superar nossas pobrezas, violências e desigualdades. Melhor será pensar e viver muito além do que pensa Bolsonaro, Lula e Moro e compartilhar suas ideias e sonhos com outras pessoas. 




Essa liberdade de pensar de forma livre, abre milhares de caminhos para que cada dia a mais, você se torne único em sua jornada como foram Rousseau, Dostoiévski, Mandela, Gandhi e milhões de outras pessoas que escreveram a história com suas ideias e atitudes escrevendo livros, liderando a política, inovando na ciência, empreendendo novos negócios e tecnologias, desbravando os caminhos da espiritualidade, salvando pessoas pela medicina, sendo artistas e atletas que comemoramos juntos suas obras e alegrias, seus legados e impactos, suas vidas. 



Te desejo, agora e sempre, não apenas em 2022, que você desperte seu ser com toda coragem e amor para viver suas alegrias, novas experiências e desafios, compartilhando com a humanidade tua vida e sabedoria. De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário