Capítulo 1 ! Vamos fazer um grande acordo e colocar o Temer para estancar a Operação Lava Jato falou Sérgio Machado. Os Bobos da corte são personagens importantes de nossa história e alguns viram Reis da Monarquia Mafiosa Brasileira. Capítulo 2 ! Agora, Bolsonaro cai ou governa com o centrão e deixa a corrupção fluir. O sistema político precisa dela mais os bilhões do fundo eleitoral para manter o sistema sob controle sem política social nem Democracia. Mais do mesmo, incluindo os corruptos do PT, PMDB e outros que não largam o osso como o Coronel Ciro Gomes, seu oitavo partido e quarta candidatura. Um exemplo da corte e dos bobos. A opção Lula é um terceiro capítulo, repetido três vezes e meia, dessa série de uma longa história de 521 anos. Onde política social, educação, saúde, crédito e outros são privilégios de alguns quer seja burgos ou gangues partidárias às custas da exclusão da maioria! Observamos as reações a isso no Chile com o movimento pela educação e mudar a constituição, nos campos da Bolívia, e nos Estados Unidos como os movimentos Occupy Wall Street e vidas negras importam.
Agora, quarto capítulo da República de bananas, quem é o bobo da corte ideal para deixar a corrupção solta, operar as instituições e dinheiro público em benefício de seu partido e aliados, enganar os movimentos sociais e suas pautas de luta como fez em seus Governos ? Lula ! Ambos Lula e Bolsonaro governam com o Centrão em seus Governos.
A lógica da Máfia opera na ausência do Estado de direito com a política de bastidores visando perpetuar grupos e alianças. No Brasil as alianças entre PT, Centrão e Bolsonaros, celebram violências politicas , corrupção e rompimento das regras institucionais. Claro que esse processo histórico brasileiro não é exclusividade da Casa grande do PT e Oligarquias associadas a "marca" franquia esquerda, onde se compra votos e distribui feudos igual a Direita. Onde quadros sem história viram esquerda da noite para o dia, são eleitas pela onda passageira e compra de votos de preferência se forem parentes, ex casados e outras relações nada ideológicas. Claro, isso não é exclusividade de Lula, a onda Bolsonaro também elegeu muitos na onda e acho que pela quarta vez em nossa história, o Exército chega ao poder com um projeto nada democrático, mas o PMDB de Temer e o Centrão de Cunhas faz o mesmo, e as Oligarquias se perpetuam. Enquanto as raízes que geram a Democracia precisam ser semeadas escutando outras vozes para nascer a República de verdade e não Fakes Democracias Franksteins que assustam seus criadores com pesadelos reais.
Nossa juventude vive jogos vorazes sem perspectivas para seu presente e futuros. O estado brasileiro não deveria pertencer às corporações, aos partidos, às elites e às oligarquias mas ao cidadão comum educado, trabalhando com saúde e acesso a arte e lazer. Sim como em outras nações, devemos educar nosso povo a construir um país de baixo para cima e a fraternidade é mais importante que a liberdade e a igualdade. A fraternidade torna possível a liberdade e a igualdade. Aprender a lutar por seus direitos e não vender seu voto ! Isso não é utopia, nem nem jovens vivendo distopias, mas não será falsos líderes que mudaram o Brasil, da mesma forma que precisamos de empresários de verdade que inovam e não vivem do Estado e dos favores do Bancos públicos, de professores e cientistas que devem crescer em suas carreiras acadêmicas com pesquisas, não trocando privilégios entre amigos ou incentivando uma geração a depender de favores de donos de feudos, enfim de artistas e atletas que crescem pelo talento e oportunidades. A verdade é que todos esses brasileiros e são milhões estão por aí , sem oportunidades, sem a mesma chance, cercados de brutais desigualdades e violências no Brasil que principalmente o STF não tem regras claras e justas para o povo brasileiro.
Não existe uma nação que funcione sem leis é necessário instituições com regras para todos independente do discurso político vencedor. A crise econômica, política, social e ambiental no Brasil nunca teve fim e nem terá enquanto não respeitamos quem construiu suas casas, comunidades , famílias, e vidas de baixo para cima. A grande maioria contra todas as desigualdades e violências. Eles são os alicerces de uma nação, as vozes da Democracia capazes de gerar cidadania e riquezas.
A diversidade de direitas e esquerdas brasileiras cercadas por uma sociedade desigual e violenta produz muitos egos e poucas razões. Sim porque um projeto de sociedade, inclui o que pensa diferente e esse diálogo quando verdadeiro gera consensos que podem ser maiores que nossas tragédias diárias. Numa balança que faltam liberais e sobra socialistas, pouco importa os delírios dos políticos e quem paga a conta que os mantém no poder.
Quantos anos faltam para a gente mudar o Brasil ? 2022 ! Será que um corrupto é mais poderoso que mil homens ou será que não conseguimos enxergar a nossa riqueza ambiental e alimentar, o tamanho de nosso mercado, as capacidades e inovações de nosso povo, o potencial de nossa cidadania vencer o crime, desigualdades e violências ! Tenho convicção que o melhor de nosso povo é conquistar oportunidades e mudar essa nação, essa é a nossa história! O medo e os fantasmas que carregamos são frutos de líderes sem causas que usam o Estado para enriquecer e projetos de poder dos amigos sem amor ao Brasil de todos e todas.
O mundo caminha para o fortalecimento das liberdades individuais e da social-democracia. As virtudes e os limites do livre mercado apresentam vários caminhos para reduzir a pobreza e as desigualdades, e a tecnologia também pode ser usada para fins sociais, assim como nossa energia solar em forma de uma renda mínima solar. É necessário enfrentar os privilégios das nobrezas e oligarquias políticas, taxar as grandes fortunas, enfrentar a corrupção, fortalecer a lei e nossas instituições, construir mais creches para primeira infância e escolas de qualidade, zerar a fome, apoiar pequenas empresas e cooperativas de jovens que atuem em suas cidades em setores que gerem seus mercados, por exemplo urbanizando comunidades pobres com habitação e bons serviços, tornar o acesso a crédito mais amplo e competitivo com fintechs, são caminhos que libertam os brasileiros dos políticos corruptos . Hoje temos 2022 caminhos para fazer isso. Agora! Acredite! Crie seu movimento político, expresse suas vozes e políticas públicas.
Riqueza sem justiça social gera violências e dogmas . Vivemos sem tratar as questões essenciais do Brasil, presos entre utopias e distopias sem presentes, geramos o caos moral sem nenhum valor assegurado, onde dogmas, milícias e religiosos vivem uma guerra cultural contra os diversos diferentes. Vivemos entre mundos abertos dialogando com outros países e fechados em nossas mentes, mas continuamos em movimento e expansão. O Brasil é um dos maiores exemplos disso no mundo e sua super diversidade humana e ambiental.
Ver a liberdade do outro nos agride como brasileiros ? Ou medo como crianças malvadas. O Brasil busca hoje separar pessoas e controlar pensamentos, mais fácil é educar nossas capacidades críticas e criativas para se libertarem de poderes podres e enferrujados. No Brasil o medo se une a intolerância e conservadorismo visando restaurar a ordem mesmo que pela força, ditadura e armas. Buscam criar falsas autoridades impostas sem Democracia para garantir a ordem. No Brasil a ideia de ordem é maior que a lei e deve ser imposta pelo senhor da Casa Grande. O Brasil continua preso e escravizado há 522 anos. Nós continuamos escravos econômicos e políticos, onde o contrato social não vale nada, nem a Constituição, e a política é descartável. A saúde da Democracia depende dos limites impostos pela Lei. Mas infelizmente no Brasil nossos políticos e partidos foram forjados em regimes onde se tornam Reis e Ditadores às custas das vidas de milhões de brasileiros. Cada um de nós temos que aprender o propósito do poder, e fazer a nossa parte em 2022! Ate quando esperar ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário